Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Constante alteração dos meus dados pessoais

Júlio Mendes apresentou a reclamação
23 de outubro 2022
Não consigo entender como uma entidade estatal, que supostamente se gaba de zelar pelos contribuintes, está constantemente a alterar os dados pessoais que deveriam ser privados.

Se eu quiser alterar a minha morada discais, é uma confusão. No entanto, pelo menos é a segunda vez em pouco tempo que verifico que me alteraram o meu iban sem que eu tivesse conhecimento. Ainda por cima quando apenas sou titular de uma conta que tem no mínimo 20 Anos. Como é possível falarem em que só é permitida a alteração após confirmação do titular da conta, mas colocam lá uma que nunca tive ou vi? Hoje verifiquei que tinha o iban PT50003600309910168943509 de alguém de Lisboa quando nem lá vivo ou vivi...
E como se não basta-se tudo isso, hoje verifiquei que fizeram a transferência no dia 21 do apoio para essa conta...
Data de ocorrência: 21 de outubro 2022
Ex. Senhor
Júlio André da Cunha Mendes

A AT considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os contribuintes, pelo que, o seu contacto é muito relevante para nós, tendo em vista a melhoria continua dos serviços que prestamos aos cidadãos.

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, convidamos V. Exa a utilizar os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assim sugerimos a V.Exa que utilize o serviço eletrónico “ e-balcão “.

Para aceder ao serviço eletrónico “e-balcão”, deverá entrar no Portal das Finanças, em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html
Seguidamente deverá clicar no Ícone da página principal, CONTACTE-NOS > Atendimento e-balcão > aceder >autenticar-se
Ou
Aceda diretamente através do link infra.:

Para melhor visualização da forma como aceder e utilizar o serviço eletrónico, e-balcão, pode consultar o folheto informativo, disponível no Portal das Finanças

Para um mais fácil acesso ao folheto informativo, pode utilizar o link abaixo indicado:
Para que a sua comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados/atualizados no Portal das Finanças.
Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Ao seu dispor,
3 de novembro 2022
Após receber uma chamada dando conhecimento que a transferência não seria realizada por incompatibilidade de titulares da conta, eis o meu espanto, quando sou informado pela titular dessa conta, que por sinal já não falava há 10 anos, que o meu dinheiro foi para a conta dela... E que as finanças têm de informar o banco para devolver o dinheiro as finanças para que esta, transfira para a conta certa...

E na chamada que recebi das finanças, a Sra disse que qualquer assunto, poderia mandar mensagem para o e-balcao que teria resposta pronta. Curioso que tenho lá uma questão desde o dia 27 de Outubro e continuo a aguardar resposta de como pretendem agora fazer para retirar o dinheiro transferido para conta indevida e mandarem para a minha...

Aproveito para dizer também que reclamei no site das finanças, mas que de nada serve... Encaminharam um anexo para fugir às responsabilidades.

Enquanto isso... Continuo a aguardar uma solução que ninguém da.
17 de novembro 2022
Como é possível darem como resolvido algo que continua por resolver?

Até ao dia de hoje continuo a aguardar uma solução...
Ex. Senhor
Júlio André da Cunha Mendes

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assim, convidamos V. Exa, a continuar a colocar o seu pedido, através do serviço eletrónico “e-balcão “disponível no Portal das Finanças em:
Contacte-nos >e-balcão>Atendimento- e-balcão>Autenticação
Ou,
Pode aceder diretamente através do seguinte link:

Salienta-se que serviço eletrónico “e-balcão” permite-lhe colocar todas as questões que pretende ver esclarecidas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, como se estivesse presencialmente no Serviço de Finanças, bem como juntar documentos, caso entenda.

Ao seu dispor,
19 de novembro 2022
É verdade que permite colocar todo tipo de questões. Mas também é verdade que tenho uma questão tanto no e-balcao como na secção de queixas que aguarda desde o dia 08 de Novembro por uma resposta...
Júlio Mendes avaliou a marca
21 de novembro 2022

Exemplo do estado deste país. Entidades públicas fazem o que querem e nunca assumem nada. E os seus funcionários ainda reclamam por aumentos para fazer ainda menos.