Aluguer de Automóveis

Rent-a-car Autatlantis - Cobrança de taxa de levantamento indevida

Tiago Valente dos Santos
Tiago Santos apresentou a reclamação
16 de outubro 2021
No dia 30/09 pelas 20 horas, cheguei ao porto marítimo de São Jorge. Tinha uma reserva com a AutAtlantis, efectuada via Booking.com, com levantamento do veículo no aeroporto para as 20 horas.
À chegada ao porto havia, no entanto, uma funcionária da AutAtlantis a aguardar o desembarque, pelo que questionei se devia levantar o carro no porto ou no aeroporto. Foi me imediatamente dito, sem mais, que o aeroporto estava encerrado e que para levantar o veículo no porto marítimo cobrariam uma taxa adicional de 30 euros.

Foi apresentada uma alternativa, totalmente inaceitável, de poder levantar o veículo no aeroporto mas com uma taxa adicional de 60 euros. O dobro do valor para levantar o veículo no local onde a reserva foi efectuada. Trata-se de uma reserva efectuada no dia 11/09, com tempo suficiente para o operador expor estas situações - nunca fui contactado e fui obviamente surpreendido à chegada. Não aceitei esta alternativa de levantar o carro no aeroporto dado o valor em causa e dado que nem sequer deveria existir qualquer tipo de taxa no levantamento.

Relativamente à taxa de 30 euros para levantamento no porto marítimo, foi me comunicado que essa taxa estava prevista na reserva do Booking.com, no entanto, conferi e não havia qualquer ressalva nesse sentido.
Depois foi me referido um aviso na montra do kiosk da AutAtlantis que justificaria a cobrança da taxa de 30 euros. O aviso apenas legitimava que fosse cobrada uma taxa adicional na devolução do veículo e não no levantamento do mesmo. Referindo ainda, que o kiosk se encontra em funcionamento mediante o horário dos barcos, o que foi o caso. O kiosk encontrava-se inclusivamente aberto para outros levantamentos, de outros clientes aos quais a mesma taxa não foi cobrada no local. Estes factos estão anexos a esta reclamação.

Posto isto, expus a situação tendo a funcionária reconhecido que realmente o aviso não estava bem redigido mas que a taxa se mantinha. Eu comuniquei que não tendo existido pré-aviso da situação, não constar dos termos da reserva ou no local qualquer justificação que legitimasse a cobrança de 30 euros que não concordava com o pagamento de uma taxa imprevista e injustificada. Neste momento, e sem mais argumentos, a funcionária simplesmente comunicou que ou pagava 30 euros ou não levantava o veículo. Uma situação que senti que foi de extorsão dada a chantagem inerente que se verificava. O operador enquanto figura com poder em relação ao cliente ameaçou não entregar o veículo sem o pagamento de uma taxa indevida.
Por esse motivo acedi pagar a taxa para conseguir ter meio de transporte para o alojamento, já de noite. Logicamente, esta foi uma situação que me causou grande transtorno, especialmente tendo que lidar com uma funcionária que não estava preparada para o atendimento ao público e para lidar com uma situação desta natureza - embora eu, como cliente, tivesse mantido toda a calma e não tivesse elevado a minha voz e tampouco tenha sido desagradável com a funcionária da AutAtlantis compreendendo também que seriam "ordens superiores".

Encontro-me agora a reclamar, não só para que outros clientes não passem pelo mesmo mas também para recuperar o dinheiro que me injustamente cobrado.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2021
Tiago Santos
8 de novembro 2021
Anexo
Esta resposta tem um anexo privado