Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Valores em divida

Mena Costa apresentou a reclamação
22 de março 2023
Eu tinha valores em divida referente a pagamentos de IRS de 2019 e 2022, que por lapso meu nunca paguei. No final do mês de Janeiro, o meu ordenado foi penhorado e retiraram-me 124€. Contactei as finanças para tentar efectuar um acordo de pagamento para liquidar o restante valor em prestações (valor total em divida era de cerca de 440€). As finanças aceitaram o pedido de parcelamento da divida, mas como já existia uma penhora anterior sobre o meu ordenado no mês de Fevereiro foi me retirado mais 279,14€, prefazendo assim o total de 403€. Até aqui tudo bem, se eu devia tinha de pagar o valor. Aguardei que o valor fosse então usado para liquidar a divida mas tal não aconteceu. No dia 15 de Março, dirigi-me ao balcão fisico do Seixal e pedi para que ja que me penhoraram o valor o utilizassem para abater a divida. Foi me garantido que isso iria ocorrer nos proximos dias. Que eu poderia ficar descansada e ate incluisve poderia acompanhar a situação atraves do site das finanças. La iria ver a minha divida baixar gardualmente. Nesse dia a divida tinha o valor de cerca de 385€. No dia seguinte dirigi-me ao site e qual não é o meu espanto quando vejo que a mesma passou de 385€ para 410,14€ existindo assim uma dirença de 25€. Ja questionei as finanças sobre estas situações varias vezes mas nunca obtive resposta( atraves do E- BALCÃO). Quem é que vai pagar os 25€ de diferença? O contribuinte?. E porque motivo não actualizam os valores.
Data de ocorrência: 22 de março 2023
Ex.ª Senhora
Mena Costa

A AT considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os contribuintes, pelo que o seu contacto é muito relevante para nós.

Contudo, para que possamos assegurar a identidade de quem se nos dirige e cumprirmos o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugerimos V. Exa, que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Aproveitamos para levar ao seu conhecimento V. Exa que se encontra disponível, no Portal das Finanças, um conjunto de esclarecimentos relativos aos direitos dos contribuintes e a possibilidade de apresentar uma queixa, disponível em:

Estamos ao seu dispor,
22 de março 2023
Adoro as vossas respostas tipo, iguasis a todos os clientes.
Se bem entendi, devo então comunicar o meu problema atraves de pedido de ajudar no E-BALCÃO correcto?. Boa desde de dia 16/03/2023 até hoje ja enviei mais de 300 pedidos de ajuda aos vossos serviços mas poderei enviar mais 300 semproblemas ate pk trabalho ao computador durante 8 horas. Não sei se os funcionarios vão gostar da ideia mas tudo bem. Vou seguir as vossas indicações.
Se acham que vou aguardar meses para que a situação fique regularizada como li esta manhã (reclamações de outros contribuintes) garanto-vos que tal não vai acontecer pois na proxima semana vou pessoalmente ao balcão fisico No Seixal e não saiu de lá enquanto a situação não estiver esclarecida.
22 de março 2023
E como não ter mais resposta da Autoridade Tributária e Aduaneira? Dar a resposta antes facultada ou enviando atraves do E-balcão 300 email por dia.
Mena Costa avaliou a marca
5 de abril 2023

demoraram imenso tempo a resolver uma situação muito simples, que sreia utilizar valores recebidos para abater a divida. Retiveram dinheiro do contribuinte durante 2 meses, com a indicação que a culpa seria do sitema informatico. Mas na minha opinião. O sistema informatico só funciona se lhe dermos informação para ele resolver as questões. Logo a culpa não é do sitema informatico mas de quem trabalha com ele, pk ele sozinho ainda não faz tudo.