Auto Rabal S.A.

Auto Rabal - Barulho na direcção

Joao António F. Silva Dias
Joao Dias apresentou a reclamação
20 de novembro 2014

A minha esposa é proprietária de um Ford fiesta, adquirido em 22-10-2010, com "0" kilómetros, modelo JA8 VAR SNJB1J a gasolina e que neste momento se encontra com 40.105 Km.
Acontece que o veiculo começou a fazer um ruido desconfortável (como se uma das peças se fosse soltar), pois o termo mais correcto será uma batida da direcção. O veiculo teve a sua primeira inspeção no Centro de Inpecções, onde o mesmo problema foi detectado, tendo para tal sido alertado pelo engenheiro responsável que contactasse a Ford, pois já tinham aparecido vários veículos com o mesmo problema, alertado para a segurança da viatura em estrada, e que se a ford não solucionasse o problema numa próxima inspecção não passaria. Depois de consultar a oficina autorizada Ford em Viana do Castelo, fui informado de que seria a coluna de direcção que precisava de ser lubrificada e/ou com defeito e como tal teria de ser substituída a expensas minhas. Tudo isto me pareceu um pouco sinistro, na medida em que tive conhecimento de que no mesmo modelo do mesmo período, algumas viaturas não vem com esse problema e outras vem e estas últimas tem vindo a ter inúmeras reclamações como a minha, tendo V.s Ex.cias as solucionado uma vez que se trata de um defeito de fabrico na inclusão da dita peça no veiculo.
Posto isto aguardo uma resposta urgente quanto possível e celere.
com os melhores cumprimentos
João Dias

Data de ocorrência: 20 de novembro 2014
Joao Dias
16 de fevereiro 2015
Ford Fiesta
33-JV-54

Depois da reclamação através deste portal, fui contactado atrás de mail e depois telefonicamente, através da representante nacional da marca, que me informou que informou que prontamente iria notificar o concecionário no sentido de trocar a peça com defeito e solucionar assim o problema para que o cliente ficasse devidamente satisfeito com a marca. Posto isto, e passado algum tempo fui conctatado pela concessionária local (auto rabal), que me solicita todas as facturas e revisões efectuadas até á data na viatura, o que prontamente lhes enviei. Ora acontece, que depois de algum tempo passei a ser informado (telefonicamente), de que não poderiam fazer nada, na medida em que as revisões (tendo sido uma), não foram efectuadas na concecionária.
Acontece porém, que não há lei nenhuma que obrigue o cliente a efectuar qualquer revisão, na casa ou marca onde adquiriu a viatura, tendo a nossa viatura efectuado as respectivas revisões em outro concecionário autorizado e da minha confiança, do qual fiz prova documental junto da concecionária. Acresce o facto de o veiculo ter já sido inspecionado no centro de inspecções conforme o designado na lei, o que pelos técnicos locais fui avisado que me deveria dirigir á cidadã concecionária pois tratava-se de defeito de peça e nada teria a ver com revisões pontuais ou obrigatórias. Facto esse que passei a alertar a citada, diste facto, o que nada me foi confirmado ou dito acerca do assunto em causa.
Em novo contacto com a mesma, e na ausência da resposta, fui informado que apesar da "ordem" da representante nacional para efectuarem a substituição da citada peça, faltava "saber" quem pagaria a sua substituição. Ou seja voltamos á estaca zero.
Em suma:
Informei;
queixei;
houve ordem nacional para substuição da peça;
Concecionária local verifica a anomalia;
Concecionária local pede documentos de revisões;
Concecionária local alega que revisões teriam que ser efectuadas nas suas instalações;
são apresentados docs de prova de revisões feitas fora;
o centro de inspecções alega que não se trata de falta de revisões, mas de peça com defeito;
por ultimo, é-me dito que não podem suportar a despesa....

Tudo, me parecem tentativas frustradas para que o cliente fique saturado e esqueça...o que coloca o mercado da marca em causa negativamente.

Em conclusão continuo a aguardar a resolução do problema e já lá vão quase 5 meses...
Com os melhores cumprimentos