41.2

Axis Wellness - Querem me cobrar quando eu não usufrui de nada

Evelyn De Baptista
Evelyn Baptista apresentou a reclamação
15 de outubro 2018

Boa tarde, no dia 5 de dezembros de 2016 inscrevi me no ginásio Axis em Viana do Castelo... fizeram me pagar 77,30€ dizendo que 39,80 era da prestação de fevereiro (ou seja estava me a “oferecer” a prestação de janeiro , visto que comecei em janeiro) , o resto era seguro e inscrição ! O que para mim me pareceu que paguei na mesma as duas prestações ! Nada foi oferecido aqui. Depois de uns tempos devido ao meu trabalho nunca conseguia ir ao ginásio , a tutora ligava me muitas vezes a perguntar o que se passava e eu explicava lhe a minha situação e tudo bem . Estive um mês e mais algumas semanas em que não ia ao ginásio então cancelei o débito directo e conversei com a senhora encarregada, ela falou que não podia cancelar as contas , que não podia cancelar o contrato e que teria que pagar até ao fim . Achei aquilo um absurdo visto que já estiveram a ganhar às minhas cuatas durante semanas onde eu não punha lá os pés .
Levei uma justificação do meu trabalho e eu mesma fui entregar em mãos ! Ela disse me aquilo só não chegava, obrigaram me a arranjar alguém para colocar no meu lugar, eu não posso obrigar ninguém a ir para o ginásio !! Depois de algum tempo começaram me a ligar com ameaças para pagar ou então ia para tribunal. Portanto eu pagava 39.80 por mês , queriam que pagasse ate ao fim quando eu não usufrui de nada durante semanas e ainda ia pagar por não estar lá a usufrui do ginásio !!! Até lá era um valor agora já vão em 959€ mandado pelo agente de execução deles ! Tentado me penhorar , pela minha entidade pregadora ! Lamento mas não tenho nada em meu nome portanto não vai ser por esse caminho ! Como os senhores escrevem nas vossas cartas “agir de má fé” pois é exactamente o que esta empresa está a fazer ! Querem buscar dinheiro que não lhes pertence agindo de má fé !

Data de ocorrência: 15 de outubro 2018
Boa tarde Evelina,

Fazemos o resumo da situação:

- No dia 5 de Dezembro inscreveu-se no nosso espaço, tendo optado por uma modalidade promocional com fidelização de 12 meses. Com esta opção foi garantido o valor mais baixo, assim como a oferta de 2 meses grátis (obviamente associado a um compromisso de pagamento de 12 mensalidades, independentemente do uso que viesse a fazer do clube). Tal como em todas as adesões de sócio adulto foi cobrada a Avaliação Física Inicial (serviço que utilizou) e o seguro desportivo válido por 12 meses (ativado quando começa a treinar). Foi facultada a cópia do contrato, tendo tido o correspondente período de reflexão do mesmo. Utilizou o clube, tendo sido registadas 17 entradas entre Dezembro de 2016 e Fevereiro de 2017. Em nenhum momento neste período manifestou qualquer dúvida ou discordância em relação às cláusulas contratuais, nem questionou porque, mesmo tendo frequentado 3 meses, pagou apenas 1 mês.
- No dia 5 de Janeiro de 2017 foi contactada pela consultora que a inscreveu, e que efetuamos por procedimento de qualidade, tendo manifestado total satisfação com o nosso serviço; não manifestou qualquer discordância em relação a qualquer cláusula contratual.
- De forma perfeitamente normal seguiram os débitos de Março e Abril, cumprindo o estabelecido contratualmente.
- Tal como refere, fomos mantendo o contacto com o objetivo de manter-se regular nos seus treinos, e garantindo que tiraria o melhor partido do nosso serviço. Afinal de contas a razão pela qual se inscreveu. Em nenhuma altura indicou discordância sobre o nosso contrato, ou sequer vontade de rescindir o mesmo, até ao dia 15 de Maio de 2017, em que foi verificado o cancelamento do seu débito.
- Após contacto telefónico da nossa parte, indicou a vontade de cancelar. Solicitamos que se deslocasse ao clube para o fazer.
- No dia 9 de Junho de 2017 foi efetuado o atendimento de cancelamento nas nossas instalações e explicadas com detalhe as condições de cancelamento, tal como descritas no seu contrato de adesão. Não ficaram claras nesse atendimento as reais razões do cancelamento, tendo afirmado numa primeira fase que iria mudar de cidade e numa outra fase que saia tarde do trabalho (às 20h) sendo que o nosso clube só encerra às 22h. Ficou de pensar no assunto e dar uma resposta, até porque foi indicado que para rescindir sem qualquer penalização o ideal seria transferir a adesão e precisaria de tempo para o fazer.
- No dia 19 de Julho (mais de 1 mês depois) voltamos a contactar no sentido de resolver a questão. Disse que ainda não tinha arranjado ninguém para transferir.
- Por não haver qualquer contacto posterior por iniciativa sua, enviamos uma carta registada onde constavam as diferentes opções de e onde apelávamos à resolução breve do cancelamento estipulando o dead-line de 25 de Setembro de 2017, explicando as consequências da não regularização.
- Ainda assim, e procurando sempre uma solução com menor transtorno para si, voltamos a comunicar (desta feita via sms) no dia 20 de Outubro onde estipulávamos o dead-line de 31 de Outubro de 2017, data a partir da qual o processo seguiria para ação legal.
- Não recebemos qualquer resposta a qualquer uma destas duas últimas comunicações.

