Autoridade Tributária e Aduaneira
86.2
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Documentação pessoal retida para desalfandegamento

Marta Borges
Marta Borges apresentou a reclamação
27 de janeiro 2023
Prezados Senhores,

Informo que enviei uma carta com documentos do Brasil (código RR050122660BR) no dia 17 de janeiro de 2023, e no dia 26 de janeiro de 2023 a carta foi detida para Desalfandegamento. Entendo que seja um absurdo reterem tais documentos, considerando que não se trata de operação comercial, mas sim envio de documentação para pedido de Nacionalidade. Tais documentos tem validade, por isso é importante que sejam liberados imediatamente para que não gerem prejuízo para mim.

Solicito resolução disso com urgência.

Marta Maria
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2023
Ex.ª Senhora
Marta Borges

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Aproveitamos a oportunidade para levar ao conhecimento de V. Exa, que a AT, disponibiliza ao cidadão, através do Portal das Finanças, esclarecimentos sobre a matéria em questão que, poderá consultar através do seguinte link:

Adicionalmente, quanto ao desalfandegamento de encomendas postais, informamos que é possível consultar o estado do processo na alfandega no seguinte endereço: https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/external/stada-imp-simplex/jsp/consulta/EncomendasPostais.htm
(Caso a consulta efetuada nessa página não devolva nenhum resultado, tal significa que os CTT ainda não apresentaram qualquer declaração aduaneira de importação, relativa àquela encomenda, para aquele destinatário, pelo que deverá contactar os CTT. Caso os resultados da consulta efetuada nessa página indiquem a data de "mercadoria liberta da ação aduaneira", tal significa que foi autorizada a saída da mercadoria, pelo que deverá contactar os CTT.)

Na eventualidade da sua questão se manter, tem ao seu dispor a possibilidade de a colocar através do serviço eletrónico “e –balcão”, que se encontra disponível no Portal das Finanças, efetuando os seguintes passos
Contacte-nos>e-balcão>Atendimento-e-balcão>Autenticação

Todavia para um mais rápido e fácil acesso poderá aceder através do seguinte link:

Para que a comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos a V.Exa que tenha os seus contactos fiabilizados no Portal das Finanças.
Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Ao seu dispor,