45.1
AUDATEX PORTUGAL, S.A.
  • Edifício Infante, Av. D. João II Nº35 10ºC
    Lisboa
  • comercial@audatex.pt

Audatex - Compra de um veículo sem realizar a transferencia de propriedade

Ana Lúcia Pinto Rodrigues
Ana Rodrigues apresentou a reclamação
8 de dezembro 2015

No dia 11 de março de 2015 tive um acidente de viação. Não sendo eu a culpada e, tendo o veículo sido dado como perda total, foi-me proposto uma indeminização que envolvia a venda do salvado à empresa Auto Online Portugal.
No final de março contactei a referida empresa (que aparece referenciada como Audatex) que me informou que não tinham serviços presenciais e tudo seria tratado por email e correios.
Pediram-me diversos documentos, entre eles uma autorização de levantamento do veículo do stand onde estava, um impresso do IMT já preenchido para um possível cancelamento da matrícula e um documento do registo automóvel para transferência de propriedade.
Todos os documentos foram entregues e, no dia 30 de abril, recebo um email da empresa a acusar a boa receção de todos os documentos pedidos.
No dia 13 de maio recebo, por transferência bancária, o pagamento referente à venda do veículo.
No dia 1 de junho contactei a Audatex, uma vez que recebi das Finanças um documento para pagar o Imposto de Circulação do veículo vendido. A Audatex respondeu-me que a empresa adquirente tinha legalmente 60 dias para regularizar a situação. Pediu-me os dados e pagou o referido imposto.
No dia 20 de agosto volto a contactar a empresa uma vez que o veículo continua como minha propriedade e os 60 dias para regularizar a situação já tinham passado há mais de 30. A Audatex responde-me no mesmo dia com um encaminhamento de um email para uma empresa de Braga ( AVB auto) pedindo-lhes o comprovativo da transferência do veículo.
No dia 28 de setembro volto a contactar a Audatex uma vez que a situação se mantém: 4 meses e meio após a venda, a transferência de propriedade ainda não foi realizada. A Audatex responde-me no dia seguinte dizendo que a situação irá ficar regularizada até novembro.
No dia 22 de outubro realizo novo contacto com o mesmo propósito. No dia 27 de outubro a Audatex responde-me perguntando como está a situação ao que eu respondi no mesmo dia que está tudo na mesma.
No dia 12 de novembro entro novamente em contacto com a Audatex referindo que tudo se encontra na mesma e que expus o caso à DECO.
No dia 3 de dezembro realizo um novo contacto com a Audatex relembrando que, em setembro, asseguraram-me que a situação estaria resolvida até novembro e, estando já em dezembro, o problema mantém-se: o veículo continua como minha propriedade. A Audatex foi ainda informada que, por sugestão da DECO, o caso seria exposto ao IMT. Questionei também a empresa em relação à localização da viatura, ao estado da mesma e o que queriam com ela ( se recuperação ou aproveitamento de peças) e a empresa nada respondeu.
Todas estas comunicações foram realizadas por escrito tendo eu a cópia dos emails recebidos e enviados.
O veículo foi vendido há quase 7 meses, a transferência de propriedade nunca foi feita e desde 27 de outubro que a Audatex não responde a qualquer das minhas comunicações.

Data de ocorrência: 8 de dezembro 2015
Solera Portugal
19 de abril 2016
A situação relativa à transferência de propriedade da viatura, foi resolvida em 19/01/2016, tendo o reclamante sido informado na mesma data.