Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Reclamação mau atendimento

Ronaldo Batista
Ronaldo Batista apresentou a reclamação
22 de agosto 2019 (editada a 16 de dezembro 2020)
Dirigi-me ao Serviço de Finanças 8 para auxiliar um amigo no início de atividade. Quando chegámos tínhamos 30 senhas à frente no RENDIMENTO. Depois de quase duas horas à espera, o colaborar atendeu um contribuinte cujo assunto tinha de ser tratado na Tesouraria e o mesmo encaminhou o contribuinte até lá e esteve a brincar com a bebé do contribuinte enquanto o mesmo ouvia a explicação da colaboradora da Tesouraria. Polidamente, dirigi-me ao colaborador e perguntei-lhe se poderia continuar o atendimento dos contribuintes no RENDIMENTO, já que eu estava há quase duas horas à espera e ainda tinha 15 senhas à frente, ao que o colaborador respondeu-me num tom jocoso: "Está à espera? É a vida! Tem mais é que esperar mesmo." Afastei-me enquanto ele virou-se e continuou a brincar com a bebé e fui preencher o Livro de Reclamações. Esta postura é cada vez mais comum neste serviço de Finanças. A falta de respeito e falta de postura profissional são recorrentes. Solicitei falar com o responsável pelo Serviço de Finanças e o mesmo RECUSOU-SE a atender-me. Se eu quisesse, deveria enviar um email, que seria levado a consideração e avaliariam se o meu assunto seria relevante ou não ao Responsável do serviço. Este é o tratamento oferecido aos contribuintes neste país, principalmente neste Serviço de Finanças. Os colaboradores falam com os contribuintes com tanta arrogância, sempre insinuando que estão a prestar-nos um Grande Favor ao exercerem as suas funções; funções estas que são remuneradas com a junção dos impostos pagos por todos os contribuintes. É lamentável!
Data de ocorrência: 22 de agosto 2019
Ronaldo Batista
Ronaldo Batista avaliou a marca
11 de janeiro 2021

A Autoridade Tributária e Aduaneira presta um péssimo serviço público. Péssimo!