Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Alteração de residência fiscal

Inês Mira apresentou a reclamação
11 de agosto 2022
Venho por este meio apresentar a minha queixa quanto ao tempo de demora para solucionar questões de residência fiscal. É inadmissivel que tenha um pedido em aberto desde março de 2021, para o qual só me deram resposta em março de 2022, porque me desloquei às instalações do serviço para perceber o estado do pedido, e desde essa data ainda não tenha sido possível resolver o tema.
Durante este processo foram enviados diversos documentos, em 2021 foi marcado um atendimento presencial par ao qual me disseram que "não ia fazer nada às instalações " pelo que desmarcaram, até documentos à autoridade tributária da Eslováquia foram solicitados (e que protamente foram enviados pelo país em questão) e até hoje não tenho qualquer update do estado do meu pedido nem uma data estimada para resolução deste tema. Já foram efetuados diversos pedidos de update ao tema no e-balcão e já foi efetuada uma reclamação graciosa para que o processo avance e até hoje não tenho qualquer informação.
Mensalmente tenho efetuado os pagamentos do acerto de IRS à espera que a morada seja alterada e possa ser reçarcida dos valores cobrados incorretamente.
É inadmissivel estar à espera há mais de um ano de uma resposta e solução.
Obrigada.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2022
Exª Senhora
Inês Mira

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assim, convidamos V. Exa, a continuar a colocar os seus pedidos, através do serviço eletrónico “e-balcão “que pode aceder através do seguinte link:

Ao seu dispor,
11 de agosto 2022
Pedidos através do E-balcão é algo que tenho feito com bastante recorrência.
Ex. ª Senhora
Inês Mira

Com o objetivo de podermos dar a devida atenção às suas questões, assegurando a identidade de quem se nos dirige e respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugere-se que apresente a sua queixa através do Portal das Finanças, clicando em
Contacte-nos >Direitos do Contribuinte >ACEDER»

Ou, caso entenda pode aceder diretamente através do seguinte link:

Ao seu dispor,
18 de agosto 2022
Foi submetida queixa via Direitos dos Contribuintes. Obrigada.
19 de agosto 2022

Tal como todas as outras vezes, a resposta que me chegou da queixa que fiz foi:

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

O processo encontra-se em analise. Será notificada da decisão
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

Isto é inadmissível ao fim de tanto tempo ninguem dar uma resposta concreta.