12.4

Audax Energia - Aumento de 250%, alteraram-me a morada sem justificação

Pedro Miguel Batista Godinho
Pedro Godinho apresentou a reclamação
18 de maio 2022
Aumento de 250%, alteraram-me a morada sem justificação, alteraram o tarifário sem informação, ameaças por email, não respondem ás incidências criadas directamente no portal da marca, facturação enviada com contagens falsas.

A situação já se anda a arrastar há meses e não existe qualquer feedback, justificação comprovada da parte da marca.

Para começar no dia 28 de Janeiro recebi um email a alertar que tinha um aviso de corte a expirar, efectuei o pagamento na hora mas até aquele dia não tinha recebido qualquer factura para pagamento, recebi a correspondência no dia 3 de Fevereiro com a factura,
Informei-os por email que só tinha recebido a fatura nesse dia e responderam-me "Informamos que ocorreu um atraso na entrega por parte dos CTT. Informamos que pagamento já se encontra contabilizado."
Verifiquei que tinham trocado a localidade da minha morada de Custóias, Matosinhos para Custóias, vila nova de Foz Coa (talvez por isso os correios se tenham atrasado).

Problema resolvido, pensei eu erradamente.

No dia 18 de Março, novamente atrasada recebo nova fatura com morada errada e com a tarifa de eletricidade duplicada e em alguns casos a triplicar o valor.
Enviei email à Audax no mesmo dia, respoderam a indicar que criram duas incidências, uma para a morada n.º 263907 e outra para "analise e tratamento" n.º 263908.
Dia 23 disseram que alteram a morada mas acerca da "analise e tratamento" não tive resposta.

No dia 30 de Março enviei email a pedir visita do comercial para alteração do titular de contrato pois passei o estabelecimento, desta vez responderam rápido.
Estou a dar esta informação pois desliguei a luz no quadro no dia 22 de Março e só voltei a ligar no dia 7 de Abril aquando da visita do representante da Audax (tenho as mensagens da prosegur a indicar bateria baixa no dia 22 e falta de energia dia 7 quando o represente da audax foi embora e voltei a desligar a luz), no entanto segundo a faturas nunca parou o consumo.

Dia 7 de Abril alterou-se o titular.

No dia 24 de Abril, deram resposta ao "analise e tratamento" e por a resposta ser um contra senso vou transcrever a parte inicial:
Estimado cliente,

"Informamos que foi encerrada a incidência nº 263908.

Após análise da situação exposta, em que nos indica que a localidade na morada de faturação não se encontra correta, desde já lamentamos.

Mais informamos que procedemos à correção para a localidade correta “CUSTÓIAS”.

Relativamente aos valores faturados nas últimas faturas, compete nos informar que o contrato com a tarifa fixa terminou a 31.01.2022.

Enviamos a carta de renovação no dia 27.12.2022, de acordo com as cláusulas 2.5 e 2.7 anexas as condições económicas, enviada, via CTT, correio normal, para a morada de faturação, porém, a mesma não foi devolvida, na carta indicamos 20 dias para se opor a renovação automática, contudo, não recebemos qualquer comunicação, pelo que foram consideradas aceites as novas condições e iniciamos a faturação com a tarifa indexada (variável)."

Conclusão: primeiro dizem-me que finalmente colocaram a morada (pena só o terem feito depois de finalizar o contrato) e de seguida dizem que enviaram correio normal ctt.
Pedi-lhes comprovativo de envio, visto que supostamente enviaram em correio normal (e para a morada errada), não têm nenhum comprovativo, também não se lembraram de enviar email, pois não existe nenhum a informar nada.
Enviaram-me em anexo neste mesmo email uma 2ª via para eu ler mas nesta data já nem cliente sou, não preciso agora da 2ª via.

A resposta que recebi foi uma ameaça no dia 3 de Maio e passo a transcrever:

"Por meio da presente, a Audax Energia vem requerer que se proceda ao pagamento do valor acima indicado, no prazo máximo e irrevogável de 5 dias.
Informamos que na ausência de pagamento da(s) fatura(s) indicadas nesta carta, o saldo em divida será reclamado pelas vias Judiciais e, em conformidade com a Lei serão cobrados juros de mora e custas judiciais."

