ATLAS – Cooperativa Cultural
  • Largo do Dr. Tito Fontes, 119 - 4.º
    4000 - 538 Porto
  • atlascoop.dfp@gmail.com

ATLAS - Pagamento (ou falta dele)

Ana Soares
Ana Soares apresentou a reclamação
21 de setembro 2017

A minha ligação com a ATLAS teve início a Maio de 2015 e terminou no passado dia 31 de Julho.

No meu último dia de trabalho, fui informada pelo Presidente da ATLAS - Dr. Manuel Solla, que apenas me irião fazer o pagamento de metade do salário e metade do subsídio de férias, devido a dificuldades no netbanco (uma taxa de 4€ cobrada pelo banco, levaria a Cooperarita à falência). Nesse mesmo dia, foi-me negada a entrega da folha da Segurança Social que dava direito ao Subsídio de Desemprego, sem qualquer justificação.

No dia 1 de Agosto a ATLAS entrava de férias (encerra o mês todo de Agosto) e eu já tinha viagem de avião marcada da parte da tarde. No entanto, foram trabalhar nesse dia e eu desloquei-me à ATLAS de propósito para ir buscar a folha da Segurança Social. Fui informada pelo Dr. Manuel Solla que o próprio estava com dúvidas sobre o contrato e tinha remetido o assunto para o advogado. Ao questioná-lo sobre as dúvidas que tinha, o mesmo recusou-se a falar.

No dia 2 a Atlas pagou-me 534 euros (metade do ordenado e metade do subsídio de férias).

A meio de Agosto reuni-me com o advogado da ATLAS. Não chegamos bem a perceber o porquê da reunião visto a situação poder ter sido resolvida no dia 31 de Julho. Foi tudo uma perda de tempo, organizada pelo Dr. Solla, e assim prejudicar-me na atribuição do Apoio Social nesse presente mês.

No dia 17, a ATLAS pagou-me 362 euros. Estando em falta, 1111 euros.

No início de Setembro voltei a contactar o advogado pois continuava a aguardar a folha da Segurança Social. No dia 5 de Setembro, obtive finalmente a folha, datada do dia 4 de Setembro, pelas 17h e pouco.

Nesse mesmo dia, questionei em relação aos pagamentos em falta e a Dra. Teresa Rodrigues informou-me que estava à espera da aprovação do Dr. Manuel Solla para fazer a transferência.

O tempo foi passando e o dinheiro não entrou. Contactei o advogado da ATLAS a solicitar que falasse com eles. Informaram o advogado que irião pagar no dia 11 e nada! Voltei a insistir com o advogado e passou para o dia 18 e nada!

Após muita insistência minha e do advogado, no dia 20 recebi duas transferências no valor de 174,00€, estando a aguardar que me paguem o restante valor, cerca de 763 euros.

É lamentável que uma pessoa tenha de andar a pedinchar o que é seu por direito principalmente sabendo eles que é meu intuito emigrar!

É triste que se tenha de pressionar várias vezes para fazerem o pagamento e andarmos a receber assim aos poucos, depois de nos sentirmos gozados.

A ATLAS tinha tudo para dar certo mas quando Cooperativas deste género são geridas por pessoas pouco profissionais e de mau carácter tem tudo para dar errado!

Não se deixem enganar pela simpatia do primeiro contacto pois o historial de problemas relacionados com formadores e ex funcionários já é longo!

Data de ocorrência: 21 de setembro 2017