Axpo Portugal Marca Recomendada
Axpo Energía Portugal, Unipessoal Lda.
  • A Axpo é o maior produtor suíço de energia renovável e líder internacional no comércio e comercialização de energia solar e eólica. Na Axpo Iberia desenvolvemos produtos e serviços energéticos inovadores adaptados às necessidades específicas dos nossos clientes, desde pequenas, médias e grandes empresas a produtores e investidores de energia.

• Av. José Malhoa nº 27 8º piso
  • clientes@axpoportugal.pt

Axpo Portugal - Faturação errada e sem resposta conveniente

Nolita Pedro apresentou a reclamação
17 de maio 2021
Sou cliente da empresa fornecedora de Energia AXPO ENERGIA PORTUGAL, há sensivelmente 15 meses com vários contratos ativos. Surpreendentemente estou FIDELIZADA, ao contrário da informação que me tinha sido garantida pelo vendedor à data de janeiro 2020. Que seria um contrato sem fidelização. Estou com contratos com "renovação automática". Terei que oportunamente os ir cancelando.

Estou cansada de contactar a axpo, abrir várias incidências, pedir resoluções, etc. Tenho feito tudo o que se encontra ao meu alcance para compreender a faturação e resolver erros que considero existirem.

As respostas dadas pela empresa são sempre as mesmas. O fecho das incidências sem nada resolver ou modificar na faturação e considerarem tratado!!!

As faturas desta empresa AXPO e as notas de crédito, são de uma falta de transparência ATROZ, uma confusão total e continuam a ser processadas de forma incorreta. Em minha posse tenho várias notas de crédito, feitas de maneiras diferentes! Umas percetíveis... outras, (talvez propositadamente) não!
Exponho hoje o caso do meu contrato com o nif: 515---183.
O facto de eu ter fechado a atividade desta empresa fez com que fosse possível cessar este contrato sem penalização.
Este local de consumo esteve encerrado (vazio) e com maquinaria toda desligada desde outubro 2020 pelo que não se verificam consumos elevados desde então. Esperaria pagamentos na ordem dos valores das potências contratadas e as taxas.
Ora... para chegar ao fundo da questão teria que expor as faturas todas a começar em outubro 2020. Data onde começaram os problemas porque o consumo passou a ser praticamente zero.
Desde essa data, tenho faturas desta empresa no valor total de 404,99 euros (em 4 meses e 20 dias), dos quais faltam-me liquidar os últimos 144€ (última fatura e que também considero errada).
Eu cancelei o debito direto porque pedia uma resolução da parte deles... e eles simplesmente entregaram o caso ao "jurídico contencioso" para exigir o pagamento. Contrariada, paguei a dívida da altura. E agora ainda aparece custas do gabinete de contencioso para eu pagar. REPITO, quando eu tinha incidências abertas na empresa para resolverem os erros de faturação.
Ora:
Ou seja: houve neste período de outubro 2020 a março 2021 um consumo total de:
P:62kwh (custam 0.27449x62=17,02€);
C:158kwh (custam 0.14575x158=23,03€) ;
V:146kwh (custam 0.08513x146=12,43€)

Na primeira fatura após o fecho do estabelecimento houve consumos estimados para a datas de 15/ a 21 outubro e PAGOS nessa fatura de:
P: 78kwh (16kwh acima do consumo total real para o período todo até 12 março)
C: 187kwh (29kwh acima do consumo total real para o período todo até 12 março)
V: 107kwh (39kwh abaixo do consumido no período total até 12 março)
Ou seja, fazendo o balanço dos kwh, considerando o pago por estimativa na fatura 0221016789 (primeira fatura após o encerramento) e o consumido ao longo dos vários meses até 12 março, NENHUM CONSUMO kwh TENHO A PAGAR. Teriam que ser devolvidos, segundo os meus calculos, 6kwh que foram cobrados a mais.

Ora: As faturas contemplam normalmente :
POTÊNCIA e os outros impostos (audiovisuais.....) ter-se-ia:

POTENCIA: 16dias(out)+30(nov)+30(dez)+31(jan)+28(fev)+12(mar)=147 dias
147 dias x 1,4795€ = 217,49€ (+iva=267.52)

outros impostos: 3,85x4,5(meses) = 17,32€ (+iva=21,30)

Ou seja, nos meus cálculos, eu deveria ter para pagar/pago um total de:
267,52+21,30=288,82€
e NUNCA um total de 404,99 euros como me estão a cobrar!

Na última fatura 0221124480, no valor de 144 euros, onde se verifica que entre 16/2 e 12/3 houve um consumo real, com leituras enviadas por mim de 11+30+27=68kwh (final da página 2 da fatura), e eles cobram 153+380+208=741kwh (página 2 em cima). Muito grave!
Parece-me um caso de enriquecimento ilícito.

