Automóveis - Marcas

Audi - Avaria e-tron 55 quattro

Jorge Martinho Gonçalo
Jorge Gonçalo apresentou a reclamação
2 de agosto 2022
Venho por este meio expor o meu total desagrado com o serviço de apoio a cliente Audi, tanto ao nível do concessionário como ao nível do Importador SIVA.

Sou proprietário do veiculo Audi E-tron 55 Quattro com a matricula AB-10-TP e no passado dia 13 de Junho 2022 surgiu a primeira anomalia, sem qualquer aviso de avaria, o indicador de potência do painel de instrumentos passou a indicar cerca de 80% de potência disponível em vez dos habituais 100%, deixou igualmente de estar disponível o indicador de potência máxima “Boost”, esta situação foi intermitente ao longo desse dia.
Nesse mesmo dia, desloquei me ao concessionário Audi mais próximo da minha residência (JAPsport Penafiel) para expor o problema, ao qual fizeram breve diagnostico e indicaram que o veículo não apresentava qualquer anomalia e que a situação era normal, frisando que os recursos energéticos do veiculo estavam a a ser direcionados para outras funções. Confesso que achei estranho, pois nunca tinha acontecido antes e ja com alguns kms percorridos, contudo, e apesar de não totalmente convencido aceitei a justificação. Nos dias seguintes a situação deixou de ser intermitente e passou a ser permanente, e para além do sintoma descrito era notório um redução significativa na autonomia prevista com a carga diária habitual de 80%, normalmente cerca de 260 kms, agora reduzidos a 190 kms! Com isto, optei por pedir segunda opinião a outro concessionário uma vez que a primeira justificação dada na JAPsport era inaceitável.
No dia 17 de Junho, já no segundo concessionário Audi (Expocar Porto) fizeram igualmente um diagnostico rápido no momento onde concluíram que o carro efectivamente tinha um problema, que a situação não era normal, mas para diagnosticar seria necessário fazer agendamento para deixar o carro. Foi me proposto deixar o carro 10 dias depois, dia 27 de Junho sem disponibilidade de qualquer viatura de substituição ou então dia 4 de Julho (17 dias depois) com viatura de substituição. Apesar de descontente com o prolongado período de espera proposto acabei por aceitar a segunda data, dia 4 de Julho, pois não tenho nem devo ser obrigado a ter um segundo meio de transporte para substituir um veiculo de valor tão elevado e ainda a decorrer período de garantia de fábrica!
No final do dia 4 de Julho após conclusão de diagnostico fui informado que o carro efectivamente tem uma avaria num modulo de bateria e que essa reparação só é efetuada pelo o importador SIVA em oficina qualificada em Lisboa.
No dia 5 de Julho foi me devolvido o veiculo, sem qualquer solução, data ou sequer previsão para a reparação, simplesmente fui informado que seria contactado á posteriori pela Audi Portugal (SIVA) para recolha do veiculo, ou seja tanto posso esperar um dia, uma semana, um mês ou mais e que até lá podia circular com o carro normalmente pois não foi dada qualquer indicação para imobilizar o veiculo. Acrescento ainda que me foi negado qualquer documento que descrevesse o diagnostico ou problema do veiculo.
Hoje dia 2 de Agosto após vários contactos telefónicos tanto para o concessionário Expocar como para o importador SIVA continuo sem qualquer solução, pedi para falar com responsáveis, sempre negado ou por indisponibilidade ou simplesmente porque não ser possível passar as chamadas, o engenheiro responsável na Expocar ficou de me devolver a chamada coisa que nunca aconteceu, é lamentável a consideração que uma marca como a Audi tem pelos clientes, mais acrescento que a única resposta as minhas inúmeras tentativas de reclamação e contacto foi até ao momento um telefonema por parte da SIVA no passado dia 15 de Julho a informar que o carro não seria reparado no decorrente mês e com previsão de reparação para Agosto embora sem data definida!
Ate á data de hoje o carro tem vindo a reduzir diariamente a sua autonomia para uns lamentáveis 60 kms autonomia estimada e cerca de 40 kms reais com bateria completa, o que torna o veiculo inapto para uso diário nem mesmo a mais simples tarefas de deslocação trabalho - casa - trabalho.

Entretanto dia 19 de Julho 2022 foi enviado email para apoio.clientes@siva.pt a expor toda a situação, a solicitar documentação comprovativa do diagnostico realizado ao veiculo assim como registo das chamadas por mim efectuadas, ate á data sem qualquer resposta.

Em conclusão venho aqui expor toda esta situação, de momento sem veiculo e sem soluções. Carro parado na garagem sem autonomia para qualquer tipo de uso, a recorrer a veiculo emprestado como solução de mobilidade. Com cerca de 80 mil euros parados sem qualquer utilidade, sem qualquer previsão de reparação e sem qualquer solução de mobilidade por parte da Audi, estou literalmente de mãos atadas a espera do dia que a Audi decida fazer o favor de ligar para reparar o meu carro, será hoje, amanhã, daqui a uma semana, um mês ou um ano?
Data de ocorrência: 4 de julho 2022
Audi
3 de agosto 2022
Exmo. Senhor Jorge Gonçalo,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactado com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA