7.0
Asus Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda

ASUS - Reparação ao abrigo da garantia recusada

Hugo Rocha
Hugo Rocha apresentou a reclamação
13 de setembro 2022 (editada a 13 de setembro 2022)
Levei o meu portátil ASUS à loja Globaldata para pedir orçamento para reparação de um portátil ASUS modelo GX701GWR que me custou 3000 euros e que tinha atualmente 3 anos e uns dias desde a data de compra. Pensei que a garantia já tinha terminado, mas na Globaldata foram verificar no site da ASUS pelo numero de serie do equipamento e constatou-se que o mesmo ainda estava em garantia pelo fabricante até 2023-10-01, conforme imagens em anexo. Inclusivamente a Globaldata quis confirmar diretamente com o centro de reparação da ASUS para poder abrir o RMA em garantia e foi dado resposta positiva, conforme captura de email em anexo. Existem dois tipos de garantia: a normal pela data de compra que de acordo com a lei portuguesa até 2022 era de 2 anos e também existe a garantia dada pelo próprio fabricante que pode ser superior: 3, 5, 10 anos. Como era aqui o caso e o cliente fica com a garantia que seja mais longa. Depois de aberto o RMA em garantia pela Globaldata, no dia seguinte recebi um telefonema da ASUS a dar nota que havia um erro no sistema deles, que pediam muita desculpa, mas que a garantia do fabricante também já tinha terminado e que já tinham corrigido a base de dados. Mas isto é possivel? Já vale tudo para não darem garantia a um cliente? Deve ser porque a reparação de um simples teclado custa 300 euros, o preço de um portátil novo de gama de entrada. Não dá para acreditar nesta situação.
Nunca pensei que uma empresa como a ASUS, com um nome e reputação, podia fazer esta burla, "corrigindo" a garantia de fabrico no site para mudar o periodo de garantia e assim não reparar um teclado avariado.
Só posso chamar a ASUS de burlões porque isto é uma autêntica burla. Agora já podem adulterar garantias?
Data de ocorrência: 13 de setembro 2022