De acordo com esta fatura:
Descontam, corretamente o faturado e pago por estimativa na fatura anterior (-43-104-58)kwh
Erradamente cobram 153+380+208=741kwh de consumo quando na verdade foram apenas 68kwh. Ou seja, mais uma vez daria um crédito de kwh.
A agravante é que esta fatura é de ACERTO FINAL! Ou seja têm mesmo de cobrar apenas os 68kwh que foram consumidos! E nunca mais do que isso!

Onde foram eles encontrar um valor de consumo REAL de 741 kwh? Quando não existe!

Hoje liguei 5x para a axpo sem conseguir falar com ninguém. Também tentei criar logo uma "incidência" no site deles... também sem sucesso. Deu sempre erro. Tentei submeter várias vezes essa incidência sem sucesso. Já lhes enviei email, e hoje escrevi no livro de reclamações online. VERGONHOSO E LAMENTÁVEL!
Data de ocorrência: 17 de maio 2021
4 de junho 2021
Estimado cliente,

Informamos que, a sua reclamação foi respondida no dia 02/06/2021, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e pelo exposto, consideramos que foram prestados os devidos esclarecimentos às questões apresentadas.

Agradecemos o seu contato e relembramos que estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do telefone 800 501 380 (Dias úteis: 9h-18h - chamada gratuita) ou através do e-mail clientes.pt@axpo.com

Axpo Energia Portugal, Unipessoal, Lda.
4 de junho 2021
Analisemos a última fatura PDF 0221124480, que a AXPO diz que foi cobrada conforme as leituras dadas pela E redes.

Está explicito na página 2 dessa mesma fatura, nas últimas 3 linhas dessa página, que o consumo registado do local (dado pela EREDES) foi: 11kwh + 30kwh + 27kwh.

Como é que me são cobrados (erradamente), nessa mesma fatura, nas linhas 10, 11 e 12 dessa página, um consumo medido REAL de 153kwh+ 380kwh+208kwh.

Em relação a esta fatura a resposta da AXPO foi: que a fatura está correta e conforme os dados enviados pela EREDES. Mas não é isso que vejo na fatura.

Vou pagar a fatura na data limite para que não caia em incumprimento, mas não considero que o caso esteja resolvido.

Gostava de perceber como é que cobram 741kwh quando a EREDES lhes envia que gastei 68kwh.
15 de junho 2021
Estimado cliente,

Após consulta com o distribuidor em relação às leituras enviadas, o mesmo informa que devido a um problema no sistema ORD (Operadores da Rede de Distribuição), as leituras não estavam a ser contabilizadas corretamente.

No entanto, a situação já se encontra ultrapassada. Foram anuladas as faturas 0221084331 e 0221124480 e emitidas novas faturas com as leituras e consumo corretos, já disponíveis na plataforma de clientes.

Lamentamos os inconvenientes causados, e reforçamos que estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do telefone 800 501 380 (Dias úteis: 9h-18h - chamada gratuita) ou através do e-mail clientes.pt@axpo.com

15 de junho 2021
Tal como enviado hoje para vós por email de "clientes",
As duas notas de crédito estão certas - anulam as duas últimas faturas que já paguei e que estavam erradas!
Quanto às novas faturas emitidas, já não posso dizer o mesmo. Volta a haver erro!
Ora... Tendo que haver seguimento na faturação, o erro está na Fatura: 0221145543 Período da Fatura: 22/01/2021 a 21/02/2021.
Nesta Fatura: 0221145543, falta considerar (descontar) os valores já faturados por estimativa (não consumidos) e pagos na fatura anterior a esta (0221084331). Ou seja, falta descontar os valores estimados já faturados e pagos de 17/2 a 21/2. A saber: 43kwh (ponta); 104kwh(cheio) e 58kwh(vazio).
Aguardo resolução com brevidade.

Sem outro assunto,
18 de junho 2021
Estimado cliente,

Informamos que o período estimado de 17/02/2021 a 21/02/2021, emitido na fatura 0221145543, foi devolvido através da nota de crédito 0621004470.

Esclarecemos que, numa nota de crédito, quando os valores estão a positivo, significa que estamos a devolver e quando estão a negativo, a cobrar.

Agradecemos a sua atenção e lamentamos os inconvenientes causados.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do telefone 800 501 380 (Dias úteis: 9h-18h - chamada gratuita) ou através do e-mail clientes.pt@axpo.com

18 de junho 2021
Muito obrigada pela chamada de atenção. Efetivamente enganei-me na na referencia e colocação da data do período estimado e pago anteriormente que não estão a descontar.

Sempre que há "valores estimados" terão que haver os respectivos acertos nas faturas/NC seguintes!
Ora vejamos:
a nota de credito 0621004470 (77,34€) anula a fatura já paga 0221084331 (77,34€).
a nota de crédito 0621004469 (144,00€) anula a fatura já paga 0221124480 (144,00€)
Logo, teremos que ir à fatura (neste caso é uma NC) imediatamente antes destas.
pelo que terão que ver se na fatura/nota de crédito (0221081713) imediatamente antes destas, se houve ou não, valores estimados cobrados ao cliente. E há. Pelo que terão que ser estes os contabilizados (descontados).

