Automóveis - Marcas
Audi32.6
Siva - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A

Audi - Mecatrónica com defeito

Paulo Duarte apresentou a reclamação
8 de julho 2022 (editada a 8 de julho 2022)
Adquiri um Audi A3 de 2014 de caixa automática em Outubro de 2021 em um stand de automóveis.

Logo no início que o adquiri, verifiquei que quando aquece e eu desligo o carro e volto a ligar tem estado a aparecer um erro e consequente triangulo vermelho no tablier que diz “Engrenagem - Falha do Sistema. É Possível Prosseguir Viagem”, mas o veículo anda normalmente.

Este erro sempre tem aparecido mas só quando o carro é desligado e volto a liga-lo. Se eu fizer a viagem Lisboa ao Porto sem paragem o erro não aparece!

Este fim de semana, estava a fazer a viagem Lisboa Porto e quando parei na estação de serviço de Aveiras de Cima, e voltei para o por a trabalhar, ele pegou normalmente e la apareceu o aviso. O problema é que desta vez, fez o que nunca havia feito antes, não engrenava nenhuma mudança, nem para a frente nem para traz! Estive 1h30m á espera do reboque com a família e bagagens na estrada! E nesse tempo ia tentando sempre a ver se engrenavam as mudanças e nada! Quando o reboque chegou passado esse tempo! O carro já tinha arrefecido e fui tentar fazer o mesmo e ele lá engrenou as mudanças. Ou seja só engrenou as mudanças e pude seguir a marcha quando o carro arrefeceu!

Agora, quando vou ás compras ou a qualquer lado, nunca posso ir sozinho. Alguém tem que ir comigo, pois o carro não pode ser desligado, caso contrário já não engrena as mudanças e tenho que ficar 1h30 a 2h à espera , isto não é vida para ninguém …

Fiz várias pesquisas na Internet, ACP, Deco, a3club.com, change.org, instagram.com, facebook, etc … e verifiquei que existem milhares de pessoas com o mesmo problema com a mecatrónica nestes veículos, o que já deveria ter sido feito um recall por parte da Audi. Isto é vergonhoso!

Na segunda feira passada, dia 4 de julho de 2022, dirigi-me ao concessionário Audi de Almada Sportagus, para explicar o que tem acontecido com o meu veículo, tendo estes me informado que pelo problema apresentado provavelmente era necessário trocar a mecatrónica do carro, mas que ficasse agendado um dia para verificação pagando eu 55€ + IVA só de mão de obra, para a Audi verificar um problema que todos sabemos que é um defeito de fabrico. Ficou perfeitamente percetível que o colaborador sabe que existe um defeito na conceção na mecatrónica destas caixas automáticas.

Isto é inconcebível e incompreensível para uma marca reconhecida mundialmente. Nem as marcas chinesas fazem isto.

Porque a Audi já não fez o recall para corrigir o problema que é mundialmente conhecido nestas caixas automáticas?

Se o problema existe, deem soluções aos clientes e detentores da marca.

Agora pedirem 55€ + IVA/hora e ainda mais 4000€ por um erro de fabrico da Audi é que não!

Vou tentar aguardar uma solução pacifica por aqui, antes de tomar outras.
Data de ocorrência: 8 de julho 2022
Audi
8 de julho 2022
Exmo. Senhor Paulo Duarte,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactado com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
E-mail: apoio.clientes@siva.pt
9 de julho 2022

Desde já agradecido pela vossa pronta resposta.

Aguardo então, da vossa parte uma resposta concreta para a solução pacifica do assunto em epígrafe.

Estou ao vosso dispor para resolver o problema e levar o veículo onde entenderem para a substituição da peça defeituosa.

13 de julho 2022
A RESPOSTA DO APOIO A CLIENTES AUDI, que recebi por email foi a seguinte;

"Apoio Clientes <apoio.clientes@siva.pt> escreveu no dia terça, 12/07/2022 à(s) 15:08:
Exmo. Senhor Paulo Duarte,

Acusamos a receção da cópia do e-mail que V.Exa. enviou ao Portal da Queixa e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

A assistência às viaturas da marca Audi é assegurada pelas Oficinas Autorizadas nomeadas para o efeito.

Apesar da grande qualidade dos produtos Audi podem surgir esporadicamente algumas avarias. No entanto, as Oficinas Autorizadas dispõem dos meios que lhes permitem efetuar as respetivas reparações, garantindo naturalmente os padrões definidos pelo Fabricante.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos comunicar, informamos que quando é detetado um problema numa determinada série, é imediatamente efetuada pelo Fabricante uma ação de chamada às viaturas envolvidas, o que não è o caso.

Segundo fomos informados foi já agendada uma visita à oficina para análise da situação.

Para um melhor seguimento do assunto, permitimo-nos enviar cópia do processo à Oficina Autorizada Sportagus.

XXXXXXXXXXXX
Apoio a Clientes Audi
Tel.: 800 30 80 30
E-mail: apoio.clientes@siva.pt"

VERGONHOSO!!!
13 de julho 2022
A MINHA RESPOSTA AO APOIO A CLIENTES AUDI;

"Exmos. Senhores,

Obrigado pela vossa resposta.

