Visão Rx Unipessoal Lda

AudioRX - Aparelhos auditivos e informações enganosas

Sofia Antunes
Sofia Antunes apresentou a reclamação
2 de janeiro 2023
No passado dia 20/07/2022, na freguesia de residência da pessoa idosa lesada, esteve presente uma carrinha da referida empresa (aparelhos auditivos da AUDITIV), com a presença de 2 técnicas.
Nesta carrinha foi oferecido um diagnóstico auditivo gratuito aos presentes, e foi dito que poderiam experimentar os aparelhos auditivos, que se aplicassem a situação, durante um prazo de 30 dias sem qualquer tipo de custo associado.
Durante esse prazo de experimentação (30 dias), caso não fosse do interesse da pessoa manter os aparelhos, bastaria entrar em contacto com a V/s empresa para solicitar a devolução dos referidos aparelhos, que seriam recolhidos por um técnico e não existiria qualquer custo associado.
A família desta idosa, acabou por verificar a existência de documentos (informações pré-contratuais e condições particulares - contrato crédito pessoal Cofidis), com informações pessoais da idosa, que não foram preenchidos pela própria, mas sim por uma das técnicas, tendo apenas a idosa assinado e confiado na informação prestada pelas técnicas (que não é a mesma que foi dada verbalmente pelas técnicas).
Reforço que se trata de uma idosa com baixa escolaridade, que lhe foi prometido a experimentação de aparelhos auditivos durante 30 dias grátis, bastando apenas uma chamada para proceder a sua devolução.
Durante o período dos 30 dias de experimentação, esta idosa e sua família entraram em contacto com a empresa para procederem à devolução dos aparelhos auditivos, onde foram informados que como já tinham passado 14 dias da entrega dos aparelhos auditivos teriam que proceder ao pagamento de 4 400,00 €.
Desde então foram feitos muito mais contactos por parte da família da idosa com a empresa, e apenas tem existido intimidação para com uma pessoa idosa para proceder ao pagamento devido.
Esta idosa foi enganada e assinou documentação sem compreender o que estava a assinar, a família tentou resolver a situação através de chamadas com a empresa e nada foi feito por parte da empresa, que agora intimida para que exista o pagamento de 4 400 €.
Uma verdadeira burla a uma idosa.
Data de ocorrência: 20 de julho 2022
AudioRX
3 de janeiro 2023
Exma. Sr.ª
Acusamos a recessão da reclamação apresentada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Seremos breves na resolução.
Cumprimentos.

Equipa AudioRX
AudioRX
10 de março 2023
Exma. Sr.ª,
Acusamos a receção da reclamação apresentada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Apresentamos desde já as nossas desculpas pela demora na resposta.

No entanto, na sequência da S/ missiva enviada à nossa sede, datada de 2 de janeiro de 2023, referente ao contrato de compra e venda V2812, celebrado com a Sr.ª Rosa Ferreira, em 20 de julho de 2022, somos transmitir o seguinte:

O Pedido de resolução do contrato, em epigrafe, é extemporâneo, uma vez que o prazo caducou por decurso do tempo.

Com efeito, nos termos do DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, o artigo 10.º dispõe que “O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias”., o que não foi feito por V. Exa.

Foram entregues, juntamente com o contrato de compra e venda e explicadas verbalmente as informações pré-contratuais, onde consta o prazo de 14 dias para a livre resolução do contrato e o respetivo procedimento de resolução, bem como, o modelo de formulário de livre resolução, nos termos do n.º 1, da alínea l) do artigo n.º 4 do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

Contrariamente ao que V. Exa. alega a Visão RX, Lda. cumpriu todas as normas legais e facultou em tempo útil, todas as informações necessárias, de forma clara e compreensível, antes da celebração do contrato, como previsto no artigo 4.º do DL 24/2014, de 14 de fevereiro, e no artigo 8.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho.

Face ao exposto, não existe fundamento legal ou contratual para a resolução do contrato, mantendo-se o mesmo em vigor.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento que entenda por necessário.

Melhores cumprimentos,

Equipa Auditiv