Auto Reparadora de Cabanas

Auto Reparadora de Cabanas - Não cumprimento da garantia da reparação realizada

Joana
Joana apresentou a reclamação
23 de maio 2018

Venho por este meio apresentar a minha reclamação, por escrito, relativamente à oficina Auto Reparadora Cabanas Manutenção,Lda com o NIF 505635267. Antes de dar inicio ao relato dos factos vou posicionar no tempo alguns dados que considero relevantes: Sou proprietária da Renault Megane Break 1.5 DCI com a matricula 78-JG-96, desde Janeiro de 2017 (data em que realiza as inspeções), inicialmente houve uma verificação da bomba de óleo e em Março um acidente devido as condições meteorológicas que não estavam favoráveis, uma vez que chovia torrencialmente. Após o Acidente o veículo foi reparado, e considerando viagens realizadas à posteriori como sendo Portugal-Barcelona (+ de 20 horas de viagem) o carro manteve se perfeitamente, sem apresentar quaisquer outras anomalias até à data a que se refere esta reclamação. No dia 4.04.2018, estava a seguir em direcção a Setúbal quando junto às bombas da Galp o meu veículo acende a luz do óleo juntamente com uma indicação de STOP, nisto reconhecendo a importância dos sinais de alerta decidi parar na oficina mais próxima, aproximadamente 1 km. Chegando à oficina, expliquei o sucedido e o Sr. Mecânico Cristiano, indica que para ligar o veículo à máquina tem um custo de 30€, como considerei importante aceitei. Quando é feito a respectiva ligação e segundo indicação do Mecânico, o computador não assume a avaria e por isso não cobrou o valor. Considerando eu de grande importância colocar os senhores a par do historial do carro, informei que anteriormente já tinha sido verificado a bomba de óleo. O Mecânico muito prontamente afirma que de facto parecia ser da bomba de óleo, questionei sobre valores e disse me que uma bomba de óleo andava na casa dos 200€ e poucos euros mais o IVA mas que a esse valor acrescentaria outras coisas.
Muito bem, solicitei o orçamento e no decorrer da semana ligam me uma primeira vez e dizem que o valor seria 400€ e tal euros no caso do problema ser de um fusível do óleo, no mesmo dia verificam que não é e voltam a contactar informando que o carro vai ser mexido na zona do motor e que alem disso tem de ser retificado a cambota e que o valor da reparação passa a ser os 1400 euros. A factura factura pode ser apresentada, no caso de ser necessário.
Como resido numa zona de poucos acessos de transportes, o carro faz me imensa falta e a própria oficina tinha conhecimento disso. Ainda assim, após ter aceite esse mesmo orçamento absurdo esperei 2 semanas desde a data que deixei na oficina até ser entregue.
Ainda antes da entrega, o Sr. Mecânico Cristiano contacta me a falar mal do trabalho do mecânico anterior dizendo que ele deixou peças cheias de silicone à volta, que tinha peças danificadas como sendo o volante bi-massa danificado, tubo de descarga do óleo cheia de silicone, e que por essa razão teria de assinar um termo de responsabilidade sobre essas peças.
Embora eu não compreenda nada de mecânica e o mecânico tendo conhecimento disso, assinei esse documento, no entanto o que sei é que o carro antes de entrar na oficina estava bom, não apresentava problema nenhum na embraiagem que fosse notável e que o carro quando saiu da outra oficina andou até apresentar este problema relativamente à luz do óleo ter acendido. Inclusive o carro foi inspecionado em Fevereiro e estava tudo certo.
Quando contactaram para ir levantar a minha viatura, efectuei o pagamento no local e como estive durante todo o tempo a recorrer ao aluguer automóvel porque o meu seguro não dispõe de veiculo de substituição, pedi ao mecânico que fosse comigo para deixar o carro junto da minha residência, pois só no dia seguinte entregaria o outro carro e começaria a usar o meu.
Nisto o mecânico fez um reparo e disse: " isto da embraiagem não esta mesmo bom tanto que sente-se uma grande tremedeira". Fiquei com a sensação que poderia estar a exagerar porque anteriormente nunca havia tido essa sensação. O facto é que quando fui pegar no veículo no dia 19.04.2018 sinto que realmente o carro não estava como o tinha deixado, no que toca a embraiagem, tremia bastante e sentia a dura ( sensação que caso tivesse surgido anteriormente, era sem dúvida notável). Era a primeira vez depois da reparação que estava a conduzir a carrinha, já no Barreiro, sinto que o carro perde imensa força e não desenvolvia como deve ser até que, passado muito pouco tempo reparo que o carro esta a deitar um fumo anormal pelo escape, fumo muito branco e que incomoda nitidamente outros condutores. A viatura foi de imediato imobilizada e entrei em contacto com a mesma oficina, visto que disponho de uma factura com garantia da reparação e respectivas peças, o mecânico disse que podia enviar e que no Sabado encerravam as 13h que so voltariam a pegar na carrinha na 2º feira.
