Autoridade Tributária e Aduaneira

Alfândega de Lisboa - Desalfandegamento

João Gama Correia
João Correia apresentou a reclamação
16 de março 2018

Fiz uma encomenda proveniente da China, com o valor de 19,99€ (portes grátis). Esta encomenda chegou a Portugal no passado dia 01/02/2018 sendo que se encontra retida nos serviços aduaneiros desde esta data.

No dia 19/02/2018 recebi uma carta a informar que a encomenda tinha sido seleccionada para controlo aduaneiro, tendo sido pedida alguma documentação. Nesse mesmo dia, enviei toda a documentação solicitada.

No dia 22/02/2018, dada a falta de resposta à documentação por mim enviada, enviei um email questionando o estado do processo, sendo que me responderam no dia 26/02/2018 argumentando que na documentação enviada não havia descrição dos portes de envio. Respondi imediatamente, enviando a mesma fatura que tinha enviado anteriormente, e explicando que sim, esse valor estava descrito na fatura, no campo Shipping, com o valor 0.00€ (portes grátis).

Não recebi qualquer feedback deste envio. Voltei a enviar novo mail pedindo ponto de situação a 06/03/2018, sem resposta. Enviei outro email pedindo ponto de situação a 12/03/2018, também este sem resposta.

Ontem, 15/03/2018, liguei para o número de apoio ao cliente dos CTT (disponibilizado na carta -707262626), sendo que após 10 minutos de conversa ( e 2,5€ mais pobre) me foi dito que já tinham em sistema a indicação de que os portes da encomenda eram grátis, e que nada pode ser feito a não ser esperar pelo desalfandegamento, não me sabendo dizer se este processo demora 1 hora, 1 dia, 1 mês ou 1 ano.

Posto isto, e tendo em conta que a encomenda está em vossa posse há 43 dias, tendo inclusivamente falhado o seu propósito ( era suposto ser um presente), quero apresentar o meu descontentamento com a postura dos Serviços aduaneiros, que além de morosos não dão qualquer satisfação ao cliente, sendo que solicitam documentação e nem sequer se dão ao trabalho de a analisar convenientemente, caso contrário este processo possivelmente já estaria fechado.

Espero que a encomenda seja entregue o mais rapidamente possível, pois 43 dias ( e a contar...) para entregar uma encomenda com um valor de 19,99€, que nem sequer pode ser taxada devido ao seu valor, só me faz lembrar uma palavra: ridículo.

Melhores cumprimentos,

João Correia

Data de ocorrência: 16 de março 2018
João Correia
16 de março 2018
Problema aparenta estar do lado dos CTT, que tratam o processo directamente com o0s serviços aduaneiros.

Resposta rápida.
João Gama Correia
João Correia avaliou a marca
16 de março 2018

Resolvido pois problema é com os CTT e não com os serviços aduaneiros. Responderam bastante rápido.