Venho por meio deste reclamar da ausência de resposta através do email facultado pela AT (rendasapoio@at.gov.pt), cujo não responde ou esclarece o contribuinte acerca Apoio Extraordinário à Renda, ao qual envio emails desde o dia 16/06.
Contactando o serviço das finanças, os colaboradores não prestam qualquer informação, indicando que não têm como verificar se o cidadão vai receber ou não nem quando. No caso em específico, preencho os requisitos para o referido apoio e ainda não recepcionei qualquer pagamento e/ou notificação das finanças com o valor e data de pagamento.
Pretendo esclarecimentos relativos a esta questão, por um lado porque já deveria ter sido notificada e não sei se quer se está em análise, nem quando o montante irá ser pago. Agradeço esclarecimento, considerando inadmissível o cidadão ser privado de informação pro uma instituição pública.
Não adianta contactar o e-balcão, pois eles te mandam enviar email para o rendasapoio@at.gov.pt e voltamos para o início, nada e resolve e os atendentes não têm as informações. Segue anexo todos os emails enviados sem resposta.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 13 de julho 2023
Encontro-me exactamente na mesma situação, tal como muitos outros. Preencho todos os requisitos necessários para auferir do apoio extraordinário ao arrendamento, todos os dados se encontram em ordem, registo do iban no portal das finanças, morada correcta no cartão de cidadão, contracto de arrendamento em meu nome celebrado antes de Março, taxa de esforço superior a 35%, etc. O apoio não foi pago nem recebi comunicação da AT. Escrevi inúmeros e-mails para rendasapoio@at.gov.pt, até agora sem qualquer resposta. Desloquei-me à segurança social, disseram-me que não sabem resolver o assunto e que tinha de me deslocar às finanças. Marquei agendamento presencial nas finanças, pedem-me para expôr a questão através do e-balcão porque não sabem como proceder no meu caso. No e-balcão, dizem-me para escrever um e-mail para rendasapoio@at.gov.pt e dão o caso como encerrado. Nada funciona. Tenho uma necessidade crítica por este apoio, estou elegível para o receber, e o apoio não é entregue nem existem meios de esclarecimento.
É uma vergonha que os cidadãos que precisam do Apoio Extraordinário às Rendas não recebam nenhuma informação clara e transparente da AT ou do IHRU.
Como podemos confiar num estado que não cumpre as suas promessas e que não respeita os seus cidadãos!
Depois esperam que outros programas parecidos como o Programa Arrendar para Subarrendar (PAS) tenham sucesso! Se fazem isto com os arrendatários imagino com os proprietários! Ficam-lhes com as casas?!
Também estou nessa situação, penso que o melhor é todos os contribuintes lesados por falsas campanhas de apoio a renda ou por falta de respostas da at fazermos queixa crime contra o estado português, a at é uma entidade publica tem o dever de responder aos contribuintes com respostas concretas não estas respostas automática enviadas para todos os contribuintes muito menos darem uma queixa como resolvida sabendo essa entidade que não esta... é uma vergonha...
Uma vergonha mesmo eu a uns 3 mês que der apoio a renda de 100 e este mês já não recebo
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.