Auditiv Marca Recomendada
Empathy Voices, Lda
  • A Auditiv nasceu em 2015 com a premissa de que “Ouvir é Viver Melhor”. Para além das lojas físicas, circulamos de norte a sul de Portugal em Unidades Móveis. 800 917 282

• Lagoas Park, Edifício 7, Piso 1
    2740-244 Porto Salvo
  • notificacoes@auditiv.pt

Auditiv - Fazer devolução de duas próteses auditivas

Teresa barata
Teresa barata apresentou a reclamação
9 de novembro 2022
ASSUNTO: RECLAMAÇÃO
CONTRATO Nº15446

No dia 22 julho de 2021, a minha sogra(....)senhora com 81 anos com fraco discernimento moradora na localidade de (...), deslocou-se a uma reunião, após ter sido contatada anteriormente, por funcionários da empresa AUDITIV. Estando na referida reunião foi pressionada para adquirir próteses auditivas, das quais não necessitava. Não lhe foi efetuado nenhum exame no local, que comprovasse o grau de surdez que justificasse a sua aquisição. Foram “impingidas” umas próteses no valor de 4.840,00€.
A minha sogra não se fazia acompanhar por ninguém mais qualificado que a pudesse aconselhar nesta decisão, para a firma é bastante conveniente. De salientar que não havia mais ninguém nessa tal reunião.
Só há uns dias a esta parte nós (filho e nora), nos apercebemos após consulta de extratos bancários, que havia um débito mensal de 145€, que desconhecíamos. A minha sogra nunca usou as próteses, portanto de nada sabíamos da aquisição das mesmas.
Intrigados resolvemos proceder a uma consulta de otorrino e fazer os respetivos exames (Audiograma Tonal e Vocal), conforme se anexa. Segundo o especialista, verificou-se que essas próteses em nada a beneficiam.
Consideramos que foi enganada, coagida a adquirir uma coisa que não era de todo a sua vontade e necessidade, tal é a pressão que exercem sobre pessoas indefesas e vulneráveis.
Deste modo solicitamos a devolução das próteses, nunca usadas, novas e intactas, e que de nada servem, daí o nosso desconhecimento, e por medo e vergonha de ter sido enganada e usada, nada comunicou a família.
Estamos cientes que ultrapassou o prazo para reclamação, mas reforçamos que de nada sabíamos para termos procedido de outra maneira, apelamos assim ao vosso bom senso, para que de uma maneira pacifica consigamos resolver a questão, e dado que ainda é uma despesa bastante avultada, para uma pessoa reformada e viúva, sendo o filho a suportar esse encargo.
Solicitamos o cancelamento do contrato a partir desta data, devolvendo as próteses, e não efetuando mais nenhum pagamento.
Aguardando uma célere resolução do problema, cumprimentos
A reclamante: (nora)
Data de ocorrência: 9 de novembro 2022
9 de novembro 2022
Olá, Teresa barata,

Recepcionamos a sua mensagem 83163722 no dia 2022-11-09 e seremos tão breves quanto possível na resolução.

Equipa Auditiv
16 de dezembro 2022
Exma. Sr.ª Teresa Barata,

Acusamos a receção da S/ reclamação datada de 9 de novembro de 2022, referente ao contrato A15446, assinado entre a Empathy Voices, Lda e a Sr.ª Maria Fernanda Augusta de Carvalho Barata, em 22.07.2021.

Quanto aos factos alegados, referentes à celebração do contrato de compra e venda, informamos que os mesmos não correspondem à conduta da Empathy Voices, Lda., uma vez que a sociedade visada desempenha a sua atividade pautando-se pela transparência, integridade e cumprimento de todas as normais legais, nomeadamente garantido o direito à informação dos consumidores, cumprido com todas as normas legais, facultando em tempo útil todas as informações necessárias, de forma clara e compreensível, como previsto no artigo 4.º do DL 24/2014, de 14 de fevereiro, e no artigo 8.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho.

Foram efetuados exames de rastreio auditivo e foram entregues, juntamente com o contrato de compra e venda, as informações pré-contratuais, onde consta o prazo de 14 dias para a livre resolução do contrato e o respetivo procedimento para o exercício do direito, bem como, o modelo de formulário de livre resolução, nos termos do n.º 1, da alínea l) do artigo n.º 4 do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro.

Nos termos do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, o artigo 10.º dispõe que “O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar:…”., o que não foi feito pela Cliente, apesar de ter sido prestada toda a informação necessária para o efeito.

Aliás, foi realizada uma assistência prestadas pela Empathy Voices, Lda., a qual se destinou, não só à manutenção e limpeza dos aparelhos, como para esclarecimentos de dúvidas e questões quanto à utilização e demais aspetos referentes aos equipamentos, as quais são naturalmente, esclarecidas pelo técnico que as realiza. Ora, nessa assistência não foi manifestado o interesse de resolução do contrato, nem dentro nem fora do prazo contratual para o efeito.

Face ao exposto, e tendo a N/ Constituinte cumprido todos os deveres legais a que está obrigada, não há fundamentação para proceder à resolução do contrato de compra e venda e respetivo contrato de financiamento associado, mantendo-se os mesmos em vigor.

Mantendo-nos inteiramente ao dispor, para qualquer esclarecimento que V/Exa. entenda por necessário.
Teresa barata
Teresa barata avaliou a marca
23 de dezembro 2022

Sobre a marca Auditiv, ? Não me resolveram o problema, o que teremos que ir para via judicial, já que impingiram umas próteses auditivas a uma pessoa que de nada serviram, quando a família se apercebeu dos débitos na conta é que reclamamos, posso dizer que foi uma vigarice, e fazem isso a quantas pessoas, este tipo de vendas devia ser proibido. Nunca recomendaria esta marca a ninguém