ANN - Assistência a Nível Nacional

Assistência a Nível Nacional - Serviço prestado em nada corresponde à realidade

Antonio Loureiro Pinto
Antonio Pinto apresentou a reclamação
4 de março 2019

Venho por este meio informar dia 02 de Março de 2019, desloquei me as instalações da ANN para apresentar reclamação e pedir devolução total do montante dos serviços que me foram cobrados no dia 27 de Fevereiro de 2019.

Esta reclamação e pedido de devolução tem por base 3 fundamentos (o terceiro sendo o mais grave de todos) seguintes :

1- A quando da minha chamada telefónica (dia 06 de Março de 2019) para os serviços BricoTec24 para reparação de um forno da marca Siemens, o que me foi comunicado foi que os serviços tinha um custo de 80,00 € (não me falaram em IVA incluído ou não, mas vamos partindo do principio que eu fui informado...).
Nesses 80,00 € de serviço estaria incluído 40,00 € de despesa de deslocação e 40,00 € para 1 hora de mão obra para reparação do forno avariado . (mais uma vez nada de referencia relativo a IVA), e foi me comunicado que o montante poderia aumentar consoante o valor das peças a aplicar.
Dei então o meu acordo para agendar dia e data de passagem para reparação no local do forno com avaria.

A BrictoTec 24 sendo a empresa a qual liguei , e a ANN, sendo a empresa que se deslocou ao local (nada disso é indicado ao cliente)

No dia 27 Fevereiro de 2019 aquando a visita dos técnicos da ANN, e infelizmente eu não estando no local mas sim uma pessoa intermediaria, o que foi feito foi uma verificação e não reparação (ao contrario do que me foi indicado por telefone) e onde foi comunicado que os 40,00 euros relativos a mão de obra seriam depois devolvidos na reparação, isto só foi indicado após "conclusão" dos trabalhos (sendo uma pratica comercial duvidosa e tornando o cliente refém a empresa sem o seu conhecimento e consentimento antes da deslocação).
E foi então depois apresentada a "factura" agora já com IVA de um montante total de 98,40 € que infelizmente a pessoa no local pagou sem ter noção do que me tinha sido transmitido a mim.

Isto não corresponde em nada do que me foi comunicado pela BricoTec24.

2- O orçamento de reparação que me foi enviado relativo a reparação recebido por email dia 28 de Fevereiro de 2019 indica que os custo de reparação do artigo teriam um custo 200,74 € para alem do que já foi pago na "orçamentação". (98,40 €)
Nesse orçamento antes de o montante total (133,20 € + 70,00 €) foi subtraído o montante de 40,00 € antes do calculo montante total com IVA, o problema sendo que os 40,00 € apresentados agora como sendo um desconto relativo a primeira visita não inclui IVA, isto quando foi pago IVA sobre o mesmo
Sendo isto Ilegal , pois estão a cobrar IVA novamente sobre um montante no qual já foi pago IVA (pois está bem dividido na Nota 11575 entregue pela empresa e é efectivamente aplicado IVA e pago sobre esse montante.)
sendo que o calculo correto seria : ( 133,20 + 70,00) X1,23) = 219,30 € do quais tem de ser subtraído o montante com IVA já pago (40,00 X1,23) = 49,20
Montante total da reparação : 170,10 €

Sendo ilegal cobrar duas vezes o montante do IVA pelo mesmo serviço já pago !!!

(Após resposta da empresa ANN sobre esse efeito, o que me foi dito é que esse "desconto" (deixou de ser devolução de mão obra por milagre...) era um "mimo" feito ao cliente...
Sendo ridículo pois um desconto é feito sobre algo que tem de ser pago , e não uma devolução de algo que já foi pago.

Para alem do mais segundo a própria ANN em contacto telefónico que efectuou comigo (após apresentação da minha reclamação por email) só a resistência inferior estaria avariada (o que foi confirmado ser errado) mas mesmo assim orçamentou para as resistências inferiores e superiores indicando que estavam em mau estado e valia melhor tocar igualmente (o que foi confirmado ser errado e nem sequer ser a causa do problema).
Nada disso vem referenciado na orçamentação final, não deixando duvidas ao cliente que tem de trocas tudo... .

