Autoridade Tributária e Aduaneira
Autoridade Tributária e Aduaneira Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada
Performance da Marca
86.7
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,8%
Tempo Médio de Resposta
96,3%
Taxa de Solução
94%
Média das Avaliações
35,1%
Taxa de Retenção de Clientes
43,8%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Ranking na categoria
  • 217206707
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua da Prata, 10
    1149-027 Lisboa
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Extravio/atraso significativo

Resolvida
10/10
Nuno Vieira
Nuno Vieira apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Bom Dia,
Tenho um objecto proveniente do Brasil que chegou a Portugal no dia 17 de Novembro de 2021. Logo que o objecto chegou a Portugal fiz o desalfandegamento e o pagamento das respectivas taxas. O pacote passou do estado de Em Validação pela Autoridade Tributária para Saída da Alfandega no dia 18 de Novembro de 2021. Os ctt informaram via e-mail que o objecto ainda está em controlo físico. Como já passaram praticamente 2 meses e o objecto continua retido, gostaria de saber qual a razão do atraso?
Muito obrigado

Melhores cumps.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 18 de novembro 2021
Ex.º Senhor
Nuno Vieira

A AT considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os contribuintes, pelo que o seu contacto é muito relevante para nós, tendo em vista a melhoria continua dos serviços que prestamos aos cidadãos.

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugerimos que continue a colocar as suas questões através do e-balcão:

https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/ebalcao/formularioContacto/novoPedidoForm

Ao seu dispor,
Nuno Vieira
17 de janeiro 2022
Olá,
Como não obtive resposta á minha última questão através do e-balcão(14/01/2022 23:43:01), receio que por algum motivo de falha técnica não a tenham recebido. Por esse motivo levanto a questão por aqui mesmo.

No passado dia 13-01-2022, os CTT informaram-me que o objeto ainda se encontra em "Controlo Físico". Como achei a resposta no mínimo estranha, contactei a (Autoridade Tributária e Aduaneira através do e-balcão no portal das finanças. A resposta da AT foi que o processo referente ao objeto em causa se encontrava parado, porque a declaração aduaneira de importação (DAI) não se encontrava corretamente preenchida, devendo ser enviada outra em sua substituição.

Em relação ao DAI, não faço a mínima ideia que documento se trata, deve ter sido algo preenchido pelo meu representante aduaneiro(CTT). É que o objeto em causa foi uma oferta(presente), sendo que por esse motivo, no portal de desalfandegamento não é solicitado para preencher a DAI.
Em anexo envio um printScreen do formulário que preenchi a quando do desalfandegamento, onde declarei que o objecto é de natureza não comercial.

Posto isto, peço a vossa compreensão e ajuda para resolver este processo. Digam-me por favor o que necessito de fazer para desbloquear esta situação que já se arrasta há 2 meses.

Melhores cumps.
Nuno V
Nuno Vieira
Nuno Vieira avaliou a marca
26 de janeiro 2022

Sempre atenciosos!

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.