A saber KWH estimados a descontar: 34kwh; 94kwh; 37kwh.

Aguardo esclarecimento,
5 de julho 2021
Continuo a não conseguir chegar ao fim com este processo.
Lamentável tanta demora em atenderem o cliente.
Ora ... a 18 de junho, após ação da empresa em darem-me resposta e efetivamente diagnosticarem erros de faturação, anularam faturas erradas e emitiram novas faturas que dariam um credito a meu favor de 100,64€,
Chamei a atenção da empresa que a nova faturação emitida continua sem estar correta pois há KWH que foram estimados e pagos na NC 0221081713, e que têm de ser descontados nas faturas seguintes que emitiram. A saber KWH estimados a descontar: 34kwh; 94kwh; 37kwh.

Ora a ação da empresa foi anular a totalidade da NC 0221081713.

Até hoje continuo à espera das ações seguintes ... porque se anularam a NC 0221081713, será para emitirem uma NC de maior valor.
8 de julho 2021
E infelizmente a saga continua...
INCOMPETÊNCIA E FALTA DE COMUNICAÇÃO!
Ora a 18 de junho, finalmente assumiram os erros na faturação e que iriam finalmente dar origem a um estorno para a minha conta bancária de 100,64€! FINALMENTE! Haja alguma correção da vossa parte!

Mesmo assim, segundo os meus cálculos, esta devolução ainda é inferior ao que indevidamente paguei em EXCESSO e por isso informei-vos!

Infelizmente, na data, reclamei porque como dito no primeiro dia, o valor que considero que me deveriam ter cobrado, ao longo de todo o período desde out 2020 é 288,82€ e nunca 404,99€. A devolução deveria rondar: 404,99 - 288,82=116,17€

OK... chegaram ao valor de devolução de 100,64!

Como reclamei novamente... Agora, em vez de corrigirem a nova fatura, foram anular a NOTA DE CRÉDITO 0221081713 ??? Não!!! Esta NC tinha sido emitida devido à fatura excessiva anterior a ela de 321,25!

Deviam ter corrigido a nova fatura. Digo eu!

Ora, neste momento, quando já tenho as contas TODAS LIQUIDADAS, até em excesso, e à espera do estorno... encontro-me com duas faturas NOVAS, de períodos antigos (dez2020) com informação de A PAGAMENTO! NOVAMENTE ERRADO! Não tenho nada a pagar!!!!! ESTOU À ESPERA DE DEVOLUÇÃO DE DINHEIROS QUE ME FORAM COBRADOS INDEVIDAMENTE! Lembram-se?

SÃO ERROS ATRÁS DE ERROS!

Neste momento, eu, enquanto cliente, acedo ao portal e vejo duas faturas a PAGAMENTO, no valor de 228,86€ + 81,09€!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
NO PORTAL ATÉ PARECE QUE ESTÃO À ESPERA DE MAIS DINHEIRO? QUANDO TUDO JÁ ESTÁ PAGO, COMO CONFIRMADO POR VOCÊS A 18 JUNHO QUE CONFIRMARAM QUE AS ULTIMAS DUAS FATURAS ESTAVAM PAGAS EM EXCESSO.... E AGUARDO ESSA DEVOLUÇÃO!

AGUARDO, MUITO DESCONTENTE, A DEVOLUÇÃO DOS 100,64€ NA MINHA CONTA BANCÁRIA, BEM COMO A ANULAÇÃO DESTAS DUAS FATURAS NOVAS QUE ANDARAM A EMITIR ERRADAMENTE, PARA FECHAR ESTE PROCESSO!

SEM OUTRO ASSUNTO,
9 de julho 2021
Estimada cliente,

Esclarecemos que, a Axpo não tem um sistema de faturação autônomo, a Axpo fatura de acordo com os dados remetidos pela entidade E-REDES (devemos aguardar que nos enviem esses dados para emitir faturas e retificações de faturas/acertos).

De acordo com a guia de Medição, Leitura e disponibilidade de dados, o organismo responsável pelo tratamento de leituras e elaboração de estimativas é da entidade E-REDES.

Esclarecemos que, o consumo real de 153kwh+380kwh+208kwh, emitido na fatura 0221124480 corresponde-se ao período de 22/02/2021 a 12/03/2021, consumo este, que, entretanto, foi também anulado pela nota de credito 0621004469 e emitida uma nova fatura 0221145542, com os valores corretos para esse período.

Em relação à nota de crédito 0221081713, o distribuidor enviou novas retificações, foi emitida a fatura 0221157902, anuladora da nota de crédito 0221081713, e emitida a fatura correta 0221166158, pelo que, o montante de -100,64€ a favor do cliente será descontado no pagamento das últimas faturas emitidas.

