Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Apoio extraordinário

Jair Barreto apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
Boa tarde, venho reclamar o facto de ter de esperar até mais de 6 meses para poder receber o valor de 125€ por não ter conta no banco, se até hoje deixei de usar conta no banco não iria ser agora que ia abrir uma conta para receber o apoio, não tem lógica nenhuma... Se a seg social enviou vales porquê que as Finanças não fazem o mesmo? Isto é surreal
Data de ocorrência: 28 de novembro 2022
Ex. º Senhor
Jair Barreto

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Aproveitamos para levar ao conhecimento de V. Exa que o Decreto-Lei nº 57-C/2022 de 06/09 estabeleceu as medidas excecionais de apoio às famílias para mitigação dos efeitos da inflação, tendo estes apoios sido regulados pela Portaria nº 244-A/2022 de 26/09.

O art.2.º da citada Portaria, vem regular o pagamento a efetuar pela AT, estabelecendo, no seu n.º 5 que «O pagamento do apoio extraordinário nos termos do presente artigo é efetuado a partir de 20 de outubro de 2022 por transferência bancária através de um dos seguintes meios supletivos:

a) Do International Bank Account Number (IBAN) que conste do cadastro da AT; ou
b) Do IBAN confirmado aquando da submissão da declaração de rendimentos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS relativa ao ano de 2021, independentemente do respetivo titular.» (s.i.c.)

Assim, e para mais esclarecimentos convidamos V. Exa, a aceder ao Portal das Finanças em Destaques e Atualidades > IBANs - Apoio Extraordinário aos Titulares de Rendimentos > VER Mais

Ou pode aceder diretamente, através do link:

Ao seu dispor,
28 de novembro 2022
Continuo sem obter a resposta á minja questão, saber se posso receber via postal antes do término dos 6 meses porque a ideia é mitigar a inflação que existe hoje.
Obrigado