Autoridade Nacional de Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil - Ninho vespa asiática

Marco Paulo Pereira da Costa
Marco Costa apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2020
Perante a inércia do Município de Torres Novas (Protecção Civil) na pessoa do Sr. Miguel e do Sr. Romão, pessoas essas que ficaram encarregues da destruição de um ninho de vespa asiática, exponho V.ª Ex.ª o seguinte:
No início de Mês de Dezembro de 2019, entrei em contacto directo com a protecção civil de Torres Novas na pessoa do Sr. Miguel, expondo-lhe a situação de um ninho de vespa asiática, junto da localidade de casal da Estrada, na Nacional 349-3, cruzamento para a localidade de Pousos, tendo esse durante o contacto telefónico informado que se iria deslocar ao local durante a tarde e que retornaria a chamada telefónica a informar da hora.
Perante o facto de nunca mais ser contactado voltei a ligar para a protecção civil onde fui atendido pelo Sr. Miguel o qual respondeu que já não tinha possibilidade de se deslocar ao local, e que posteriormente efectuaria diligências no sentido do ninho ser destruído.
Já em Fevereiro 2020, pelo facto do ninho ainda se encontrar intacto, voltei a contactar com a protecção civil, onde me foi solicitado pelo Sr. Miguel uma SMS com o local exacto, o que fiz no momento tendo ainda juntado duas fotos, ficando combinado que nesse dia o mesmo me iria contactar e que se deslocaria ao local, o que mais uma vez não aconteceu.
Neste dia 27 de Fevereiro de 2020 fui contactado pelo Sr. Miguel, o qual me informou que se deslocaria ao local para efectuar a destruição do ninho pelas 14:30, sendo que a meio da manhã voltei a receber novo contacto, desta vez pelo Sr. Romão o qual me informou que passados cerca de dez minutos estaria no local para destruir o ninho, pelo que o informei que iria arranjar uma pessoa para se encontrar com o mesmo e melhor lhe indicar o local exacto para não perderem muito tempo à procura do ninho, o que fiz de imediato.
De imediato contactei com a pessoa proprietário do terreno onde se encontra o ninho o qual afirmou que estava a trabalhar a cerca de cem metros do mesmo e que de imediato esperaria pela protecção civil junto do cruzamento da Nacional 349-3.
Facto é que passados quase duas horas a pessoa, proprietária do terreno me contactou onde afirmava que ainda se encontrava à espera da protecção civil, pelo que de imediato fiquei constrangido perante a falta de palavra de tais pessoas da protecção civil, o que me levou logo a contactar os mesmos.
Neste contacto atendeu o Sr. Romão o qual afirmou que teria andado á procura do local e que não tinha encontrado, pelo que já não se encontrava perto e já não tinha possibilidade e fazer a destruição do ninho naquele dia, afirmando que talvez possa no dia 03 de Março de 2020.
Perante os factos narrados anteriormente, tendo a minha pessoa ficado mal vista uma vez que me propus a tratar do assunto, e do facto do proprietário do terreno ter perdido quase uma manhã de trabalho a aguardar a chegada dos elementos da protecção civil que não chegaram e tendo em conta todo a publicidade que se fez em meios televisivos, panfletos, rádios, internet e outros sobre este assunto, questiono qual a razão para esta situação, tendo eu conhecimento directo que as entidades policiais no dia em que têm conhecimento de situações idênticas se deslocam ao local a verificar a situação e ainda elaboram o relatório para a protecção civil da área.
Qual o motivo da demora da destruição do ninho??? e a razão pela qual me sinto enganado por uma entidade que visa o bem estar da sociedade presando por resolver problemas da sua competência.
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2020