Agradecemos desde já a sua atenção e lamentamos os inconvenientes causados.

9 de julho 2021
É exatamente isso que NÃO está a acontecer! Como já disse tantas vezes... É a AXPO que está a falhar e não as LEITURAS enviadas pela eredes! As leituras foram dadas corretamente, e aparecem corretamente nas faturas (ver abaixo). Conforme se verificam nas faturas a EREDES envia uma determinada leitura (ver secção LEITURAS E CONSUMOS) e mas a AXPO cobra outras diferentes, que não coincidem.
Onde começam os problemas com a faturação da AXPO:

Leitura Eredes: 11 nov 2020 Leitura EREDES a 12 março 2021 (fim de contrato)
ponta -22715 ponta -22771
cheio -55415 cheio -55555
vazio -32014 vazio -32143

Entre estas datas são 4 meses com consumo praticamente ZERO e ... entre faturas, anulações, notas de crédito, anulaçoes.... estão a cobrar e exigir agora (de há 5 dias a esta parte) aproximadamente 600€ no total. Para uma fração que está FECHADA obviamente não faz sentido! E as leituras comprovam-no!

Tendo em conta a última resposta dada pela AXPO, inevitavelmente, irei contactar a nossa advogada e também o o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do ALGARVE porque tenho a certeza que as cobranças estão erradas!

A nota de crédito que agora anularam de 228,86€ (após a minha reclamação) tinha sido uma correção (após reclamação e envio de leitura real) a uma fatura que tinham emitido totalmente por estimativa de 321,25€ (com a fração FECHADA onde não há consumo)!

Não posso admitir e aceitar que, segundo os meus cálculos tenho para o período em questão um valor a rondar os 288€ a pagar (que já estão pagos há muito!), e a AXPO, reclamação após reclamação... não percebe e descaradamente ainda aumenta as contas. Não aceito que digam que é a eredes porque as leituras estão corretas! as cobranças é que estão erradas!
13 de julho 2021
Vergonhosamente não resolvem... ou incompetentemente não resolvem! EIS A QUESTÃO!?!?
Mais um dia a trabalhar 10h para esmiuçar os erros de faturação da AXPO que estão há muito à vista!
Mais cego é aquele que não quer ver!

Decidi, esmiuçar fatura a fatura quase um ano de faturação!!! Esmiuçar o que se passou com a minha faturação e que tão dificil é de resolver!
E não é ... que mais uma vez... consigo encontrar o erro?!?!

Decidir resumir tudo numa grelha de excel para que seja mais facilmente compreendido! Como se fossem meus alunos!
Pintei linhas da mesma côr... são FATURAÇOES QUE FORAM MAIS TARDE ANULADAS! Servem para ZERO! Na matemática "+5-5=ZERO" Penso que aqui devemos estar de acordo.

A VERMELHO pintei a faturação estimada e PAGA que não foi contabilizada na faturação seguinte! Ou seja... foram "perdidas" e cobradas a mais! Como há muito tenho dito!
14 de julho 2021
Hoje, dia 14 julho 2021... temos então 4 novidades!
Duas notas de crédito que anulam as faturas antigas que continham kwh estimados e que nunca tinham sido contabilizados...
e
Duas faturas novas para os mesmos períodos com kwh "reais" mas que não tomam em consideração os valores estimados e cobrados na última fatura NÃO ANULADA!
Se continuarem a cometer o mesmo erro.... não vão conseguir resolvê-lo! Vou tentar ajudar novamente.

Ora... volto então a explicar:
Ao atualizar a nova tabela de excel com base nas ações de hoje da AXPO... verifico que o mesmo erro repetiu-se!
Vejam na tabela que facilita MUITO a visualização:
Pintei mais linhas da mesma côr... são FATURAÇOES QUE FORAM HOJE ANULADAS! Servem para ZERO! Na matemática "+5-5=ZERO" Penso que aqui devemos estar de acordo.

Ora... agora a análise tem de recuar no tempo porque hoje anulam faturas mas empurram o mesmo erro para uma data mais antiga!
Por análise da grelha pode-se verificar que agora "perderam" os valores estimados (78+187+107 kwh)da fatura 221016789.

A VERMELHO, na fatura 221016789 pintei a faturação estimada e PAGA que deveria ser contabilizada e não foi contabilizada na faturação seguinte! Ou seja... foram "perdidas" e cobradas a mais!

CHEGA! NÃO ANULEM MAIS FATURAS ANTIGAS! Se fizerem mais do mesmo, se cometerem o mesmo erro,.... não se vai resolver. O erro apenas recua no tempo!

A única coisa que têm que fazer é recuperar o que já paguei por estimativa. Não anulem a fatura!

Eu não conheço os vossos programas, nem sei como funcionam... pelo que a resolução abaixo é apenas uma sugestão. Certo é que o ERRO tem de ser corrigido!
Explico (por sugestão):
Para resolverem o vosso erro devem:
Emitir NC para anular as faturas recentes:
221173823
221173824
221166158
221145543
221145542
Porquê? Porque nenhuma considerou os valores estimados e pagos na fatura anterior não anulada, ou seja a fatura 221016789.

