Autoridade Tributária e Aduaneira

Autoridade Tributária e Aduaneira - Caos

Celeste Silva
Celeste Silva apresentou a reclamação
15 de maio 2018

Hoje, dia 15 de Maio, pelas 09:10h desloquei-me ao 9º Bairro da Repartição de Finanças e foi-me dito pelas pessoas que ali estavam em pé que seria necessário aguardar junto da máquina das senhas, pois esta atribuía na opção B, uma senha sem número.
Assim, estive junto da máquina, tomando conta da minha vez de chegada e fomos informando as outras pessoas que, somente quando alguém acabasse de ser atendido, é que poderíamos carregar no botão.
Passado algum tempo chegou uma senhora que carregou no respetivo botão, enquanto lhe estávamos a dizer o que se estava a passar e, por ter pressionado o botão em simultâneo ao momento em que alguém tinha acabado de ser atendido, saiu uma senha com número, passando esta senhora à frente de todos os que já ali se encontravam. Ficou ela com o número 31 e recusou-se a dar a senha a quem estava em primeiro na fila.
Todas as pessoas se queixaram, mas nada se resolveu. Dirigi-me ao balcão número 2 e disse que queria o livro de reclamações. A funcionária perguntou-me qual o motivo da reclamação e eu referi o problema de a máquina não estar a atribuir os números e serem os clientes a ter de estar a tomar conta da sua vez e reportei a situação da senhora que, entretanto, tinha ido lá fora, como pude comprovar, pois ela regressou.
A funcionária disse-me que nós é que tínhamos de tomar conta da vez e que se eu fizesse a reclamação retirariam as senhas a todas as pessoas que ali estavam, pois poderiam ter optado logo por fechar a porta.
Perguntei como é que poderiam fechar a porta no horário de atendimento da repartição, onde é que nós seríamos atendidos e aí a funcionária do balcão 1 disse para eu enviar pelo sistema digital ao que eu referi já o ter feito no dia 13, mas que só tinha ali ido para pedir um esclarecimento. Essa funcionária, com modos bastante agressivos e deseducados disse que iria retirar as senhas e levantou-se de prontidão, dirigindo-se ao fundo da sala e dizendo que ia buscar o livro amarelo.
Nesse momento, disse-lhe que não o fizesse, pois ela estava a passar o problema para mim, como se fosse eu a culpada de toda aquela situação e que eu queria fazer reclamação do serviço e não das funcionárias que ali se encontravam. Disse, ainda, que eu tinha direito a fazer a reclamação do facto e as duas funcionárias em simultâneo iam atacando a minha posição, referindo a funcionária do balcão 2 que eu estava a empatar o serviço e que já poderiam estar a avançar se não fosse eu estar ali a reclamar.
Não queria acreditar no que estava a ouvir, pois o caos estava ali instalado com pessoas a passarem à frente de outras e eu apenas queria valer-me dos meus direitos, neste caso a reclamação para resolverem esta situação da máquina, que no dia anterior já se encontra a atribuir as senhas da mesma forma.
Penso que o bloqueamento da distribuição de senhas não é correto. Este tipo de máquinas é colocado nos serviços para haver justiça no atendimento ordenado. As pessoas vão chegando e tiram a senha. Se pela hora do fecho da repartição houver muitas pessoas por atender, essas terão de voltar no dia seguinte e o processo repete-se.
Também seria bom que as duas funcionárias em questão, [pois eu fui também atendida mais cedo pela senha A7 e a funcionária do balcão 5 foi corretíssima] fizessem um minicurso de atendimento ao cliente, pois eu falo baixo e não sou mal-educada e sou uma pessoa responsável.

Data de ocorrência: 15 de maio 2018