Com base no acima descrito:

- Existe um valor contratualmente em falta de 358,20 €. Caso tivesse apresentado, em tempo útil, uma declaração comprovativa de impossibilidade (nomeadamente motivos de saúde ou profissionais) o valor em dívida seria de 179,10 €.
- Foram efetuadas todas as diligências da nossa parte para evitar custos adicionais para si, e aguardamos 5 meses por uma transferência de adesão que nunca se verificou.
- Suportamos custos adicionais com o envio de processo para injunção. Nunca é da nossa vontade fazê-lo, pois procuramos sempre uma solução amigável, mas face à ausência de resposta da sua parte não dispusemos de qualquer alternativa.
- Recordamos que estamos a 16 de Outubro de 2018 (1 ano após a nossa última diligência), e só agora recebemos um feedback da sua parte.
- Neste momento o processo já seguiu para injunção e qualquer resolução terá de ser efetuada junto da empresa de cobrança responsável ,nomeadamente contactando a Drª Vânia Lopes para o nº 927468997. Anexamos as cópias do contrato celebrado
- Sublinhamos que a situação atual seria perfeitamente evitável, e menos custosa, se resolvida em tempo útil.
Esta resposta tem um anexo privado
16 de outubro 2018
Primeiro lugar , eu disse que não podia continuar porque o horário de sair era a partir das 20h! E toda a gente sabe que no meu trabalho nunca há horários ! O axis fecha as 22h mas 21:15h todas a gente sai para o balneário, portanto isso é uma história ! Em segundo lugar eu paguei a prestação de fevereiro, março e abril. Tenho a comprovação! Falei primeiro do horário, só depois é que sai do trabalho onde estava e conversei com vocês que me mudar de trabalho e que mesmo assim não daria para continuar no ginásio ! Portanto não se ponham com conversas trocadas! As coisas acontecerem desta forma e não a que contam . Essa carta que falam que mandaram nunca chegou às minhas mãos ! Eu não li carta nenhuma apenas conversei por telemóvel com vocês .
Março
16 de outubro 2018
E a de fevereiro está incluída aqui diz no meu contrato bem escrito.
Boa noite Evelina,

Pensamos que a nossa resposta anterior é suficientemente detalhada e esclarecedora.
Acrescentamos que o horário de encerramento das atividades é às 21:30 e não às 21h15 como refere.
Quanto à carta de que afirma não ter conhecimento, anexamos o registo de receção da mesma.

Sugerimos o contacto com a pessoa responsável pelo processo neste momento, tal como indicado na resposta anterior.

Obrigado.
Esta resposta tem um anexo privado
16 de outubro 2018
Obviamente é esclarecedora ! Eu não li bem na verdade! Acho que isto é escusado ! Vocês complicam a vida das pessoas de uma maneira ! ainda falam de má fé nas vossas cartas!!! Já por isso ouço várias pessoas a falarem mal dos vossos serviços! Em relação a carta com certeza não fui eu que a recebi se não eu lembrava me !! E como disse eu esse valor não pago ! Embora ache injusto , eu pago o que tiver até o final de contrato ! Esse valor absurdo não pago ! E se quiserem ir por aí tudo bem
16 de outubro 2018
Lamentamos a situação e tudo fizemos para que não fosse necessário avançar para esta forma de cobrança. Tal como referimos este processo está entregue à Dra Vânia Lopes, que foi contratada para esse efeito, e já não depende da nossa empresa. Obrigado.