3- Após ter recebido o ultimo orçamento, no dia 01 de Março de 2019 visto o montante total de reparação não ser viável (para alem do que já tinha sido pago a empresa) pedi a um colega que trabalha na área que me desse uma vista de olhos no mesmo artigo com avaria, onde o mesmo após desmontar o mesmo referiu logo de inicio que o problema não era das resistências conforme foi diagnosticado na orçamentação mas sim o "temporizador" que apresentava manchas de queimadura e ferrugem na parte das queimaduras. (indicado que ouve humidade causando a peça queimar.) (Fotos da desmontagem do forno e o "temporizador" foi mostrado na loja onde marcas de queimaduras são bem visíveis !!!)

Teimando com o meu colega que segundo os técnicos da empresa o problema vinha das resistências conforme explicito na nota n° 11575, procedeu a desmontagem do forno todo, e desmontou as resistências, fazendo uma ligação directa as 3 resistências individualmente (Duas na parte superior que são individuais na ligação e uma na parte inferior) todas elas funcionaram devidamente (Aquecendo e tornando se vermelhas com o calor produzido) não deitando a luz abaixo sendo o problema reportado que iniciou o pedido de reparação da minha parte.

Indo mais longe voltou a montar o artigo todo, ligou o disjuntor do forno e desligou as luzes todas da casa deixando a parte do "temporizador" visível a olho nu, ligou o forno que deitou a luz abaixo (conforme fazia anteriormente) e onde vê se nitidamente o clarão (choque eléctrico ) na peça indicada por ele antes de deitar o disjuntor geral da luz abaixo, demonstrando assim que o problema vinha mesmo daquela peça e estava visível desde o inicio através das marcas de queimaduras deixadas pelo curto circuito .... )

Isto tudo somado deixa a interpretação seguinte que tem como único objectivo :
Desde o contacto telefónico, a primeira visita (verificação) bem como a orçamentação final , não passa de uma encenação com o objectivo de tornar os custos de reparação insuportáveis e deixando o cliente com uma única solução, a compra de um novo artigo que fica mais em conta (preço inferior ao custo de reparação (fora o dinheiro já pago pela "verificação inicial") e na garantia) isto sabendo que têm loja própria de venda desses artigos que torna o caso ainda mais duvidoso, e caso não opte por comprar ou reparar na loja, a empresa já facturou com a "verificação inicial" na primeira visita ... .

A comunicação foi enganosa, o parecer dos técnicos da empresa foi errado, o calculo do custo de reparação (mesmo partindo do principio que o problema era as resistências conforme indicado pelos vossos técnicos) foi feita de maneira errada, tudo isso acima indicado leva me a apresentar esta reclamação.

Tudo isto foi demonstrado e indicado ao operador da loja ANN no dia 02 de Março de 2019 as 9h45.
Foi mostrado fotos bem como peças avariadas, "nota 11575" e "orçamento "final" e encontram se em minha posse.

(Resposta que obtive da ANN após enviar o email com parecer da real avaria : foi que "o serviço em causa foi efectuado de acordo com os mais altos critérios de qualidade" recusando qualquer parte de responsabilidade e qualquer entendimento com o cliente )

Esta afirmação só tem um único problema é que nem sequer acertaram na avaria tornando esses critérios de qualidade muito duvidosos !!!

Cumprimentos.

Data de ocorrência: 4 de março 2019
Antonio Loureiro Pinto
Antonio Pinto avaliou a marca
28 de março 2019

A marca simplesmente resolveu a situação devolvendo metade do valor pago por mim , pedindo para retirar (marcar como resolvido) reclamação no portal da queixa, reclamação no google e não reclamar no livro de reclamações , mas para tal tive de me deslocar duas vezes há loja, coisa pela qual acabaram por cobrar (metade do valor que ficou justificaram com a deslocação a minha casa para o "serviço"), não querendo alongar mais o problema e ir mais longe acabei por aceitar a oferta.