Autoridade Tributária e Aduaneira
86.7
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Reclamação sobre a demora na emissão da nota de liquidação do irs

Emanuel Oliveira apresentou a reclamação
6 de junho 2023
Prezados Senhores/Senhoras,

Espero que esta mensagem encontre todos os responsáveis do Portal das Finanças com saúde e bem-estar. Gostaria de expressar a minha preocupação e insatisfação em relação à demora na emissão da nota de liquidação do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS).

Compreendemos a complexidade e a carga de trabalho envolvidas na administração dos impostos e reconhecemos os esforços da vossa equipa. No entanto, é inadmissível que estejamos a aguardar há dois meses pela emissão da nota de liquidação, especialmente quando sabemos que há pessoas que recebem este documento em apenas dois dias. Esta discrepância nos prazos de processamento causa uma sensação de injustiça, discriminação e falta de transparência no sistema. Diante desta situação, exigimos uma explicação clara sobre os motivos que levam a esta demora excessiva na emissão da nota de liquidação.

Esperamos que a vossa instituição reconheça a importância de agir prontamente em relação a esta reclamação e que encontrem uma solução eficaz para esta questão. Agradecemos antecipadamente a vossa atenção e esperamos uma resposta satisfatória dentro de um prazo razoável.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 6 de junho 2023
Ex. Senhor
Emanuel Oliveira

Para que possamos assegurar a identidade de quem se nos dirige e cumprirmos o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, convidamos V. Exa, a utilizar os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Neste âmbito, sugerimos que coloque as suas questões, através do serviço eletrónico “e-balcão”, o qual se encontra disponível no Portal das Finanças.
Aceda em https://www.portaldasfinancas.gov.pt
Contacte-nos >e-balcão>Atendimento- e-balcão>Autenticação e registe o seu pedido.

Ou, pode aceder diretamente através do seguinte link:

Para que a comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados e atualizados no Portal das Finanças.
Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Estamos ao seu dispor,
Emanuel Oliveira avaliou a marca