Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Finanças - a saga que não termina

Yuran Delgado apresentou a reclamação
27 de setembro 2022
Dia 23/06, dirigi-me ao serviços das finanças de Matosinhos com marcação as 13h (Posto 4 - Execuções (JF)). O assunto sendo que um funcionário da ultima vez havia autorizado um plano prestacional de uma dívida (também provocada por mau atendimento) e o mesmo garantiu que nao me preocupasse com o recebimento do IRS que tendo já o plano prestacional que recebo o IRS sem problemas e so tenho que fazer os pagamentos (1º pagamento 30 de Julho 2022). Passado uns dias recebo uma carta a informar que o IRS foi retido por causa da dívida e nao me preocupei mesmo tendo a garantia da parte deles que não ficaria retido deixei passar mas com o passar dos dias vi que a divida continuava igual e fui as finanças de matosinhos saber o que se passa pelo que não me sabiam dizer e o funcionário (que nem era quem me atendia) meteu-se na conversa afirmando que nunca me disse nada sobre o IRS e quando disse que tinha provas ate de gravação, o mesmo exaltou-se ameaçou-me com policia e negaram dar-me a informação de como proceder. Conclusão, não tive direito a ser informado. Mesmo com o plano prestacional, nunca deram a ordem de cancelamento de bloqueio do salário sendo que só após me dirigir as finanças outra vez, recebi o meu salário. Faço os pagamentos do plano prestacional e para a minha surpresa tenho mais dividas de coimas que não paguei e ao questionar no portal, dizem que foi porque o plano prestacional não incluía as coimas. Como assim? eu fui la presencialmente, porque nao incluíram as coimas quando pedi para tudo? Eu irei pagar nem que passe fome, mas isto é como tratam quem nao é amigo nas finanças.
Data de ocorrência: 23 de junho 2022
Ex. Senhor,
Yuran Delgado

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugerimos a V. Exa que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Neste âmbito, a Autoridade Tributária e Aduaneira tem ao dispor do cidadão:
 O serviço de atendimento eletrónico “e-balcão”

 A linha de atendimento telefónica-(CAT) 217 206 707

 E, caso a sua situação não seja possível de solucionar, através dos canais de comunicação não presenciais, dispõe da possibilidade de agendar um atendimento presencial por marcação no Portal das Finanças.

Caso o seu pedido consubstancie um pedido de esclarecimentos, pode sempre utilizar a ajuda on line, que se encontra disponível no Portal das Finanças utilizando o browser Chrome.

Ao seu dispor,
26 de outubro 2022
Não ficou resolvido e ligam sempre a pedir que retire a queixa do portal. Caso não seja ilegal, deixarei a queixa para que os contribuintes que sustentam o país possam estar informados dos problemas e entraves que as finanças criam aos contribuintes de forma a poder "produzir" mais coimas. Mesmo justificando a falta da declaração no passado, não ajudaram. Pedimos informação, dão informação errada ou nem dão nenhuma informação e quando as coimas chegam em casa e pedimos revisão das coimas por ser um erro a resposta deles sempre é "que soubesses". Pedindo ajuda nas finanças de matosinhos, foi me negado serviço pelos funcionários presentes. A ultima vez, fechei atividade e disseram que tinha que apresentar o IVA e assim fiz, sempre tenho erro no portal e reportei pelos canais oferecidos que não funcionava e mandaram mais uma multa de 500 e tal euros quando o proprio portal não funciona e eles nao respondem sobre o assunto?
26 de outubro 2022
Sim, oferecem forma de apresentar reclamação no portal das finanças mas qual o proposito? nunca resolveram, nunca ajudaram, só piora com o tempo. É preciso um treino urgente de funcionários das finanças que não transmitem a mesma informação e alguns até dão informação errada mas como dizem a informação dada nao é vinculativa e no final o contribuinte paga as coimas para sustentar funcionários que não ajudam
21 de novembro 2022
Continua a mesma guerra, cartão de crédito esgotado e ninguém ajuda. De momento estou a procura de aconselhamento legal com os videos que tenho a negarem serviço e todas as vezes que negaram ajuda. Também apresentei uma queixa no portal deles para ver se alguém poderia ajudar mas duvido. Se não for morar na rua foi sorte porque para as finanças é isso que querem.
Ex. º Senhor,
Yuran Delgado

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões/ esclarecimentos, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Aproveitamos para informar V.Exa, que se encontra disponível, no Portal das Finanças, um conjunto de esclarecimentos relativos aos direitos dos contribuintes e a possibilidade de apresentar uma queixa, disponível em:

Ao seu dispor
11 de janeiro 2023
Ainda a resolver. Espero pagar tudo e ter que ir a tribunal por causa disto, tenham muito cuidado com o pessoal das finanças gente. Discriminação total e provada com vídeos e screenshots.