Autoridade Tributária e Aduaneira
86.6
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Plano de pagamentos interrompido injustamente

Sandra Gonçalves
Sandra Gonçalves apresentou a reclamação
20 de julho 2018

Fiz um plano de pagamentos com as financas de uma coima que recebi. Iniciei o primeiro pagamento o mês passado. Ao fazer o pagamento, a referência que me foi atribuída não funcionava então eu usei a referência que se encontrava no meu sítio das financas e o pagamento foi bem sucedido.
Antes da data de novo pagamento recebo uma carta das financas dizendo que o meu plano tinha sido interrompido e que iam executar fiscalmente.
Enviei email ao departamento das financas da minha área de residência com o comprovativo de residência e recebi a resposta de que tinha usado uma referência errada e que iam devolver o meu pagamento e proceder à execução fiscal.

Ora, eu, perante a impossibilidade de pagamento, usei a referência que estava ativa no meu sítio das financas. Não queria deixar de não pagar e cumprir à risca os pagamentos. Por um erro das financas sou penalizada desta forma? É de uma injustiça e falta de sensibilidade dos serviços do estado. Uma coisa era eu ter efetivamente falhado o pagamento, outra é eu ter pago com a referência válida em processo e ainda assim ser penalizada desta forma.

Agradeço resolução desta questão por favor e peço sensibilidade no trato da mesma já que eu estou desempregada, tenho dois filhos e o meu marido ganha o ordenado mínimo. O que esperam executar fiscalmente? O dinheiro com que alimento os meus filhos que não chega ao fim do mês?
É uma vergonha este país. Se eu fosse uma magnata bancária, não só me perdoavam a dívida como me baixavam os impostos!

Sinceramente.....

Melhores Cumprimentos