Autodoc

Auto-doc.pt - Expediente para desistência de reclamação

José Coelho apresentou a reclamação
22 de janeiro 2020
Na sequência da compra de um kit de embraiagem e da posterior reclamação, a Autodoc recusa enviar ao fabricante, para avaliação da garantia, um dispositivo de desembraiagem central, que partiu no final da montagem, sem que para isso tenha sido aplicada qualquer força excessiva. Argumentam que para avaliação da garantia tenho que enviar todo o kit ou seja, tenho que enviar também o disco e o prato de embraiagem que estão montados e em perfeitas condições. Aquando da reclamação, telefonicamente disseram-me para enviar a peça com defeito, nunca me falaram que seria necessário todo o kit. Com base nessa informação e para não ter o carro parado, comprei-lhes um novo dispositivo de desembraiagem central. Desmontei a peça que tinha partido, montei a nova e ficou tudo a funcionar. Entretanto enviei a peça partida e assim que ela lá chegou começou o folclore. Primeiro era necessário todo o kit. Retorqui que enviei a peça que estava danificada e tendo em conta que as peças são independentes achava que não fazia sentido enviar as restantes que se encontravam montadas e a funcionar em perfeitas condições. Depois o argumento passou para "o fabricante exige" que assim seja. Contatei o fabricante e este afirmou que podia analisar a peça sem necessidade de enviar todo o kit. Aí o argumento mudou, e num tom meio ameaçador, já eram as regras da empresa (Autodoc) e que eu não tinha comprado nada ao fornecedor mas sim a eles e como tal eram as regras deles que tinha que respeitar.

Transcrevo parcialmente os emails do folclore com que a Autodoc demonstra o expediente para que o cliente desista, por cansaço, da sua legitima reclamação.
-----------------------------------------------
AUTODOC ->JPC
Bom dia sr José Pedro Marchante Coelho vimos informar-lhe que recebemos recado do departamento de garantia que recebemos so 1 - Dispositivo de desembraiagem central, embraiagem .
Mas como e garantia e esta a reclamar o kit de embraiagem devia enviar o kit de embraiagem completo .
KIT DE EMBRAIAGEM INCLUÍ OS SEGUINTES COMPONENTES:
1 - Dispositivo de desembreiagem central, embraiagem
1 - Prato da embraiagem
1 - Disco de embraiagem
-------------------------------------------------------------
Bom dia
Efetivamente só enviei o dispositivo de desembraiagem central, porque só este tinha defeito. O prato e o disco de embraiagem estavam montados e a funcionar perfeitamente, e economicamente não justificava os custos da sua desmontagem, do seu envio e como já tinham sido montadas também já não poderiam ser vendidas como novas. A reclamação incidiu apenas sobre o dispositivo de desembraiagem central, o sistema é que terá assumido a reclamação de todo o kit, mas efetivamente apenas pretendo reclamar o dispositivo de desembraiagem central enviado.
-----------------------------------------------------------
AUTODOC ->JPC
Bom dia sr José Pedro Marchante vimos informar-lhe que precisamos todas as pecas do kit de embraiagem para que devolver para o nosso armazém .O produtor não vai analisar Garantia sem receber as pecas em falta .
Bom dia novamente
Mas porquê? Eu próprio estou a dizer que o disco e o prato de embraiagem não têm problema algum. O kit não é indecomponível. Cada uma das peças têm um valor, é só analisar a peça com defeito e devolver o respetivo valor. Qual a lógica de desmontar, enviar uma peça perfeitamente funcional só por que uma outra tem um defeito.
AUTODOC ->JPC
Ola, boa tarde Sr. José Pedro Marchante Coelho Caro cliente, vimos por este meio informar que se voce tivesse encomendar o kit de embraiagem em separado, ai sim nao havia problema.
Voce encomendou o kit completo, e caso que um artigo do kit seja denificado, voce tem que devolver o kit completo e nao apenas a peca em questao.
JPC -> BILSTEINGROUP (FABRICANTE)
Bom dia
Comprei a um vosso distribuidor um kit de embraiagem ADF123090. No final da montagem, sem que fosse feita força que o justificasse o purgador do óleo do dispositivo de desembraiagem central partiu-se. Para não ficar com o carro parado comprei um novo dispositivo de desembraiagem central e remontei o carro. Reclamei ao distribuidor e enviei a peça. Agora o distribuidor diz-me que o fabricante exige receber todo o kit para avaliar a garantia. Assim venho por este meio questionar se é mesmo assim? Se sim, qual o motivo? Uma vez que as peças que constituem este kit são independentes, qual a razão lógica para fazer duas peças perfeitamente funcionais andarem para trás e para a frente uns milhares de quilómetros.
BILSTEINGROUP (FABRICANTE) -> JPC
Estimado Sr. José Coelho,
De acordo com a informação que dispomos pode pedir apenas a garantia do concêntrico à AUTODOC, no entanto o bilsteingroup reserva o direito de eventualmente pedir as restantes peças para análise (disco e prato de embraiagem) caso seja necessário.
Bom dia
Na sequência do pedido de esclarecimento enviado à blueprint/bilsteingroup, acerca da necessidade de envio do kit completo para análise da garantia do dispositivo de desembraiagem central, recebi o email que anexo e que transcrevo parcialmente.
-------------------------------------- Início de citação---------------------------------------------------
Deverá contactar a AUTODOC assim que possível e expôr o sucedido novamente e caso se mostrem renitentes, estes devem contactar o bilsteingroup."
-----------------------------------Fim de citação--------------------------------------------------------
Tendo em conta a resposta do fabricante, aguardo confirmação do envio do referido dispositivo de desembraiagem central defeituoso para análise da respetiva garantia.
----------------------------------------------------------------
Bom dia Sr.José Pedro Coelho
Relacao de garantia
Infelizmente o nosso produtor nao aceite a garantia , sem ter o KIT inteiro
Envie se faz favor para nos restantes pecas do KIT!
Precisamos o KIT ADF123090 / BLUE PRINT / 1 completa Caso contrario a garantia do KIT sera recusada
Bom dia
Estão a brincar comigo certo? Sabem ler? Leram o e-mail que enviei em anexo? EU CONTACTEI O VOSSO FABRICANTE E ELE DIZ QUE PODE ANALIZAR A GARANTIA SEM RECEBER O KIT COMPLETO. Façam o favor de não arranjarem maneira de ROUBAR os vossos clientes.
------------------------------------------------------------------------------
Bom dia Sr.José Pedro Coelho
Peco desculpa .Sr. Pedro a peca que voce comprou foi no nossa empresa!
Cada empresa tem regras que deve cumprir Mais uma vez estamos-lhe avisar , para contunuar o processo da garantia , se faz favor enviar para nos o KIT inteiro
JPC -> AUTODOC
Ok já percebi que estão de má fé. Vou divulgar.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2020
11 de fevereiro 2020
Após muita insistência resolveram o problema.
José Coelho avaliou a marca
11 de fevereiro 2020

Devem melhorar o atendimento pós venda.