16.0
Aluguer de Automóveis
2 Sixt 79.4
3 Guerin 70.6
Avis16
Sovial - Sociedade de Viaturas de Aluguer, Lda.
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, 2 - 2º e 3º
    1700-284 LISBOA
  • apoio.cliente@avis.com.pt

Avis - Mau serviço prestado e valores cobrados em excesso

Carlos Nunes
Carlos Nunes apresentou a reclamação
8 de julho 2019

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento relativamente à minha experiência com o aluguer de uma viatura vossa. O relato que irei de seguida realizar refere-se a diferentes dimensões desta péssima experiência que tive convosco, a qual não irei repetir certamente.

No passado mês de Junho 2019 levantei uma viatura no aeroporto de Zagreb, reserva correspondente ao seguinte nº 0532-4469-PT-3. Para além de termos estado mais de uma hora até que a viatura nos fosse entregue depois de regularizarmos o seu levantamento no vosso balcão (quando tínhamos previamente avisado quanto à hora de chega do voo), o que revela falta de cuidado na análise dos pedidos dos vossos clientes, podendo no entanto afirmar que este foi o menor dos nosso problemas neste processo!

Quando estava para levantar o carro foi-nos pedido no local que realiza-se-mos um pagamento no valor de 400 euros com um cartão de crédito (pedido de caução), para salvaguardar alguns danos que o veiculo pudesse vir a a sofrer. Foi-nos também informado que o caso o carro fosse entregue nas mesmas condições a ordem de pagamento seria cancelada e assim o dinheiro desbloqueado. Questionámos o porquê na medida em que realizámos o pagamento integral aquando a reserva a partir de Portugal. Disseram que era politica da empresa e que não nos entregariam o carro se não o pagássemos. Aquando a realização do pagamento que tivemos de o fazer já que precisávamos do carro para o resto da viagem, foi-nos pedido uma assinatura digital sem nenhum documento associado, o que de acordo com a nova regulação europeia a nível de proteção de dados (RGPD) levanta muitas dúvidas, podendo inclusive ser uma falha grave e resultar numa denuncia para a autoridade reguladora europeia. Neste ponto considero que deveria partir da própria AVIS, um processo mais transparente e informar previamente aquando a reserva, desta particularidade no levantamento do veiculo, pois poderia não ter dinheiro para pagar este montante.

Continuando, ao realizar a reserva optei por um automóvel de categoria B e paguei por isso. Quando levantei o veiculo foi me dado um carro de categoria C, imundo por dentro e por fora, já para não falar no enorme numero de batidas, algumas das quais com fissuras no para-choques, riscos, amolgadelas, falta de tampão numa das rodas (envio em anexo fotos do veiculo entregue). O pisca direito da viatura encontrava-se avariado, apercebemo-nos disto quando saímos do parque do aeroporto. A caixa de velocidades do veiculo estava lassa assim como a embraiagem já para não falar nos quase 100000 Km que o carro apresentava. Uma vez mais demonstra a falta de brio da marca, que sendo uma marca internacional se pressupõe que tenha um mínimo de qualidade base, que não foi de todo cumprida.

Tivemos de durante quinze dias prosseguir a nossa viagem, com muita perícia do condutor assim como com muito receio por trás da mesma. Arrisco-me mesmo a dizer que quem tivesse pouca experiência a conduzir não o conseguira fazer com este carro!

Viagem terminada, entregámos o carro em Dubrovnik, alertando para toda esta má experiência. Recebemos um pedido de desculpas do vosso empregado que recebeu o carro e disse que estava tudo em conformidade na entrega e referiu que o dinheiro seria então desbloqueado dentro de 5 dias.

Cerca de quinze dias depois do nosso regresso recebemos uma nota de debito no valor de 365,22 euros no cartão de crédito referente a um pagamento à Avis (factura nº I60573900096710). Ligámos para a linha de apoio que nos informou que este dinheiro correspondia ao pagamento de dois seguros extra na entrega do carro (Semana(s) Indemn Colisao/CDW ; Semana(s) Super PAI), não tendo havido qualquer pedido de seguros extra, uma vez que na reserva já se encontravam incluídos os seguintes pontos:

O QUE ESTÁ INCLUIDO:
- O seu preço de aluguer inclui uma taxa única de ida de 118,09 €.
- Imposto local
- Suplemento adicional aeroporto/cidade
- Taxa de registo do veículo
- Proteção para furto do veículo
- Proteção para danos à integridade do veículo
- Quilometragem ilimitada

Tendo inclusive sido indicado ao vosso empregado, que estava já tudo incluído na reserva e não seria necessário mais nenhum valor extra, o qual nos confirmou que estava tudo incluído e que o cartão de crédito era apenas para o valor de Caução, nada mais.

Resumindo nunca foram pedidos seguros extra nenhuns, estando já os seguros obrigatórios incluídos aquando a reserva em Portugal (como acima indicado). Queremos que nos devolvam imediatamente o nosso dinheiro injusta e ilegalmente cobrado.

Ao dispor,

Carlos Nunes