Paguei a fatura na hora, sinceramente já a pensar pago, acaba tudo e tenho paz, passei o estabelecimento para fazer tratamentos médicos e por causa da Audax a ansiedade e nervos estavam em niveis máximos.

No dia 5 responderam ao email anterior como se nada fosse, como se não tivessem enviado nenhuma ameaça a dizer que criaram nova incidência para o comprovativo de envio. (só vi este email no dia 10),
ao ler o email tive um pressentimento e fui à pagina da audax e vi uma factura nova com mais um valor absurdo ainda maior que o anteior e eu tinha estado alguns dias fechado com o quadro desligado.
Fui ao estabelicimento perguntar se tinha recebido correspondência e nada, pedi para tirar fotos ao contador e enviei email à marca a indicar que o valores que eles tinham para o final de Março eram mais altos que os valores do próprio dia e enviei a descrição dos valores e as fotos a comprovar.

Ainda não obtive qualquer resposta e ontem recebi mais outra factura dos 7 dias que o contador esteve desligado mas para a AUDAX o "contador nunca funcionou tão bem", anda muito rápido quando está desligado.

Conclusão, agora tenho duas facturas por pagar com contagens e valores inventados pela audax pois os valores que indicam para o dia 7 de Abril ainda não foram atingidos e estamos a 18 de Maio. e a ultima factura foi paga com tarifas ilegais, ás quais eu não fui informado.
Data de ocorrência: 17 de maio 2022
Estimado Cliente,

Recebemos o seu contacto, referente à reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 75298622, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Estimada Audax,
Fico a aguardar uma solução.
Cumprimentos
1 de junho 2022
Estimado Cliente,

Recebemos o seu contacto, sobre a reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 75298622, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que por e-mail foram prestados os devidos esclarecimentos.

Para qualquer dúvida, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas questões:

1 de junho 2022
Boa Tarde,

Relativamente a toda a reclamação apresentada no Portal da Queixa nº 75298622, a AUDAX após uma analise de 15 dias apenas consegue concluir que enviaram uma carta em correio normal e que não a receberam de volta, essa é a analise cuidada que afirmam ter feito?
Eu não sou o responsável pelas entregas dos correios, apenas os CTT lhe podem esclarecer o porquê de eu não ter recebido nada (terá sido porque colocaram a morada errada?), também não recebi nenhum comprovativo da parte da AUDAX em como me informaram em tempo útil.
Relativamente ás contagens do contador não disseram nada, como tal vou anexar aqui um pdf com as mesmas fotografias que vos enviei por email a comprovar que as vossas contagens de contador estão erradas e passo também a transcreve-las:
contagens reias fotografadas por mim no dia 10 de Maio:
Vazio: 29715 Ponta: 9255 Cheia: 34930 Total: 73901 Hora: 09:58 Data: 22.05.10

Contagens faturadas pela Audax:
Vazio: 29708 Ponta: 9377 Cheia: 34954 Estimada pela Audax em 29/03/2022
Vazio: 29784 Ponta: 9292 Cheia: 35064 Real segundo a Audax em 08/04/2022
Não me deram nenhuma resposta em relação a isto.
Relembro também os valores que já foram pagos excessivamente na fatura anterior, em Fevereiro as contagens estimadas da Audax foram:
Vazio: 29442 Ponta: 9274 Cheia: 34676 Estimada pela Audax em 28/02/2022.

Conclusão: Aguardo entrega do comprovativo de entrega de correspondência e uma explicação acerca das contagens erradas com respetivo acerto na faturas.
Até ao momento conseguiram alterar o endereço para a morada original do contrato, toda esta confusão é originada porque em determinado momento a AUDAX alterou a morada original sem justificação ou pedido da minha parte.