Considerando que o reenvio da viatura para a mesma oficina é uma reclamação da reparação anterior, pensei que teria alguma prioridade. Aguardei todo o dia de 2ª feira e ninguém me contactou, ponderei que podia ser por estarem a averiguar a origem do problema. Na 3ª feira novamente ninguém me contactou, mas solicitei a um amigo meu que entrasse em contacto com a oficina para saber mais informações, até porque comecei a ter a sensação que estava a ser subestimada por ser mulher e não entender de mecânica. Ao meu amigo, disseram que aquilo era do turbo e que iria ter mais custos associados aquela reparação e que o ideal seria eu ir a oficina para ser informada. Muito bem, no dia seguinte dirigi-me novamente com um amigo (policia) e o mesmo que tinha ligado para saber o ponto de situação, aquilo que o Sr. Mecânico ( Proprietário da Oficina) disse é que o carro quando chegou lá, não estava a funcionar, não ligava o painel de controlo e nem respondia ao cartão e que já tinha chegado assim da transportadora. Disse inclusive que já tinha ligado os cabos para verificar se o problema era bateria descarregada e não era porque não deu qualquer sinal. Situação quanto a mim, muito estranha porque antes da carrinha subir para o reboque juntamente com o senhor do reboque verificamos os km´s no painel de controlo e o carro estava a responder perfeitamente.
E o Mecânico disse, que ia falar até com alguém da Renault para ver se era algum problema elétrico que fosse possível resolver se não, ainda teria mais essa despesa.
Relativamente à avaria principal indicou em frente à testemunha que aquilo era do turbo, afirmando convictamente que nada tinha haver com a sua reparação e que tudo que fez estava bem feito, e eu questionei como seria possivel o carro sair dali pior do que tinha entrado. Após estas constantes afirmações que o mecânico ia fazendo ao longo do dialogo, para justificar eu ter de pagar por uma reparação que tem garantia, e após referir várias vezes que o mecânico anterior é que não tinha feito um bom trabalho, o meu amigo questionou-o se já tinha a certeza que o problema era mesmo do turbo e nesse dia ele disse que ainda ia verificar para confirmar e que entraria em contacto comigo.
Nisto, passaram alguns dias e o Mecânico liga me e informa-me que em relação à avaria elétrica ainda não sabe a origem e que o carro continuava sem responder e que confirmou que o turbo tinha de ser substituído e que não tinha nada a ver com a reparação feita anteriormente. De qualquer forma, eu já tinha falado com algumas pessoas que indicaram que bastava algo não ter sido bem feito na intervenção do mecânico para danificar o turbo ou pelo menos para acelerar o processo e que ele não podia recusar a garantia conforme indicado pela Direcção Geral do Apoio ao Consumidor telefonicamente.
No contacto que o mecânico fez para mim, via telefone, indicou que no caso de ter dúvidas poderia levar um mecânico de minha confiança para verificar o que tinha sido feito.
E foi o que fiz, levei um mecânico (também ele, testemunha) , pai de uma amiga de infância e eles conversaram e de facto conclui-se que alem de não existir rigor na qualidade do trabalho, foi notável que a preocupação foi fazer apenas o mínimo e indispensável e até outras coisas que eram desnecessárias para chegar a bomba do óleo e que o turbo era algo que deveriam sempre verificar quando é realizado um serviço como este. Ou seja, uma grande falha na qualidade e zero de preocupação de satisfação do cliente tal como em garantias de um bom serviço.
Na conversa com o mecânico meu amigo, disse ainda que, o carro quando tinha lá chegado tinha perdido óleo e que o senhor do reboque tinha inclusive referido isso mesmo, no entanto, anteriormente não tinha dito nada disso quando fui a oficina e o mecânico meu amigo ainda fez um reparo importante, que foi :se tivesse perdido óleo a carrinha estava suja ainda por mais carrinha de cor branca e a verdade é que não tinha qualquer vestígio.
O Mecânico deixou ainda escapar neste dialogo que, o que poderia ter acontecido que fosse de responsabilidade dele era alguma partícula ter ido para a zona de passagem do óleo gerando este problema, mesmo depois deste discurso, disse que tinha sempre custos e que mesmo que mudasse o óleo e filtro de óleo tinha custos porque segundo ele a garantia não está afecta a esta segunda reparação por tratar-se de avarias quanto a ele, distintas.
Solicitei um relatório da reparação realizada, na qual não concordei totalmente com a informação prestada pela oficina em alguns pontos mas que nesta segunda vez já fui mais cautelosa e essa informação ficou indicada no documento,
Decidi retirar a viatura da oficina, para ser averiguada esta situação e para evitar retaliações e numa primeira fase informo que relativamente à suposta avaria cujo o motivo era o carro não ligar, tratava se de um fusível e caso ele tivesse ligado à bateria como tinha dito , tinha detectado como foi feito posteriormente, logo aqui a capacidade de resposta é muito aquém de uma reparadora com o minimo de qualidade. Além disso, já fui inclusive informada que as cambotas de carrinhas iguais a minha nem costumam ser rectificadas e sim só colocadas novas.
Os valores para o trabalho realizado foi caríssimo já para não falar na descriminação da factura onde verifico que só no preço do óleo, mais valia comprar nas bombas de gasolina que consegue ser mais económico.
Acredito que isto seja só o inicio deste processo, porque eu exijo ser ressercida de todos os custos desta reparação que trouxe me danos e gerou muitos outros gastos. Cujo tenho comigo as facturas relativas também a alugueres de viaturas e reboque.
Quanto a mim , agiram de má fé para comigo e a viatura esta numa outra oficina de forma a ser averiguado todo o trabalho realizado.
Foram realizadas as reclamações com os seguintes números: 1911826,1911827,1911828 e 1911829 no livro de reclamações dia 11.5.2018.

Data de ocorrência: 23 de maio 2018