Seguidamente devem emitir uma fatura para o período de 22 out 2020 a 12 de março 2021 MAS muita atenção aqui!!!! Têm que ter em conta e descontar os valores ESTIMADOS JA FATURADOS anteriormente (221016789) de ( 78+187+107).
Para tal têm de ter em conta as leituras do contador nessas datas (14 out 20 e 12 mar 21).
E finalmente dará origem a um movimento a crédito para a minha conta bancária do valor que há muito reclamo.
Só nesse dia considerarei "RESOLVIDA" esta situação. Tenho que ver a este dinheiro na minha conta bancária para aceitar a Resolução.
19 de julho 2021
Passam-se os dias, semanas, meses... e não conseguem resolver de uma vez por todas os erros de faturação. Mas que vergonha, falta de competência e falta de ética também!
Estou há tanto tempo à espera!
Neste momento, estou com crédito (ou seja a empresa AXPO, nesta data considera corretamente, que há dinheiro a devolver para a minha conta bancária) no entanto não é o valor correto porque falta considerarem, como disse na reclamação anterior, os kwh que foram ESTIMADOS e COBRADOS na fatura 221016789 de ( 78+187+107) mas NÃO CONTABILIZADOS!
Quando anulam as faturas têm de ir recuperar o que estava a ser contabilizado nela!
Se fossem meus alunos.... estavam chumbados. Ai esta matemática!
e continuo a aguardar....
21 de julho 2021
Ora continuamos.
A 14 de julho 2021, após ação da AXPO numa tentativa de corrigir o erro (tentativa errada porque perderam novamente valores estimados que foram pagos), reclamei! Não tenho qualquer resposta sobre o assunto até hoje!
Nessa data informei-lhes que continuam a cometer o mesmo erro! Estão a PERDER valores pagos por estimativa na fatura anterior à anulada. Tive o cuidado de criar uma tabela EXCEL para facilitar-lhes a visão do assunto. A eles e a MIM porque com tanta confusão não seria fácil acompanhá-los!
Mas ... não se resolveu.
Dei-lhes até a solução do problema!!!! Mas ainda não analisaram ou simplesmente não deram resposta ao assunto!
Entretanto as faturas recentemente emitidas por eles (mas que estão erradas porque nenhuma contabilizou os valores estimados pagos antes das anulações)... começam a expirar!!!!! E então?? Hoje, ligaram-me para que eu lhes pagasse a fatura que está em atraso!
Expliquei à telefonista que eu tenho um CRÉDITO na AXPO! Já paguei dinheiro a mais! NÃO DEVO NADA!
Pelo que aguardo dinheiro transferido para A MINHA CONTA BANCÁRIA! Expliquei à telefonista que ainda tenho uma reclamação na AXPO a pedir que me devolvam TUDO o que paguei a mais! E não só parte!
Solicito que me enviem a conta corrente para o meu email sff. (embora errada pelos motivos que expliquei... mas quero vê-la)!
A AXPO DEVE-ME DINHEIRO há MESES! E aguardo que façam as contas corretamente para verificarem quanto me devem. Informo que é mais de 100€! A VOSSA FATURAÇÃO CONTINUA ERRADA!

Aguardo resolução,
27 de julho 2021
No dia 21 julho, na reclamação que fiz por esta via, solicitei que me enviassem a conta corrente deste contribuinte (embora eu saiba que ela esteja errada porque emitiram faturas sem considerar os valores estimados e pagos na fatura de valor 774,17€). Não enviaram nada até hoje!
A reclamação que fiz à AXPO no dia 14 julho, devido aos valores estimados e pagos que "perdem" com o processo recente de anulação das faturas/notas de crédito também ainda não foi tratado!
Dei-lhes a solução de como resolver o erro... e nada fazem!
Continuo a aguardar que corrijam o erro e me peçam o meu iban! Sim! Porque este NIF e conta bancária associada a estas despesas já não existem há muito!!!

Desde o dia 14 julho que não há evolução! Estamos a 27!
30 de julho 2021
Estimada cliente,

Informamos de novo que, a Axpo não tem um sistema de faturação autônomo, a Axpo fatura de acordo com os dados remetidos pela entidade E-REDES (devemos aguardar que nos enviem esses dados para emitir faturas e retificações de faturas/acertos).

Esclarecemos que a nota de crédito 0221081713 comtemplava acertos desde o mês de Outubro/2020, no entanto a E-REDES, enviou-nos novas faturas (por separado) anuladoras e substitutas referentes aos períodos indicados na nota de crédito 0221081713, motivo pelo qual, foi necessário anular a mesma com a nota de débito 0221157902.