Atentamente,
2 de junho 2022

2 de junho 2022

3 de junho 2022
Vamos começar pela carta cuja resposta vossa foi...
"Conforme indicado anteriormente, informamos que a carta, foi enviada através de correio normal com o n.º de identificador 21-12-16-000207-00086, a mesma não foi devolvida pelos CTT."

Conclusão: Dois erros da parte da AUDAX, enviaram para a morada errada e em correio normal sem comprovativo.
O principal é que enviaram para a localidade errada, código postal errado, eu não recebi nada. se o vosso identificador indica a morada de envio podem confirmar o código postal.
Não me enviaram nenhum comprovativo de entrega.
Como tal não podem afirmar que fui informado. Aliás recordo que abri reclamação por email no dia 18 de Março e só me deram resposta no dia 10 de Maio, este atraso também é da responsabilidade da AUDAX e assumido no email quando dizem e passo a transcrever...
"Lamentamos a demora na resposta e os transtornos causados."
Os transtornos causados é que estiveram a cobrar o dobro pela electricidade consumida sem que mais uma vez eu fosse informado.
Aqui pelo menos respondem em tempos aceitáveis.

Quanto à contagem do contador não me deram explicação e aumentaram o valor a faturar?? não consegui perceber como chegaram a essa conclusão visto que não explicam, apenas colocaram datas e valores faturados e as fotos que vos enviei indicam que os valores totais em Maio eram mais baixos que os valores que me indicados para faturar em Março e Abril.

Resposta da AUDAX...
"Informamos que foi encerrada a incidência nº 269913.

No seguimento da situação exposta, em que nos solicitam esclarecimentos sobre faturação, compete-nos informar que a Audax, enquanto comercializadora de energia, emite a faturação de acordo com o ORD (Operador de Rede de Distribuição).

No seguimento da sua comunicação, procedemos com um pedido de esclarecimentos ao Operador de Rede de Distribuição (ORD) de forma a verificar os leituras/consumos faturados.

Neste sentido, foram anuladas as faturas emitidas anteriormente, com a emissão de uma nota de crédito do mesmo montante, sendo que, também foram emitidas as faturas de substituição, resultando na emissão dos seguintes documentos:

Período de faturação Valor do Documento Tipo de Documento
01-03-2022 a 29-03-2022 376,12 Fatura de substituição
01-03-2022 a 29-03-2022 -344,33 Nota de crédito
30-01-2022 a 28-02-2022 300,40 Fatura de substituição
30-01-2022 a 28-02-2022 -309,77 Nota de crédito
30-12-2021 a 29-01-2022 129,45 Fatura de substituição
30-12-2021 a 29-01-2022 -153,50 Nota de crédito"

Eu enviei fotografias do contador com data e hora de Maio, apenas a AUDAX pode interceder junto do tal ORD (Operador de Rede de Distribuição) e comunicar o erro (comprovado com as fotos), a ORD pode ir ao local confirmar.
Que resposta deu essa ORD em relação ás diferenças de valores do contador? não me disseram nada.

O que retiro deste gráfico é que devido à AUDAX ter enviado uma carta para a morada errada, por a AUDAX ter demorado dois meses a responder a um email e por a AUDAX me ter AMEAÇADO por email, eu paguei o dobro do que devia e o que já paguei, é mais do que suficiente para o tempo que faltou até ao fim de contrato visto que as contagens estão super inflacionadas.

Fico a aguardar uma análise mais cuidada da vossa parte.

Fico a aguardar.
17 de junho 2022
Continuo a aguardar a conclusão da vossa análise.
20 de junho 2022

21 de junho 2022
Boa Tarde,
Obrigado, fico a aguardar.
27 de junho 2022

Informamos que por e-mail foram prestados os devidos esclarecimentos.

Tel: 211 205 758 (Chamada para a rede fixa nacional)

12 de julho 2022
Boa Tarde,
Continuo a aguardar a recepção da correspondência que dizem ter enviado com as correções de tarifa e facturação.

Por favor confirmem se enviaram para a morada correta.
Pedro Godinho

São de uma desonestidade inacreditável. a ERSE devia fechar esta chafarica.