Deixemo-nos de conversa e passemos aos factos.

Quando vocês Audi mencionam no vosso email em epígrafe, que não foi detetado nenhum problema de série, não corresponde à verdade.

Caso contrário, não haveria milhares de queixas na internet sobre as vossas mecatrônicas, assim como não teria havido um recall feito por concessionárias mais sérias como ocorreu na Nova Zelândia, (https://www.audi.co.nz/nz/web/en/service/recalls/Mechatronics-unit-recall.html ) Brasil etc . Esta caixa de velocidades DSG de 7 velocidades com embraiagem seca sofre de várias avarias comuns, que afetam os modelos Audi S Tronic, VW, Seat e Skoda, DSG 7 velocidades, sendo mundialmente conhecido.

Esta versão da caixa de velocidades DSG é muitas vezes referida sob alguns nomes diferentes, incluindo 0AM, 0CW, 7DSG e DQ200. Encontramos esta versão da transmissão nos modelos de motores menores da linha Audi, Seat, Skoda e VW. Os problemas da caixa de câmbio DSG não são incomuns e, infelizmente, este modelo de caixa de câmbio DSG sofre de seu próprio conjunto de várias falhas. Falhas essas que fazem com que o proprietário do veículo experimente sintomas como mudanças de marcha bruscas ou incorretas, ou até mesmo perda completa de acionamento.

Esta caixa de velocidades semi automática de dupla embraiagem depende do funcionamento correto da mecatrónica para regular o funcionamento da embraiagem, bem como a mudança de velocidades.

A imagem em anexo mostra o dano resultante de um vazamento de alta pressão do recipiente acumulador que é aparafusado no corpo da válvula. O corpo da válvula na unidade mecatrônica DQ200 0AM tem uma falha de projeto onde a espessura da parede do cannister de localização é muito fina. Isso significa que ele não aguenta a pressão e parte, conforme ilustrado acima, causando uma perda de alta pressão e resultando em problemas no funcionamento do sistema operacional da embreagem e da engrenagem, em milhares de veículos da marca.

É de realçar também o motor IC e a bomba de alta pressão que são componentes comuns para falhas na unidade mecatrônica DCT DSG. Vazamentos de pressão podem fazer com que a bomba de alta pressão trabalhe demais e queime. A falha desses dois componentes, no entanto, geralmente são problemas secundários, que são diagnosticados erroneamente como os principais suspeitos.

A falha no rolamento seletor de ré, é também um problema específico com que os proprietários destes veículos se deparam, é que o veículo simplesmente não dá marcha, nem para a frente nem para trás. Quem possui um veículo DSG 7 velocidades anterior a 2018, essa falha é um caso de "quando" e não "se".

Os modelos de veículos afetados, por este desenho de mecatrónica defeituosa de fabrica são, Audi A1 DSG 2011 em diante, Audi A3 DSG 2008 em diante e Audi A3 Cabriolet DSG 2008 em diante, reconheçam e assumam o erro.

Assim, o meu veículo está com um problema crônico e de vício originado pela própria marca.

Assim, não deveriam os milhares de clientes insatisfeitos serem chamados? Assumindo a SIVA / Audi a responsabilização por este defeito crônico?

A marcação / agendamento com a oficina Sportagus, foi feita por sugestão do colaborador. Mas quando este me diz que são 55 + IVA só para descobrir um problema que a Audi está farta de saber qual é, é deveras profissional.

O problema na mecatrónica, para os veículos supra mencionados existem e são crónicos devido ao erro de desenho e fabrico.

Assim, resta tal como aconteceu em outros países, a SIVA / AUDI fazer o recall e assumirem o problema e não o passarem para as mãos dos clientes um problema de defeito de fabrico/desenho.

Agora, não venham sacudir o problema para as costas do Zé Povinho, que ganha 900,00€ e com 3 filhos para alimentar.

Paulo Duarte"
27 de julho 2022
Como seria de esperar, a SIVA / Audi não responde e não consegue justificar o porquê de milhares de peças (mecatrónicas) nos Audi A1 DSG 2011 em diante, Audi A3 DSG 2008 em diante e Audi A3 Cabriolet DSG 2008 em diante, avariam (partem), fazendo os proprietários desses veículos terem que desembolsarem muitos euros para substituírem uma peça que é um defeito de fabrico.

Claro! É bom para a SIVA / Audi que esses veículos sempre voltem ás suas oficinas para os proprietários lá deixarem os seus euros e continuarem sempre a financiarem estas oficinas.
Vindo isto de uma empresa desta dimensão é lamentável e vergonhoso!
26 de agosto 2022
Tal como seria de esperar, resposta.... nada!
Paulo Duarte avaliou a marca
12 de setembro 2022

É vergonhoso como uma marca sabe que existe um erro de fabrico de uma peça e solicita aos seus clientes para serem eles a custearem a troca desa peça. AUDI, NUNCA MAIS!