No dia 13/07/2021, recebemos de novo por parte da distribuidora, mais dados para faturação referentes ao período de Outubro e Novembro. Houve uma redução nos consumos faturados de forma significativa (de 22/10 a 21/11 passa de 167KW para 62; de 22/11 a 21/12 passa de 1425KW para 88KW).

Porém, importa esclarecer que, à data de hoje, emitimos tudo o que foi enviado pela E-REDES, pelo que, não vamos receber mais nenhuma refaturação.

O extrato da sua conta corrente foi enviado por e-mail.

30 de julho 2021
Caros srs responsáveis da AXPO!
Recebi o extrato da conta corrente desde do início ao final do nosso contrato, que muito agradeço. Assim poderei analisá-lo e por comparação, fazer um balanço TOTAL (de início ao fim): com a faturação que me enviaram e o que paguei ao longo do contrato!!!
Estou a analisá-lo! Previsivelmente parece-me que algo está errado e se for caso disso, irei matematicamente provar. Erros não só com a própria conta corrente, mas também com a própria faturação e cobrança!
Na conta corrente...parece-me haver: faturação em DUPLICADO e que está a influencia o saldo, FATURAS PAGAS que foram posteriormente anuladas e esse valor pago desapareceu porque não se reflete no CRÉDITO/ SALDO (A não ser que me tivessem devolvido dinheiro para a minha conta bancária (já solicitei essa informação à empresa de contabilidade) e ainda para além disto... a faturação total cobrada parece-me errada (a mais).
Lamento mas continuamos sem resolver o assunto.
2 de agosto 2021
Ora começando por aquilo que não está a depender de respostas de outros e que estou a aguardar.
É ESCANDALOSO, E MUITO MAIS GRAVE DO QUE EU PENSAVA! Podem dizer que o erro é da distribuidora... mas na minha ótica, é a contabilização errada dos KWH, no processamento das faturas e das notas de crédito! Ou seja, RESPONSABILIZAÇAO DA AXPO!

Vejamos:
No dia 29 de janeiro 2020, fiz contrato com a empresa AXPO e a leitura do contador era à data:
PONTA: 20422; CHEIO:50222; VAZIO: 28612 (KWH)

No dia 12 de março 2021 este contador deixou de ser meu. Findou o meu contrato!
O local de consumo passou a ter novos arrendatários que mudaram de empresa comercializadora de energia.
Nessa data o contador estava com as leituras seguintes:
PONTA: 22771; CHEIO:55555; VAZIO: 32143 (KWH)

Ou seja, ao longo do período TODO deste contrato, houve um consumo de energia de:
PONTA: 2349; CHEIO:5333; VAZIO: 3531 (KWH)

Segundo o contratado com a empresa, a este consumo soma-se a potência contratada e as outras taxas que são cobradas e que vou referir abaixo.

Ao longo de 14 meses, somadas todas as parcelas, teria um valor monetário TOTAL a pagar correspondente a:

CONSUMO:
PONTA: 2349 x 0,27449 = 644,78€ (+ iva)
CHEIO:5333 x 0,14575 = 777,29€ (+iva)
VAZIO: 3531 x 0,08513 = 300,60€ (+iva)
POTÊNCIA:
45,86€ X 14 MESES= 642,04€ (+iva)

AUDIOVISUAIS E OUTROS:
4,31€ X 14 MESES = 60,34€ (+iva)

O TOTAL DO DEVIDO, SOMA A QUANTIA DE:
644,78+777,29+300,60+642,04+60,34 = 2425,05€ (+IVA)
AO SOMAR O IVA PREFAZ UM VALOR MONETÁRIO TOTAL DEVIDO DE: 2982,82€
Este é o valor total que deve somar segundo o que foi realmente consumido! São 2982,82€!!

Entre faturas exorbitantes emitidas pela AXPO (por estimativa), reclamações da minha parte, Notas de crédito erradas e IMPERCEPTÍVEIS, anulações de faturas, refaturações… e toda a demais confusão que tem havido… No final: ao somar todas as faturas emitidas pela AXPO e todas as notas de crédito emitidas pela AXPO e que tenho em minha posse, soma a quantia incorreta e excessiva de:
953,61+1106.36+1150.67+259.40-1150.67-1106.36-953.61+200.41+242.58+238.4+528.69+24.52+640.32+327.35+774.17+93.00-93.00+321.25-321.25+91.26+321.25-228.86+77.34-77.34+144-144+71.63+49.07+228.86+81.09-321.25-91.26+70.38+73.25 = 3581,26€

GRAVE porque são 598,44€ acima do que realmente devia ter sido faturado!!!!!
E os erros não param por aqui!
3 de agosto 2021
No que respeita à conta corrente que me enviaram peço dois esclarecimentos:

1) A fatura 0221084331 (de valor 77,34€) de 27/2, que nunca paguei e que foi mais tarde anulada com a nota de crédito 621004470 não me parece estar corretamente tratada na conta corrente que me enviaram. Esse valor aparece 4x na coluna dos DEBITOS e aparece apenas 3x na coluna dos créditos. Ou seja: na conta corrente NÃO FOI ANULADA e está a ser contabilizada como uma dívida.
Para que se verifique a anulação de contas os DEBITOS e CREDITOS têm que surgir em igual número de vezes. Estou certa? Neste caso não acontece!

