Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Encomenda retida nos serviços aduaneiros

rui apresentou a reclamação
14 de outubro 2019
Estou á espera de uma encomenda que vem da Noruega para mim e que ficou retida nos serviços aduaneiros sem motivo, recebi uma carta para me dirigir aos serviços aduaneiros para levantar a encomenda, quando pedi a encomenda foi me exigido a factura, disse que se tratava de uma transacção não comercial entre particulares( Oferta) e como tal não tinha factura, mas não aceitaram as minhas justificações nem os documentos por mim apresentados, seguidamente fiz reclamação no livro de reclamações, de referir que entre a Noruega e a Europa existe um acordo de livre transito de pessoas, bens e mercadorias tal como o que existe dentro dos 28 estados membros da Europa. De modo que estou num impasse pois exigem-me algo que não tenho nem me o deveriam exigir ao abrigo do acordo de livre transito. E a verdade é que estou á espera á quase um mês de uma encomenda que já me deveria ter sido entregue por burocracias do estado português sem qualquer sentido
Data de ocorrência: 14 de outubro 2019
21 de outubro 2019
Continuo á espera da minha encomenda e de resposta da parte dos serviços, e continuam me a pedir factura, ora se não se trata de uma compra como posso ter factura ?????
22 de outubro 2019
As encomendas e mercadorias que circulam dentro do Espaço Económico Europeu do qual a Noruega e Portugal fazem parte têm livre transito de pessoas bens e mercadorias dentro do mercado interno da EEE , como é este caso , uma vez que a encomenda não se trata de nada proibido nem perigoso não entendo o porque de ter ficado retido nos serviços aduaneiros e depois dessa mesma verificação não me foi ter sido enviado para a morada de destino como deveria ter sido feito desde o dia 18/9. É no mínimo lamentável que tenha de esperar mais de 1 mês por uma encomenda enviada de um estado membro para outro dentro do Espaço Económico Europeu. E ainda que me seja exigida a factura quando se trata de uma oferta entre pessoas particulares ou seja trata-se de uma transacção não comercial, e como tal não existe fatura.
23 de outubro 2019
E o pior é que nem se dignam a responder quer a mails reclamações ou a dar uma solução, exigem factura quando se trata de um presente, quando nem o deveriam fazer pois independentemente do valor da encomenda dentro do espaço economico europeu á livre transito de mercadorias
19 de novembro 2019
E o pior é que a encomenda foi devolvida ao remetente, pois como disse não tenho factura por se tratar de uma oferta, mas o mais engraçado é que quando lhe foi devolvida a encomenda o conteúdo da mesma desapareceu, se calhar foi por isso que não pude receber a encomenda por ter sido subtraído o seu conteúdo, e assim alguem na alfandega ficou a ganhar ....................
rui avaliou a marca
19 de agosto 2022