Autoridade Tributária e Aduaneira
Taxa de Retenção de Clientes
47,5%
Prémios e distinções
  • 217206707
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Declaração de irs

Nelson Fernandes apresentou a reclamação
27 de maio 2024
Boa noite, venho por este meio reclamar do seguinte.
Submeti a minha declaração de IRS logo no inicio de Abril e até á data de hoje ainda nem sequer foi validada.
Penso que seja por ter os anexos F e G, pois já ouvi noticias que é por causa das novas tabelas.
Acho inadmissível toda esta situação.
Cumprimentos.

Data de ocorrência: 27 de maio 2024
Ex. Senhor
Nelson Fernandes,

A AT considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os contribuintes, pelo que o seu contacto é muito relevante para nós, tendo em vista a melhoria continua dos serviços que prestamos aos cidadãos.

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Contudo e a titulo de informação genérica informa-se que :
Após a entrega da declaração de IRS, a mesma é submetida a diversos procedimentos informáticos, designadamente o de validação, antes do processamento de liquidação.

Estes processamentos são complexos e variam em função do número e do tipo de anexos da Declaração modelo 3 e dos campos que estão preenchidos.

Por outro lado, os processamentos informáticos em causa não podem decorrer em simultâneo, sendo também morosos no seu tempo de processamento.

A maior parte das declarações tem apenas anexos A, B e H, os quais têm validações mais simples, pelo que progridem na cadeia mais facilmente.

Não obstante o prazo fixado na lei para a AT efetuar a liquidação ser até 31 de julho, a AT faz todos os esforços para que as liquidações e os reembolsos sejam efetuados o mais cedo possível.

No entanto, e caso a sua questão ainda se mantenha, convidamos V. Exa, a colocá-la , através do serviço eletrónico “e-balcão “o qual se encontra disponível, no Portal das Finanças, e que pode aceder efetuando os seguintes passos:

Contacte-nos >e-balcão>Atendimento- e-balcão>Autenticação

Ou, pode aceder diretamente através do seguinte link:

Para que comunicação com a Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados e atualizados no Portal das Finanças.
Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Estamos ao seu dispor,
28 de maio 2024
Boa noite, já recorri aos vossos canais e a resposta foi exatamente a mesma.
Eu já tenho rendimentos prediais há vários anos e nunca me aconteceu isto.
Não é só a minha declaração que se encontra assim, familiares meus estão exatamente na mesma situação.
Vou esperar que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível.
Cumprimentos.

Nelson Fernandes avaliou a marca
7 de junho 2024

Foi preciso fazer reclamação no portal da queixa para a situação ser rapidamente resolvida.

Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.