Autoridade Tributária e Aduaneira
86.4
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Encomenda "presa" na alfandega apesar de ter sido enviada de um país da ue

PM
PM apresentou a reclamação
18 de janeiro 2020
No final do ano passado efectuei uma compra online de um artigo usado a questão é que o vendedor é um militar norte americano alocado numa base militar na Europa (Bélgica).
Este, por uma questão de comodidade, utilizou o serviço USPS (serviço postal norte americano) disponível na base. Mais tarde, ao seguir o tracking da encomenda, reparei que a mesma saiu da Europa para os Estados Unidos da América e regressou à Europa chegando a Portugal.

Ou seja, imediatamente antes de chegar a Portugal veio de um país extracomunitário, mas o país de onde foi enviado inicialmente é comunitário. Pelo serviço de tracking disponibilizado pelo USPS é possível consultar o "histórico do percurso" que encomenda realizou e comprovar o que afirmo.

Apesar das minhas tentativas de explicar a situação, continua a ser me exigido prosseguir com o pedido de desalfandegamento e depois o pagamento das respectivas despesas.

Resumindo: a encomenda foi enviada da Bélgica e não dos EUA, por isso acredito que não faz sentido exigir o pagamento de taxas.

Como não sabia mais a quem me dirigir tentei obter ajuda por parte do apoio ao cliente dos CTT, mas não tive qualquer sucesso ou indicação de como proceder.
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2020