Autoridade Nacional de Protecção Civil
Autoridade Nacional de Protecção Civil7.9
  • Avenida do Forte
    2794-112 Carnaxide
  • geral@prociv.pt

Autoridade Nacional de Protecção Civil - Utilização inadequada de equipamento da Protecção Civil

José António de Sousa Xavier
José Xavier apresentou a reclamação
15 de julho 2018

Por este meio dou a conhecer que hoje dia 05.07.2018 pelas 14,25h, na Serra da Boa viagem – Buarcos, Figueira da Foz, deparei-me com a seguinte situação:
1 - Viatura caracterizada dos Sapadores Florestais / Protecção Civil da Figueira da Foz com o nº SF 05-162 , matricula 39-FA-77 (ver fotos em anexo), a transformar combustível florestal em plena estrada, sem qualquer sinalética de aviso de trabalhos e de via parcialmente obstruída.
2 – Esses trabalhos resultavam na queda de resíduos na estrada e no lançamento do mesmo, depois de triturados, directamente para a mata.

Por dever e obrigação como cidadão, questionei a equipa de trabalhos presente e solicitei que fosse colocada sinalética na estrada, para evitarem situações graves e darem “Bom Exemplo” como Protecção Civil.
Obtive como resposta que não tinham esse equipamento e que estavam a cumprir ordens do comandante do Bombeiros e da PC.

Entendi alertar e informar a situação e dirigi-me para esse efeito, ao Gabinete da Proteção Civil da Figueira da Foz.
Fui recebido por dois Colaboradores que perante a minha intenção se limitaram a dizerem que não eram responsáveis e que nada podiam fazer.

Como a minha intenção foi alertar e apresentar soluções, para se corrigir e fazermos todos melhor " ser solução e não um problema", e, como senti de forma clara que este cidadão estava ser um incômodo e uma perturbação ao serviço do dia, entendi informar por este meio para que algo possa ser feito de melhoria. Nesta situação basta serem exigentes, rigorosos de acordo com a situação e tratarem destes assuntos com o tempo adequado e não fazerem as coisas sobre pressão por causa das coimas ou do descortino publico.

Dormirei de consciência tranquila, porque alertei, informei e apresentei soluções nesse Gabinete da PC .

Aproveito para deixar o alertar do facto de ter verificado, hoje, a existência dum número alto de resíduos florestais, cortado com alguns meses, a aguardarem a recolha, nesta mesma serra.

Não fiquem confortável com o modelo e o conteúdo do atendimento e do entendimento dado pelo Gabinete da Protecção Civil da Figueira da Foz, perante o meu alerta.

Fiquei com a certeza de que um alerta ou uma reclamação , ainda é vista como uma coisa má. Lamento!

Respeitosamente

Data de ocorrência: 15 de julho 2018
Exmo. Senhor
José Xavier

Em resposta ao solicitado informo que a sua queixa deverá ser apresentada ao Exmo. Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz do qual depende o Serviço Municipal de Proteção Civil .
Trata-se de matéria que não é da competência desta Autoridade Nacional.
Com os melhores cumprimentos
15 de outubro 2018

no mínimo fiquei com a resposta recebida. Fiquei a saber que desvalorizaram e chutaram o assunto.
Agradeço que cumpram com o Vosso dever e obrigação e dêem conhecimento ao município em causa.
Aproveito para Vos dar conhecimento da noticia saída hoje no JN , que certamente é do conhecimento geral, e que vem reforçar a minha preocupação no modelo de coordenação da PC da Figueira da Foz.
Cumprimentos