Autoridade Tributária e Aduaneira

Alfândega de Lisboa - Cobrança errada, IVA a mais

Joana Silva
Joana Silva apresentou a reclamação
5 de outubro 2016

Boa tarde, gostaria de saber o porquê de ter pago 21,15€ na receção de um produto, rececionado quinta-feira dia 29 de Setembro.

Efectuei uma encomenda a uma empresa dos Estados Unidos e encomendei duas agendas.
Na encomenda/fatura estão descriminadas as duas agendas e o valor de portes.

Reparo que o valor que me foi aplicado refere-se ao IVA, ora se apenas veio a agenda no valor de $5, gostaria de saber o porque do IVA ter sido aplicado ao valor total da fatura (duas agendas + portes), que é de $46.99.

Além disso, a minha outra questão é, quando vier a segunda agenda, vai-me ser cobrado novamente 21,15€ ? da mesma fatura?

Nada disto faz sentido e nem sequer olharam para a fatura que estava toda descriminada, tal como eu a enviei.

Não é a primeira vez que encomendo algo do estrangeiro, e nunca me foi cobrado algum valor pelo seu desalfandegamento. Muito menos desta forma.

Joana Silva

Data de ocorrência: 5 de outubro 2016

A alfandega é uma lotaria, pode ter sorte e nem sequer olham para a sua encomenda.
Quanto aos 21,15€ não são totalmente de iva. Existem taxas e afins com valores fixos.

A culpa foi do expedidor que enviou fatura com artigos em falta. Se só enviou 1 artigo, era para ter enviado a fatura com 1 artigo. O valor é calculado pela fatura.