2) A fatura 0221124480 (de valor 144€) de 11/5 que PAGUEI (por transferência Bancária no dia 15/6 conforme contempla a conta corrente, foi mais tarde ANULADA com o documento 621004469. Neste caso, para que a conta corrente contemple a anulação do documento e a reversão do dinheiro a meu favor deve acontecer:
Número de x que aparece nos DEBITOS = número de x que aparece nos CREDITOS (isto para se verificar a anulação). Mas depois têm de creditar o meu dinheiro (porque paguei a fatura) na coluna dos CREDITOS. (À semelhança do que fizeram com a fatura 220043056 que aparece uma vez a mais nos CREDITOS que nos DEBITOS). Segundo o que vejo na conta corrente que me enviaram, falta acrescentar o crédito do valor a meu favor na coluna dos CREDITOS. Não conheço os vossos códigos mas estou a verificar que: o Número de x que aparece nos DEBITOS = número de x que aparece nos CREDITOS. Ou seja falta aparecer o valor mais uma x nos CREDITOS para creditarem o dinheiro que vos transferi. Estou certa?

NOTA IMPORTANTE: Esta reclamação (CONTA CORRENTE) não anula a reclamação anterior por CONSUMO EXCESSIVO FATURADO que aguardo resolução.

Sem outro assunto aguardo desenvolvimentos,
11 de agosto 2021
Continuo a aguardar acção da AXPO. Demoram sempre tanto tempo a resolverem os assuntos! Têm quase 600 euros faturados a mais comparativamente ao meu consumo TOTAL! Ja consegui ter tempo para dissolver a empresa e este imbróglio continua sem fim à vista! Uma vergonha! Não consigo perceber como é que é possível tão grave situação. Demonstra muita incompetência!
23 de agosto 2021
Que Vergonha! Continuo à espera sem respostas!
E REPITO... ESTA EMPRESA, este contribuinte, JÁ NÃO EXISTE DESDE DEZEMBRO 2020. Não podem resolver os problemas fazendo faturas e notas de crédito num contribuinte FANTASMA.
Um erro da AXPO... que ronda os 600 euros cobrados excessivamente e que estão com dificuldade em devolver.

Pedi dois esclarecimentos que estão por responder e que são erros refletidos na folha que me enviaram da "conta corrente".

Para além disto, tenho detetado um consumo cobrado em EXCESSO (para não lhe chamar outro nome) desde o meu primeiro dia ao último de quase 600 euros. O facto de não saberem fazer NOTAS DE CRÉDITO (e torná-las impercetíveis faz com que neste momento eu tenha este valor que me é devido e eles não sabem ver onde têm o erro ou como o fizeram (incompetência)!

Vejamos:
PONTA: 20422; CHEIO:50222; VAZIO: 28612 (KWH)

No dia 12 de março 2021 este contador deixou de ser meu. Findou o meu contrato!
Nessa data o contador estava com as leituras seguintes:
PONTA: 22771; CHEIO:55555; VAZIO: 32143 (KWH)

PONTA: 2349; CHEIO:5333; VAZIO: 3531 (KWH)

CONSUMO:
PONTA: 2349 x 0,27449 = 644,78€ (+ iva)
CHEIO:5333 x 0,14575 = 777,29€ (+iva)
VAZIO: 3531 x 0,08513 = 300,60€ (+iva)
POTÊNCIA:
45,86€ X 14 MESES= 642,04€ (+iva)

AUDIOVISUAIS E OUTROS:
4,31€ X 14 MESES = 60,34€ (+iva)

O TOTAL DO DEVIDO, SOMA A QUANTIA DE:
644,78+777,29+300,60+642,04+60,34 = 2425,05€ (+IVA)
AO SOMAR O IVA PREFAZ UM VALOR MONETÁRIO TOTAL DEVIDO DE: 2982,82€

Entre faturas exorbitantes emitidas pela AXPO (por estimativa), reclamações da minha parte, Notas de crédito ERRADAS e IMPERCEPTÍVEIS, anulações de faturas, refaturações… e toda a demais confusão que tem havido… No final: ao somar todas as faturas emitidas pela AXPO e todas as notas de crédito emitidas pela AXPO e que tenho em minha posse, soma a quantia incorreta e excessiva de:

GRAVE porque são 598,44€ acima do que realmente devia ter sido faturado!!!!!
E os erros não param por aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isto é vergonhoso e revela a total incapacidade, inoperância e incompetência desta empresa! É MUITO GRAVE!
Ora vejamos mais ainda o que eu resumo abaixo:
De acordo com os movimentos da minha conta bancária, eu tenho transferido para a AXPO, ao longo deste contrato a quantia total de: 3640,83€ (três mil seiscentos e quarenta euros e oitenta e três cêntimos), ou seja... valor acima do que o totalmente faturado!!!!!!!!!! Mas qual é o problema aqui? É que, de acordo com a última informação da suposta "conta corrente", eu ainda teria 163€ de faturas em dívida!!!!!!!! Não será tão grave que a ERSE devia submeter a empresa a uma AUDITORIA? Como é possível tanto erro!
30 de agosto 2021
O portal da reclamação pediu-me que indicasse o ponto da situação.

