Autoridade Tributária e Aduaneira
Taxa de Retenção de Clientes
47,5%
Prémios e distinções
  • 217206707
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Demora no irs

Tiago apresentou a reclamação
27 de maio 2024
Venho, por este meio, expressar a minha indignação sobre este atraso sem explicação por parte das Finanças. Declaração de IRS entregue a 07.04 e desde então aguarda validação, já me dirigi no dia 7 de maio ao departamento das finanças de Machico, para saber se havia algum problema, ao qual me informaram que não haveria problema algum. No entanto já lá vão 50 dias sem qualquer alteração. Isto é inconcebível em 2024!
Data de ocorrência: 27 de maio 2024
Ex. Senhor
Tiago,

A AT considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os contribuintes, pelo que o seu contacto é muito relevante para nós, tendo em vista a melhoria continua dos serviços que prestamos aos cidadãos.

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Contudo e a titulo de informação genérica informa-se que :
Após a entrega da declaração de IRS, a mesma é submetida a diversos procedimentos informáticos, designadamente o de validação, antes do processamento de liquidação.

Estes processamentos são complexos e variam em função do número e do tipo de anexos da Declaração modelo 3 e dos campos que estão preenchidos.

Por outro lado, os processamentos informáticos em causa não podem decorrer em simultâneo, sendo também morosos no seu tempo de processamento.

A maior parte das declarações tem apenas anexos A, B e H, os quais têm validações mais simples, pelo que progridem na cadeia mais facilmente.

Não obstante o prazo fixado na lei para a AT efetuar a liquidação ser até 31 de julho, a AT faz todos os esforços para que as liquidações e os reembolsos sejam efetuados o mais cedo possível.

No entanto, e caso a sua questão ainda se mantenha, convidamos V. Exa, a colocá-la , através do serviço eletrónico “e-balcão “o qual se encontra disponível, no Portal das Finanças, e que pode aceder efetuando os seguintes passos:

Contacte-nos >e-balcão>Atendimento- e-balcão>Autenticação

Ou, pode aceder diretamente através do seguinte link:

Para que comunicação com a Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados e atualizados no Portal das Finanças.

Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Estamos ao seu dispor
28 de maio 2024
Caríssimos,

Agradeço a vossa resposta tão atempada, embora não posso deixar de reparar que não deram a mínima atenção à minha exposição, apenas se limitaram a dar uma resposta automática, oxalá fossem tão rápidos a tratar do IRS, quanto a responder a uma reclamação.
Mas para que perceba mais detalhadamente a que me refiro, o procedimento para entrar em contacto convosco através do e-balcão, já tinha conhecimento, tanto que já fiz um pedido de contacto na data 14/05/2024 11:53:42, contacto este com o ID 1-3776490939, ao qual ainda não obtive qualquer resposta.
Não posso deixar de reparar, na vossa prontidão a responder a uma reclamação quando esta é feita em público, seria agradável se fossem igualmente eficientes a responder a reclamações em privado, mas claro, a imagem pública é que conta, e têm de parecer bonitos e eficientes.
Estarei ao dispor para qualquer situação que ajude a resolver a questão o mais rápido possível.
Tiago avaliou a marca
8 de junho 2024

Deram uma resposta rápida só para me tentar calar, quando lhes respondi em condições já nem responderam mais. Foi muita falta de caráter e competência!

Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.