Auto Maran
Auto Maran (Coimbra), S.A.
  • Rua Dr. Manuel Almeida e Sousa, 315
    3025-046 Coimbra
  • geral@auto-maran.pt

Auto Maran - Avaria geral no sistema de refrigeração

João Pinho
João Pinho apresentou a reclamação
23 de dezembro 2019
A 30 de Julho de 2013 adquiri, em Auto-Maran (Coimbra) S.A, concessionário oficial e oficina autorizada da Volkswagen, uma viatura modelo Golf 1.6 TDI «carro do ano de 2013». Desde então o plano de manutenção foi sempre executado pelos serviços prestados pela oficina do referido concessionário.
No dia 02/12/2019 apercebi-me que a refrigeração estava com problemas não emitindo ar quente. Dirigi-me, de forma voluntária ao concessionário, solicitando um diagnóstico da situação. Julgou-se, inicialmente, por necessária a limpeza e manutenção de circuitos, com orçamento previsto de 62 euros.
No entanto, mais tarde e via telefone, fui informado da existência de «colapso do sistema de refrigeração», com orçamento previsível de reparação entre 600-700 euros (cliente n.º 17044/dossier n.º 9113154) – que aceitei por urgente necessidade da viatura.
Porém, não posso deixar de reclamar perante o ocorrido, apresentando os seguintes argumentos:
1. O automóvel tem 6 anos, foi carro do ano em 2013, tem apenas 95.700 kms, e apresenta-se impecavelmente estimado.
2. Todas as revisões, reparações e assistências foram feitas no concessionário desde a data da compra, em 2013, seguindo todos os protocolos vigentes;
3. A última revisão foi efectuada em Julho de 2019;
4. O carro só me foi devolvido dia 19/12, tendo necessidade de recorrer a veículo de substituição;
5. No relatório final discriminou-se um total de 47 peças substituídas, algumas das quais não correlacionadas com o sistema de refrigeração;
6. Como é possível que ao longo de 6 anos de manutenção nunca os técnicos tenham detectado problema algum com as peças agora substituídas? Será possível que as peças substituídas tenham um prazo de validade tão reduzido?
Data de ocorrência: 23 de dezembro 2019
30 de dezembro 2019
Exmo Sr. João Pinho,

Apesar da grande qualidade dos produtos Volkswagen, podem surgir esporadicamente algumas
avarias.
No entanto, as nossas Oficinas Autorizadas dispõem dos meios que lhes permitem efetuar as respetivas reparações, garantindo, naturalmente os padrões definidos pelo Fabricante.

Por outro lado, as viaturas Volkswagen estão abrangidas por uma garantia que se mantém válida, durante 24 meses, a contar da data de entrega e sem limite de quilómetros, envolvendo única e exclusivamente a substituição das peças que apresentem deficiências de fabrico.

A viatura em apreço está completamente fora de garantia.

Existem, contudo, situações que permitem às Oficinas Autorizadas a elaboração de propostas de comparticipações no custo de determinadas reparações em função do tempo de utilização, dos
quilómetros percorridos e do rigoroso cumprimento do Plano de Manutenção definido pelo Fabricante.
Apesar do ano de fabrico da viatura (2013), foi efetuada uma significativa comparticipação comercial (70%), nas peças, no custo do reparação, a título de cortesia e de fidelização do cliente.

Cada veículo tem a sua própria história de uso e naturalmente nenhuma será igual. No entanto, o tipo de utilização de uma viatura, influencia fortemente a longevidade dos respetivos componentes.

Assim sendo, consideramos ter agido na defesa do melhor interesse do cliente.

Obrigado desde já e,

Melhores
João Pinho
30 de dezembro 2019
A/C Automaran

Agradeço a resposta formulada à minha reclamação.

Porém, a mesma encerra algumas explicações anedóticas reveladoras de uma inquietante falta de bom senso por parte de quem redigiu o texto e que passo a expor:

Começam por justificar o sucedido como uma questão esporádica, pelo meio assinalam que a viatura está completamente fora de garantia, e terminam imputando ao cliente uma deficiente utilização da viatura. No entanto, e como têm consciência da anormalidade do sucedido, apresentam um suposto desconto de 70%.

Não tenho interesse em prolongar esta discussão, mas não posso deixar que me destratem desta forma. Sei bem que tipo de cliente tenho sido, tenho consciência dos imensos cuidados com que sempre estimei a viatura, sobre os quais tenho, aliás, várias testemunhas.

Na vida estou habituado a reconhecer o erro quando ele acontece. Chama-se humildade. Também estou habituado a não lavar as mãos perante as responsabilidades. Chama-se honestidade. E nunca trato uma pessoa com título por Sr. quando ele é Dr. Chama-se respeito. Coisas que a Automaran, pelos vistos, desconhece. Chama-se amnésia temporária.

Irei retirar as minhas ilações. Eu e algumas pessoas a quem tenho recomendado o concessionário.

João Pinho (Historiador, Investigador, Empreendedor Cultural, colaborador da Imprensa).
6 de janeiro 2020
Exmo Sr. Dr. João Pinho,

Tomamos boa nota da resposta publicada em 30 de Dez de 2019.
Respeitando a vontade de V.Exa de não pretender prolongar o assunto em apreço, que é também coincidente com a nossa vontade, damos então, por encerrado o processo.
Mantendo-nos ao dispor de V.Exa,

Melhores Cumprimentos,