Autodoc

Auto-doc.pt - Exigência de cobrança de transporte indevida

Hugo Santos
Hugo Santos apresentou a reclamação
31 de março 2019
Encomendei peça (jogo de pastilhas para travão de disco - eixo dianteiro) através da aplicação AutoDoc. Quando iniciamos uma compra é-nos pedido para colocar a marca e modelo da viatura e de seguida é apresentada uma série de produtos compatíveis com a viatura. Aquando da colocação da peça em questão o mecânico transmitiu-me que esta tinha uma dimensão superior, não sendo portanto possível a sua instalação. Constatou-se que peça em questão não é compatível com a minha viatura porque houve um erro por parte do AutoDoc. Comuniquei de seguida o sucedido e foi-me transmitido que os encargos do transporte para devolução da peça para a Alemanha (país onde a empresa opera) serão da minha responsabilidade. Foi-me transmitido ainda que antes de efectuar a compra deveria entrar em contacto telefonicamente com um operador para confirmar a compatibilidade da peça com a minha viatura. Perguntou eu: para que serve então a aplicação que a empresa disponibiliza para os clientes efectuarem a compra de produtos??? Ridículo!
Data de ocorrência: 31 de março 2019
Auto-doc.pt
10 de abril 2019
Estimado cliente,
Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Auto-doc.pt
12 de abril 2019
Bom dia Sr Hugo,
Lamentamos imenso a incompatibilidade da peça em questão, mas devemos esclarecer alguns momentos:

1- Tal como escrito no parágrafo 3 do Direito de Rescisão:
Com referência a mercadorias que podem ser normalmente enviadas pelo correio, vale:

Temos o direito de recusar o reembolso, até que recebamos a mercadoria de volta ou até que o cliente comprove, que reenviou as mercadorias, consoante a o que ocorrer primeiro.

O cliente deverá reenviar a mercadoria de imediato e de modo imprescindível dentro de um prazo de quatorze dias contados a partir do dia em que nos informou sobre a rescisão do contrato em questão, para o seguinte endereço: Partex Global GmbH, Rhinstraße 132, 12681 Berlin, Alemanha.

O prazo só será considerado cumprido, se a mercadoria for enviada antes de decorrido o prazo de quatorze dias. O cliente arca com os custos diretos do reenvio da mercadoria.

2- O selector de peças pelos dados ou pela matrícula do automóvel apresenta uma lista de peças (entre as mais de 100.000.00) disponíveis em stock, que podem ser compatíveis com o modelo do carro em questão.
Os fabricantes de automóveis fabricam carros com a mesma denominação comercial, cilindrada e potência do motor e etc, mas ao mesmo tempo eles fazem inúmeras modificações (com ou sem ar condicionado; elevador manual ou automático; travões de discos ou tambores e etc). Estas modificações não são indicadas nem pela matrícula e nem pelo modelo do automóvel.
Por este motivo no site disponibilizamos as características das peças (quando disponibilizadas pelo fabricante) e também escrevemos o que poderá ler no 3º ponto.

3- Na descrição de todas as peças no nosso site, nós informamos o seguinte:
Por favor, note que a verificação final para a compatibilidade é somente possível com a ajuda do chamado OEN (Número Original do Equipamento). As descrições dos nossos produtos contêm apenas as suas especificações técnicas e não podem garantir a sua compatibilidade com um determinado veículo. Antes de fazer uma encomenda, deve verificar o OEN indicado na descrição do artigo equivalente.

Sendo que antes de encomendar o cliente é convidado a ler os seus Direitos de Rescisão e também as nossas Políticas de Privacidade, e sem aceita-los é impossibilitado de continuar com a encomenda, nos é estranho receber tais reclamações constantemente, o que nos leva a pensar que os clientes não prestam a atenção nas informações transmitidas pela própria empresa.

Sendo a satisfação dos nossos clientes a maior política da empresa, o nosso departamento de controle de qualidade entrará em contacto consigo, a fim de encontrar uma solução para a vossa reclamação.

Gratos pela sua compreensão.
Melhores cumprimentos.
Hugo Santos
Hugo Santos avaliou a marca
18 de abril 2019

Apesar do sucedido continuo a demonstrar confiança na marca.