16.7
Aluguer de Automóveis
2 Sixt 79.8
3 Auto Europe 78.8
Avis16.7
Sovial - Sociedade de Viaturas de Aluguer, Lda.
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, 2 - 2º e 3º
    1700-284 LISBOA
  • apoio.cliente@avis.com.pt

Avis - Mau serviço resulta em coimas nas finanças

Celia Maria Kun Rodrigues
Celia Rodrigues apresentou a reclamação
30 de junho 2015

Aluguei, pela internet, uma carrinha por um dia na AVIS (pertence à Sovial) em Coimbra. No dia em que levantei a carrinha, a 20-01-2014, na pequena cabine na estação de comboios Coimbra A, aderi ao vosso serviço de portagens que propõem. Passados uns dias recebi no email o vosso levantamento do valor das portagens do meu cartão bancário (documento em anexo). E imigrei para o estrangeiro.

A 8 Abril 2015, recebo um email do Portal das Finanças a avisar-me que tenho dívidas associadas ao meu número de contribuinte e que se não a regularizar, a multa vai aumentar (nessa altura já ia em 151,75 euros). Fiquei admirada por ter dívidas nas finanças quando tinha deixado tudo regularizado antes de imigrar. Quis saber do que se tratava e resolver esta situação.

Perguntei às Finanças do que se tratava que me encaminhou para a Brisa que me encaminhou para as Finanças e finalmente para a Via Verde. Das Finanças apenas tinha ficado a saber que tinha uma portagem a pagar de um carro que desconhecia. Entretanto a minha coima na Finanças subiu para 192,72 euros.

Recebi finalmente a resposta através da Autoridade Tributária da minha antiga zona de residência indicando-me o que a Via Verde respondeu:

‘A empresa de aluguer de viaturas, Sovial Lda., na qualidade de titular do contrato de adesão ao sistema Via Verde, que se encontrava associado à viatura de matrícula [matricula], identificou [o meu nome] como sendo responsável pela referida viatura, à data das contra-ordenações em causa que resultaram do incumprimento das condições de utilização previstas no contrato de aluguer que celebrou com a referida entidade, com a morada [tal].

De acordo com a informação disponibilizada pela referida rent-a-car, no contrato de aluguer efectuado, não foi subscrito o serviço de pagamento de portagens, pelo que não poderiam usufruir do referido sistema. ‘

Apesar de não concordar com este pedido de cobrança em meu nome, decidi pagar a portagem e a coima para esta parar de aumentar enquanto continuo a tratar deste assunto junto a vocês, AVIS, já que as Finanças não têm a hipótese de parar o aumento das coimas enquanto estas já foram estabelecidas.

Portanto, reclamo o facto de não terem descontado todas as portagens que deviam ter descontado. Reclamo o facto de também terem dado informações erradas em relação a eu ter aderido ao vosso serviço de portagens junto a outras entidades quando o anexo mostra o contrário. Quando aluguei a viatura no vosso site não vinha essa opção escolhida, mas ao levantar a viatura paguei esse vosso serviço. Reclamo que não prestaram o serviço que paguei e que tal vos faz responsáveis pelo valor da portagem e da coima por ter sido pago tardiamente. Isto podia ter sido evitado se o vosso serviço fosse bem feito.

Data de ocorrência: 30 de junho 2015
Avis
10 de julho 2015
Exma Senhora Célia Rodrigues,

Agradecemos desde já o seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

De acordo com o exposto, somos a solicitar que nos envie todas as notificações e comprovativos de pagamento, bem como das suas informações bancárias em formato JPG ou PDF, de forma a procedermos ao respectivo reembolso.
Muito lamentamos todos os inconvenientes.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar o nosso serviço de Apoio ao Cliente, via telefone através do número +351 21 754 78 25 ou em resposta a este e-mail através do endereço customer.service@avis-portugal.pt.

Com os nossos estimados cumprimentos,

Luis Serra
Apoio ao Cliente
www.avis.com.pt Tel: +351 21 754 78 25
www.budget.com.pt Tel: +351 21 754 78 54

Europe, Middle East and Africa
Celia Rodrigues
12 de julho 2015
Obrigada pela resposta.

Enviei os documentos solicitados para o email customer.service@avis-portugal.pt

Eram demasiados documentos para enviar por aqui. Espero que esta situação seja resolvida rapidamente.

Célia
Celia Rodrigues
3 de agosto 2015
Recebi a transferência do montante total que solicitei à AVIS. A transferência for efectuada pela Sovial.

A AVIS tratou rapidamente do assunto quando recebeu os meus comprovativos, avisos das finanças e prova de como tinha o serviço das portagens.

Em relação a este assunto, tenho pena que a Sovial tenha informado a Via Verde que eu não possuía serviço de portagens. Esperemos que tenha sido um lapso. Recomendaria que as Finanças fornecessem logo mais informação ao contribuinte em relação às coimas que andam a querer cobrar em vez de cobrar coimas que aumentam cada mês com apenas "Brisa" como informação.