Auto Europe Deutschland GmbH

Auto Europe - Devolução do pagamento da reserva

Miguel Pinho
Miguel Pinho apresentou a reclamação
19 de março 2021
No passado dia 17/03/2021, efectuei uma reserva nesta Empresa e quando fui levantar o carro ao local (Aeroporto do Porto), não me foi permitido por falta do documento físico do cartão de cidadão, identifiquei-me com uma cópia devidamente autenticada, e os documentos físicos da carta condução e o respectivo cartão de crédito que pagou a dita reserva.
Impossibilitado de efectuar o levantamento do carro, questionei se o poderia fazer mais tarde, de forma a apresentar o documento físico do cartão de cidadão, indicaram-me que não era possível, pois os alugueres de carro são como os aviões, têm de ser levantados na hora marcada!!
Solicitei então o cancelamento da reserva e a devolução do valor, ao qual me informaram que os cancelamentos só são aceites 48h antes da data da reserva. Ora uma reserva efectuada de manhã para levantamento da parte da tarde do mesmo dia, nunca poderia cumprir esse prazo!! Apesar dessa informação constar nas condições, as mesmas não cumprem a lei dos contratos celebrados à distância, onde qualquer serviço adquirido nestes moldes dispõe de 14 dias para o resolver, ora aqui nem passaram 14h, apenas 5h!
Bem como não emitem factura do serviço com IVA, ao abrigo de uma lei do País de origem da dita Empresa (Alemanha). Ora estando nós na Comunidade Europeia, onde é nosso dever pagar impostos, questiono-me como estas Empresas operam no mercado português com irregularidades destas e sem cumprir a lei portuguesa.
Esta reclamação foi enviada para todas as Entidades reguladoras e competentes deste tipo de burla
Aguardo a resolução desta situação e a devolução do valor pago.
Data de ocorrência: 19 de março 2021
Auto Europe
5 de abril 2021
Caro Miguel Pinho,
Obrigado por escolher a Auto Europe.
Verificámos que antes de publicar esta reclamação teve a oportunidade de conversar com o nosso serviço de apoio ao cliente.
Como lhe foi explicado, as locadoras de rent a car não aceitam fotocópias de documentos pessoais. Essa informação é-lhe transmitida em vários momentos da reserva online e depois reduzida a escrito no seu voucher de reserva. Esta norma é comum a todas as locadoras e em todos os países do mundo.
Entendemos que, entretanto, pediu à locadora para levantar o carro mais tarde. Por norma, as locadoras só esperam até duas horas depois da hora registada para levantamento. Mais uma vez, esta informação é-lhe transmitida em vários momentos da reserva online e depois reduzida a escrito no seu voucher de reserva. A locadora até concordou em deixá-lo levantar o carro mais tarde (entre três a três horas e meia mais tarde) mas, perante a sua presença sem o CCidadão válido (e físico, não uma fotocópia) não lhe pôde entregar o carro.
Ainda no que concerne ao prazo de 48h antes do levantamento para poder cancelar, mesmo que você tenha feito a reserva já dentro deste período (reserva de última hora), esta informação é-lhe transmitida em vários momentos da reserva online e depois reduzida a escrito no seu voucher de reserva.
Estas normas são da responsabilidade das locadoras e nada têm que ver com a Auto Europe, que atua apenas como intermediária, limitando-se esta a transmitir-lhe, ponto por ponto, essas mesmas normas para que tome uma decisão informada no momento em que faz a sua reserva.
Apesar destas normas, e da possibilidade de não ter conhecimento delas por não ter lido os Termos e Condições nos vários momentos da reserva online (e depois reduzidos a escrito no seu voucher de reserva), na verdade a única razão pela qual não pôde levantar o seu carro foi pela falta do seu CCidadão.
Cremos que já sabe qual a resolução desta questão, por já ter recebido informação semelhante do serviço de apoio ao cliente. De qualquer forma, se desejar outros esclarecimentos, por favor, disponha pelos meios que já conhece.
Auto Europe