7.0

ASUS - Rma monitor

Carlos Roberto Fernandes Augusto Coke
Carlos Coke apresentou a reclamação
16 de março 2023
Venho pelo presente obter esclarecimentos sobre a troca de um monitor, ainda dentro do período legal de garantia, pelo aparecimento de um ponto preto no ecrã do tamanho de um pixel.
O monitor original foi comprado novo no dia 9/4/2021 na Loja Prinfor do Porto (Estrada da Circunvalação, n.º 8130). É da marca Asus, do tipo LCD, modelo PA278CV, número de série M1LMQS000286.
O primeiro contacto encetado com o callcenter da marca, foi iniciado a 2/3/2023 e na descrição do problema eu mencionei a data da compra (9/4/2023) e o problema: um pixel morto no ecrã. Perguntei também se teria direito á reparação ou substituição do mesmo e onde me deveria dirigir.
Depois das garantias exigidas pelo callcenter, prova de compra, fotografia do monitor e ecrã, foi iniciado o procedimento de RMA pelo agente Sr. Jorge T. que na descrição técnica do problema considerou, e passo a citar ”Monitor apresenta pixéis queimados”. Foi-me dado o número de caso E23030005228.
No dia 3/3/2023º o Sr. Jorge T. enviou-me um email a avisar que o monitor iria ser recolhido por uma empresa de transporte e o com informações relativas aos cuidados a ter no embalamento do mesmo.
No dia 5/3/2023 fui contactado pela Sra. Ana Oliveira, na qualidade de supervisora de atendimento a clientes da empresa do grupo Decsis, para agendar a recolha do equipamento de acordo com as condições previstas no “documento de instruções embalagem” anexado em formato pdf . No corpo do email foram abordados os termos e condições do levantamento.
No dia 6/3/2023, foi recolhido o equipamento pela transportadora Nacex, em conformidade com o solicitado.
No dia 8/3/2023, recebi um email da Asus support (servicecenter_emea”asus.cm) com informações sobre o meu número de caso (E23030017466-0001) e outras informações, designadamente que receberam o meu, que estão analisá-lo e o tempo de resposta (prazo máximo de 48 horas, contabilizadas em dias úteis).
Ainda no mesmo dia 8/3/2023 recebo pelas 15h30 recebo das mãos do estafeta da Nacex um monitor do mesmo modelo, numa embalagem descaracterizada, uma vez que era diferente da caixote original, mas com fortes indícios de ser recondicionado, uma vez que não vinha embalado com as proteções originais, trouxe um formulário de garantia em várias línguas com etiquetas autocolante referenciando um número de série diferente. Vieram também 2 fotocópias com referências à Amazon, datadas de 2/11/2022, e com o assunto: “Return Mailing” “Return Authorization Label” e um código de barras.
Ainda no dia 8/3/2023, contactei via email a Asus perguntando se o monitor era novo ou recondicionado, qual o período de garantia e como faço para acionar a nova garantia. Questionei também o numero de série das etiquetas autocolantes do “Formulário de informações da garantia Asus”. Adiantei também que já havia procurado informações sobre a nova garantia no site da Asus, usando o novo S/N e que a nova garantia estendia-se até 8/4/2024.
No dia 9/3/2023 a Asus respondeu-me e passo a citar: “relativamente ao monitor, é um dispositivo reacondicionado, a garantia já está activa, o mesmo tem garantia até 2024/04/08 e ao ser um outro monitor o número de séria que corresponde ao mesmo terá de ser diferente, cada dispositivo tem um S/N diferente”. Nada que já não soubesse…
No dia 9/3/2023 contactei a Asus, dando resposta ao último email recebido, agradeci a prontidão do serviço prestado e pedi o relatório do problema detetado, para compreender se o problema foi um ponto brilhante ou um dot escuro. De acordo com a “Política de garantia dos monitores LCD da Asus”, da “Tabela de garantia de pontos escuros/brilhantes do monitor LCD Asus, nos modelos série PA, após 36 meses da compra existe tolerância 0 (zero) para os pontos brilhantes e 5 (cinco) para os dotes escuros.
No dia 10/3/2023 disseram-me por email que o problema/sintoma foi, e passo a citar: ”LCD screen has color spots”. Foi-me também solicitado noutro email do mesmo dia o “Inquérito da Experiência Obtido com o Serviço Global Asus”, a qual anda não respondi.
No dia 11/3/2023 questionei se problema detetado tem origem num “ponto brilhante” ou num “dot escuro”. E no dia 13/3/2023 a Sra Catia_S em nome da “ASUS Portugal TSD” respondeu-me, e passo a citar: “Vendo o que nos pergunta, informamos que esta especificação é uma opção predefinida da ASUS, para equipamento que tem pontos, linhas, pixels mortos e otro tipo de anomalias semelhantes no ecrã, obrigada.”

No final do processo fiquei com bastantes dúvidas e obviamente que me senti lesado, visto que comprei novo, apareceu defeito no período de garantia, e recebi recondicionado.
Ora se por um lado, o problema que surgiu no meu monitor foi um único dot escuro, de acordo com a “Política de garantia dos monitores LCD da Asus”, não deveria ter havido troca, pois de acordo com a “Tabela de garantia de pontos escuros/brilhantes do monitor LCD Asus, nos modelos série PA, após 36 meses da compra a tolerância prevista para o artigo ser considerado defeituoso e, portanto, não passível de ser trocado é de 5 (cinco) dotes escuros.
Por outro lado, se o problema que surgiu no meu monitor foi um ponto brilhante, a troca deveria contemplar um monitor novo ao invés de um monitor recondicionado, uma vez que comprei novo. Ou não será assim?
Outra resolução que não entendi está relacionada com o período de garantia. Não compreendo porque razão o período da garantia é tão curto, uma vez que de acordo o DL n.º 84/2021, de 21 de outubro, os monitores recondicionados têm uma garantia de 3 anos.
Data de ocorrência: 2 de março 2023
Carlos Roberto Fernandes Augusto Coke
Carlos Coke avaliou a marca
31 de março 2023

A politica de garantias está desfasada da legislação portuguesa. No meu caso tenho direito a mais 2 anos ao invés de 1 ano e 9 dias, que a Asus prevê . Esperava mais, de um grande grupo económico. .