Autoridade Tributária e Aduaneira
86.2
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Mau atendimento e recusa do livro de reclamações

Tânia Rodrigues apresentou a reclamação
5 de março 2021
Boa tarde venho por este meio descrever uma situação revoltante que passei no dia de hoje 5/03/2021 nas Finanças de Câmara de Lobos. Precisava de efetuar o pagamento do IUC pois nunca o fiz online e tenho algum receio e antes de dirigir-me até lá tive o cuidado de ir ao site das Finanças consultar o horário de atendimento e lá informa que os serviços daquele local funcionam sem interrupção para hora de almoço. Portanto dirigi-me as finanças para efetuar o pagamento do IUC, para meu espanto quando lá chego o segurança diz me num tom irónico que cheguei a tempo pois faltavam 5min para fechar para almoço e quando falei no horário que eles têm no site ele disse que estava desatualizado mas que aguardasse pois ainda seria atendida porque tinha chegado dentro do horário de atendimento foi buscar uma senha para mim e pediu me que aguardasse na rua e assim o fiz. Assim que bateu as 12:30 em ponto o dito senhor veio ao meu pé pedir me que fosse embora porque afinal já não seria atendida porque os senhores iam almoçar. Eu como é óbvio fiquem chateada porque não achei correcto aquela atitude e não estava mais ninguém a espera apenas eu, eles se quisessem teriam me atendido até porque eu cheguei dentro da hora do atendimento e em 2/3 min eles me tinham despachado mas não, recusaram me o atendimento se eu quisesse que voltasse as 14h. Já muito chateada com esta situação pedi o livro de reclamações e este foi me recusado, porquê? *Porque estamos na hora de almoço!!!" Responde o Segurança. Exigi várias vezes o livro de reclamações alegando ser um direito meu e a resposta foi sempre a mesma. Infelizmente acabei por vir embora pois não me deixaram pagar o IUC nem de fazer a reclamação no livro o que por si só já é muito grave. Talvez devesse ter chamado a PSP porque sei que não é permitido recusar o Livro de Reclamações as pessoas. Espero que esta reclamação vaia bater as entidades competentes e que façam algo para evitar estas situações. Obrigado
Data de ocorrência: 5 de março 2021
Ex.ª Senhora
Tânia Rodrigues

Com o objetivo de assegurar as regras da proteção de dados pessoais e porque existe um regime legal especifico, para apresentar queixas referentes ao Atendimento na Administração Pública com procedimentos próprios e regras de instrução e decisão, pelo que sugerimos, caso entenda, apresente a sua Reclamação no Portal das Finanças através do link:

seguindo os seguintes passos:
Autenticação >registar nova questão >imposto >queixa >tipo de questão > escolher a área >questão >livro amarelo
Tânia Rodrigues avaliou a marca
2 de outubro 2021