Auto Monumental de Almada

Auto Monumental de Almada - Reclamação Citroën ds5

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
11 de novembro 2021
No dia 05/08/2021 deu entrada na Citroen Auto Monumental de Almada para diagnóstico um Citroen Ds5 matrícula DE-283-SD, Vin: VF7KFRHC8ES501275 com uma avaria na parte híbrida ao qual não deixava ligar o carro.
A dia 17/08/2021 foi-nos informado por parte do Sr.* (Responsável de oficina) que a avaria no carro era o alternador reversível e que tinha de ser substituído ao qual nos foi enviado o orçamento de 2.073,05€, informámos que o mesmo já tinha sido substituído e que era novo no carro e já tínhamos anulado essa hipótese de avaria. Foi-nos então garantido de novo que seria mesmo do alternado e se fosse substituído o carro ficaria reparado com toda a certeza e que poderíamos ir buscar o carro logo depois.
Fomos obrigados a aceitar a sua substituição pois a Citroen e o Sr. * (Responsável de oficina) garanti-o que a avaria era expressamente do alternador e só com a sua substituição o carro ficaria apto.
Dia 19/08/2021 recebemos uma chamada do Sr. * (Responsável de oficina) a reportar que o carro estava igual, que tinham descoberto agora, que afinal tinha a BPGA danificada, foi pedido então para fazer a sua substituição e enviado o orçamento atualizado de 2.218,07€.
Mais uma vez foi-nos garantido que se trocássemos esta peça que estava queimada (BPGA, esta sim danificada realmente) que o problema ficava resolvido.
Dirigi-me á oficina Citroen Auto Monumental de Almada e mais uma vez foi confirmado que o problema era a BPGA estar queimada com a sua troca tudo se resolveria na avaria do carro.
Demos a autorização de reparação com o intuito de que finalmente fica-se resolvida a avaria de uma vez por todas, mas para nosso espanto, depois da troca, o carro estava igual!!
Dirigimo-nos de novo à Citroen Auto Monumental de Almada onde em conversa com o sr. Eletricista encarregue do carro foi-nos dito então que tinha dúvidas do que poderia ser e que não tinha sequer ideia e o que tinham andado a fazer era tentativa falha, trocando peças, e que nas horas mais “mortas” voltava a pegar no carro para procurar a avaria.
Passados alguns dias recebemos uma chamada da Citroen Auto Monumental de Almada por parte do Sr. Eletricista a informar que pensava que avaria poderia ser das baterias e que as mesmas custavam mais de 2000€, ao qual não demos autorização pois soubemos que infelizmente a Citroen não tinha dotado os seus funcionários com as formações adequadas para tratarem de carros híbridos.
Conseguimos arranjar uma bateria fora da Citroen e pedimos que fossem experimentadas no veículo, se fossem as baterias daríamos autorização para montarem novas, assim foi, o nosso pedido foi atendido e foram experimentadas as baterias que levámos, tendo o diagnóstico sido que as baterias de origem do carro estavam boas e que a avaria não era das baterias (ao qual mais uma vez o diagnostico errado foi-me cobrado a troca das baterias).

Estando nós a chegar a um beco sem saída decidimos ligar para uma oficina especializada em híbridos e em 5 minutos ao telefone foi-nos dito que o problema do carro era no conversor/inversor do híbrido, que já não era o 1º carro que resolviam este problema.
Ligamos para a Citroen Auto Monumental de Almada e mais uma vez propusemos que montassem um conversor/inversor que nós próprios tínhamos, assim foi, levamos o conversor foi montado pela oficina e aí descobriram qual era o problema, o inversor!
Faltando agora programar o inversor que a Citroen Auto Monumental de Almada não consegue, mais uma vez será uma oficina exterior a Citroen a fazer esse trabalho.
Esta oficina de “rua” conseguiu em 5 minutos com o custo de 1 chamada telefónica o que a Marca Citroen não conseguiu em 3 meses.
O nosso espanto quando recebemos a fatura pró-forma por parte da Citroen Auto Monumental de Almada com um valor de 2.894,35€ onde tem descrito 1 diagnóstico de 47€ + iva e outro diagnostico exaustivo com o valor de 564€ + iva.
Contatamos a Citroen Auto Monumental de Almada o Sr. * para pedir a explicação deste valor visto o diagnostico ser terem andado na tentativa falha com troca de peças (ao qual já está a ser cobrado todas as montagens e desmontagens), termos metido um alternador do híbrido, mais montagens e desmontagens, kit de correias e tensores sem necessidade ao qual não estavam danificados, sem nunca conseguirem fazer um diagnostico da avaria do carro e no final apresentam-nos esta conta.
Para além de estarmos a pagar um alternador e kit de tensores e correias sem necessidade não concordamos com o pagamento do disgnóstico exaustivo quando ainda têm o carro retido à mais de 3 meses em desvalorização constante e quando tentaram arranjar o carro nas horas vagas.
Aguardamos reposta e solução à situação para liquidação da conta e levantamento da viatura.

Tiago Valente
Data de ocorrência: 29 de outubro 2021