Pois é ... Desde 3 de agosto que continuo à espera de resolução por parte da empresa!
Estou sem qualquer resposta por parte da empresa AXPO!
Continuo à espera que me devolvam o meu dinheiro!
Vergonhoso e cansativo!
13 de setembro 2021
O portal da queixa pediu-me que indicasse o ponto da situação.

Pois é ...continuo sem resposta.
Desde 3 de agosto que continuo à espera de resolução por parte da empresa!
Estou sem qualquer resposta por parte da empresa AXPO!
Continuo à espera que me devolvam o meu dinheiro!
Vergonhoso e cansativo!
21 de setembro 2021
Continuo na mesma. Ou pior!
Agora estou com a sensação que puseram o meu processo debaixo da almofada. Estou sem resposta desde 3 de agosto. Não respondem! Haja vergonha na cara. Tenho muito dinheiro (números redondos: 600€) do lado deles que me foi cobrado indevidamente. Com notas de crédito que não eram percetíveis foram descontando menos que o devido.

Cuidado com esta empresa. Muita falta de transparência na emissão das faturas e notas de crédito.
22 de setembro 2021
Finalmente parece que posso dizer: Bom dia!
Hoje fico com a sensação que esta novela está nos últimos episódios.
Hoje acordei com os tão esperados acertos por parte da AXPO. Parece que finalmente alguém se dignou a fazer as minhas contas CERTAS!
Hoje acordo com uma NOTA DE CREDITO no meu email com o valor que ansiosamente aguardava.

O valor a devolver pela vossa empresa à minha pessoa será para a minha conta bancária com o
IBAN: PT50 0065 0921 0012 7200 0024 3.
No dia que o dinheiro entrar na minha conta bancária... finalmente encerramos este processo.
Até lá... aguardo.
23 de setembro 2021

Informamos que, devido a uma alteração no sistema de faturação da empresa distribuidora E-REDES, a Axpo foi obrigada a alterar também o seu sistema de liquidação, uma vez que, o mesmo é dependente da informação disponibilizada pela E-Redes, motivo pelo qual, foi necessário emitir retificações de faturas que albergam acertos de faturação anteriores e de forma a não perder nenhuma informação, procedemos a anular toda a faturação inicialmente emitida e refacturar de acordo com os novos dados enviados pelo ORD (operadores de rede de distribuição).

Após nova reclamação submetida junto da E-REDES, os mesmos disponibilizaram-nos novos dados retificativos de consumo, que deram origem à emissão de duas novas faturas, (já disponíveis na plataforma de clientes), e uma devolução no valor 597,52€ a favor do cliente, que serão debitados nos próximos dias, na conta bancaria associada à empresa GOSTO COM GOSTO, LDA.

Uma vez mais, lamentamos os inconvenientes causados, aos quais somos alheios.

23 de setembro 2021
Tal como informado ao longo de todos estes meses, a empresa GOSTO COM GOSTO, lda, já não existe. Há muito! Desde dezembro 2020 que está dissolvida! Também, obviamente, já não tem conta bancária! E... Há muito! Pelo que a devolução da quantia em causa (que segundo informações dadas hoje pela AXPO são 597,52€) não poderá ser para uma conta bancária que JÁ NÃO EXISTE!
Irei anexar, em privado, a certidão permanente que comprova a DISSOLUÇÃO E ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO, a liquidação da empresa e onde consta os nomes dos gerentes.
A conta bancária da qual vos facultei o IBAN para efetuarem a transferência, tem como titulares exatamente os mesmos nomes.
Devem transferir o montante em causa para a conta com IBAN: PT50 0065 0921 0012 7200 0024 3.
Após comprovar a entrada do dinheiro NESTA minha conta bancária, irei aceitar a alteração do ESTADO desta reclamação. Não peçam para ACEITAR antes. "Gato escaldado de agua fria tem medo!".
Até lá fico a aguardar.
Esta resposta tem um anexo privado
8 de outubro 2021
Continuo a aguardar a transferência bancária.
23 de outubro 2021
Transferência bancária recebida. Mais de um ano de luta... resolvido com a devolução de 597€.
Nolita Pedro avaliou a marca
23 de outubro 2021

Não confio NADA nesta empresa! ZERO mesmo! E nunca a recomendarei! E não gasto mais um segundo com este processo.