Autoridade Tributária e Aduaneira

Autoridade Tributária e Aduaneira - Extravio/atraso significativo

Nuno Vieira apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Bom Dia,
Tenho um objecto proveniente do Brasil que chegou a Portugal no dia 17 de Novembro de 2021. Logo que o objecto chegou a Portugal fiz o desalfandegamento e o pagamento das respectivas taxas. O pacote passou do estado de Em Validação pela Autoridade Tributária para Saída da Alfandega no dia 18 de Novembro de 2021. Os ctt informaram via e-mail que o objecto ainda está em controlo físico. Como já passaram praticamente 2 meses e o objecto continua retido, gostaria de saber qual a razão do atraso?
Muito obrigado

Melhores cumps.
Data de ocorrência: 18 de novembro 2021
Ex.º Senhor
Nuno Vieira

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugerimos que continue a colocar as suas questões através do e-balcão:

Ao seu dispor,
17 de janeiro 2022
Olá,
Como não obtive resposta á minha última questão através do e-balcão(14/01/2022 23:43:01), receio que por algum motivo de falha técnica não a tenham recebido. Por esse motivo levanto a questão por aqui mesmo.

No passado dia 13-01-2022, os CTT informaram-me que o objeto ainda se encontra em "Controlo Físico". Como achei a resposta no mínimo estranha, contactei a (Autoridade Tributária e Aduaneira através do e-balcão no portal das finanças. A resposta da AT foi que o processo referente ao objeto em causa se encontrava parado, porque a declaração aduaneira de importação (DAI) não se encontrava corretamente preenchida, devendo ser enviada outra em sua substituição.

Em relação ao DAI, não faço a mínima ideia que documento se trata, deve ter sido algo preenchido pelo meu representante aduaneiro(CTT). É que o objeto em causa foi uma oferta(presente), sendo que por esse motivo, no portal de desalfandegamento não é solicitado para preencher a DAI.
Em anexo envio um printScreen do formulário que preenchi a quando do desalfandegamento, onde declarei que o objecto é de natureza não comercial.

Posto isto, peço a vossa compreensão e ajuda para resolver este processo. Digam-me por favor o que necessito de fazer para desbloquear esta situação que já se arrasta há 2 meses.

Melhores cumps.
Nuno V