Axpo Portugal
Axpo Portugal Marca Recomendada
Axpo Energía Portugal, Unipessoal Lda.
  • A Axpo é o maior produtor suíço de energia renovável e líder internacional no comércio e comercialização de energia solar e eólica. Na Axpo Iberia desenvolvemos produtos e serviços energéticos inovadores adaptados às necessidades específicas dos nossos clientes, desde pequenas, médias e grandes empresas a produtores e investidores de energia.

• Av. José Malhoa nº 27 8º piso
  • clientes@axpoportugal.pt

Axpo Portugal - Valores faturados

SABORES DO VEZ
SABORES VEZ apresentou a reclamação
3 de outubro 2022
Exmos. Senhores,

A 30 de setembro, fomos à nossa conta Axpo para verificar o valor a pagar no mês transato. Tal não é o nosso espanto quando verificamos que emitiram mais dois documentos respeitantes ao mesmo período (07/07/2022 - 06/08/2022), uma nota de crédito no valor de -1.792,34€, que anula a fatura do mês anterior, já paga, e uma nova fatura, no valor 3.074,20€, que vem substituir o valor anteriormente faturado e pago. Hoje, temos nova fatura lançada com um valor de 3.078,81€, para o período de 07/08/2022 - 06/09/2022. Verificamos que entre o gasto de energia elétrica, não faz qualquer sentido a discrepância entre os dois valores. O consumo no último mês foi de 6.237 kw e no mês anterior foi de 7.486 kw. Curiosamente, durante um ano o valor máximo que pagamos foi de 1.314,42€. A nossa faturação em junho era de 872,95€ e em março foi de 567,08€. Eu realmente fico impressionada com a subida em flecha dos valores da eletricidade. É insustentável, tendo em conta a nossa dimensão, pagar os valores que estão em aberto. Mas será permitido emitir uma fatura, anulá-la e voltar a emitir uma nova por um preço duas vezes superior. Sem apresentar uma desculpa decente e nem sequer informar o cliente antes de emitir nova fatura.
O apoio ao cliente refere que nada se pode fazer, que há um decreto-lei que permite ajustes de preços. No final de reclamarmos mais de 20 minutos, recebemos um e-mail a informar que o nosso incidente estava resolvido e que não havia qualquer reclamação.
Data de ocorrência: 3 de outubro 2022
Axpo Portugal
11 de outubro 2022
Estimado cliente,

Os Governos de Portugal e de Espanha acordaram a criação e implementação de um mecanismo excecional (DL33/2022) e temporário excecional e temporário para a fixação dos preços no Mercado Ibérico de Eletricidade ("MIBEL"), mediante a fixação de um preço de referência para o gás natural consumido na produção de energia elétrica transacionada nesse mercado, com vista à redução dos respetivos preços.

O cálculo do ajuste dos preços estabelece um preço de referência inicial de 40 € /MWh, durante seis meses, incorporando um aumento nominal de 5 € /MWh a partir do sétimo mês e até finalização do mecanismo de ajuste ibérico. Esta medida tem um período de aplicação desde o dia 15 de junho 2022 até 31 de maio de 2023.

Segue em anexo o comunicado efetuado a todos os clientes a 29/09/2022

Segue o link das FAQs que se encontram disponiveis no nosso site:

Decreto lei 33/2022 em que estabelece um mecanismo excecional e temporário de ajuste dos custos de produção de energia elétrica no âmbito do Mercado Ibérico de Eletricidade:

Mais informamos que, no seguimento do acima exposto a fatura nº 0122028182 para o período 07/07/2022 a 06/08/2022 encontra-se corretamente emitida visto que era necessária a sua retificação face ao mecanismo de ajuste que não estava presente, dessa forma a emissão da nota de crédito nº 0522001541 (-1.792,34€) para anular a fatura 0122025345 (1.792,34€)

Esclarecemos que sempre que exista a necessidade de proceder a correção de uma fatura é emitida uma nota de credito de igual valor que anula a original
sendo emitida uma nova fatura para o mesmo período. Se a fatura original já se encontra liquidada, o credito será devolvido ao cliente ou compensado em faturas em aberto.

Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional

Equipa de Apoio ao Cliente
The Power of Energy

Axpo Energia Portugal, Lda.
Edifício Presidente Av. Miguel Bombarda nº 36 12º A 1050-165 Lisboa
T – 800 501 380 | clientes@axpoportugal.pt | www.axpo.com
Esta resposta tem um anexo privado