Autoridade Nacional de Protecção Civil
    2794-112 Carnaxide
  • geral@prociv.pt

Autoridade Nacional de Protecção Civil - Falta de

Jorge Amaral apresentou a reclamação
2 de outubro 2018 (editada a 20 de novembro 2018)
A 7 de Novembro de 2017 enviei a seguinte mensagem ao Sr Presidente da Câmara de Vieira do Minho, Engº António Barbosa. "Sou possuidor desde há cerca de 20 anos dum prédio na união das freguesias de Ventosa e Cova. É um local que elegi desde há muito como ideal para ter como segunda habitação e onde, após a minha reforma passo cada vez mais tempo com a minha família.

Entendo vir à sua presença pois como dever de munícipe cumpre-me a missão de cooperar com a autarquia em vários sentidos e um deles é a protecção e os riscos que podem envolver certas situações que obviamente lhe podem passar despercebidas. Peço porém a V.Exa. que não entenda este meu contacto como reclamação ou crítica e muito menos como queixa contra quem quer que seja, mas sim como uma informação/alerta, que os últimos casos trágicos e recentes não podem deixar de me obrigar a pedir a sua ajuda, a fim de que tranquilamente possa continuar a desfrutar dum local que tanto gosto e onde tenho investido de forma significativa em preservação e renovação.

A Sul da minha habitação encontra-se um terreno cujo dono conheci há muitos anos e com quem me relacionava muito bem. Acontece que segundo creio este senhor faleceu e o terreno está desde há muito completamente abandonado, pois ninguém me consegue dar informações a quem pertence.

Conforme fotos que anexo poderá avaliar, até porque sei que já esteve há anos com o pelouro do Ambiente e Protecção Civil, existe o risco de incêndio e desabamento que estas árvores constituem para a minha habitação, tanto pela iminência de caírem por cima do telhado e para a estrada, como ainda por colocarem em risco de rotura os cabos de electricidade, onde praticamente vários ramos estão pousados. Para além dos riscos materiais estão em causa também os riscos humanos, o que obviamente é bem mais grave.
Pedi aconselhamento informal a alguns Bombeiros de quem sou amigo que me sugeriram que devia informar a Protecção Civil.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2018
Bom Dia

Deverá contatar a Camara Municipal
8 de outubro 2018
É inacreditável a resposta da protecção civil depois da minha reclamação começar por dizer que a 7 de Novembro contactei por mail o Sr Presidente da C.M. Vieira do Minho enviando a mensagem que transcrevi na minha exposição sem sequer ter uma resposta. Afinal a quem protege a Protecção Civil??? Com respostas destas absolutamente autistas e ridículas a assuntos muito sérios não admira que tantos acidentes e tantas desgraças continuem a acontecer neste pobre país que parece cada vez mais sem "rei nem Roque". Esta ridícula resposta à minha exposição vai merecer a minha divulgação pelos meios de comunicação que disponho e que seguramente não deixarão de fazer eco à tamanha "ajuda e eficácia" da nossa (Des) Protecção Civil. LAMENTÁVEL!!!
20 de novembro 2018
CONTINUAMOS LAMENTAVELMENTE SEM QUALQUER RESPOSTA DA PROTECÇÃO CIVIL. ESTÃO À ESPERA QUE ACONTEÇA ALGO COMO AGORA ACONTECEU EM BORBA??? TODOS SABIAM MAS NINGUÉM FEZ NADA... E PRONTO MAIS UMA TRAGÉDIA. ACORDEM SENHORES FAÇAM O QUE VOS COMPETE!