Balcão Saúde - Fui burlado. Tenho o dever de alertar a sociedade

João Albuquerque
João Albuquerque apresentou a reclamação
13 de junho 2019 (editada a 18 de junho 2019)
Esta empresa presente na Feira Nacional da Agricultura em Santarém em junho 2019 apresenta um serviço de “diagnóstico” de intolerâncias alimentares, rinite, alergias.... Pois o problema, além de não terem os preços afixados, é, na realidade, que serviço é este que é por eles prestado?
O senhor que presta este “serviço” põe uns eléctrodos no pulso e dedos e revela
que os resultados são compatíveis com tolerâncias, intolerâncias e saturação a alimentos que são mostrados com cores.
O problema é que ao questionar várias coisas começo a aperceber-me da ausência de fundamento científico, discurso memorizado, analogias para confundir o cliente e levá-lo a acreditar nos supostos exames.
De repente pergunto se quiser repetir se o
resultado será o mesmo e a resposta é que dará um resultado diferente, quer seja no momento quer seja uns meses depois. E porquê? Bom... “ porque quando se manda uma pedra à água as ondas geradas são sempre diferentes.... “. Interrogo-me se um diagnóstico é diagnóstico agora e deixa de o ser minutos depois?! Ou seja não existe qualquer estudo científico que comprove tais provas, não podendo ser reconhecido como um teste de saúde, como é por eles indicado.
O problema era que já ia a meio das “provas”.
Charlatanice? Burlice? 70€ a menos. Isso sim.
Além do que descrevi ainda falta salientar que muitas pessoas que acreditem nestas “provas” podem mudar os seus hábitos alimentares de uma forma incorrecta e sem fundamento científico, levando a lacunas na alimentação causadas por estes burlões.
Ao pedir a factura apenas me quis dar após um email que me iria enviar nos dias seguintes. Ficou nervoso e não a queria dar. Apenas depois de chamar a polícia acabou por mandar um email com os supostos resultados “fidedignos” - uma folha word com o nome dos alimentos a vermelho, amarelo e verde. Lá passou a fatura sob a ameaça da presença de autoridade.
Fui burlado. Tenho o dever de alertar a sociedade. Cuidado.
Data de ocorrência: 13 de junho 2019
João Albuquerque
João Albuquerque avaliou a marca
1 de novembro 2021

Burla completa

Não sei ao certo que tipo de teste foi efectuado.
Posso dizer que já fiz um com os ditos eléctrodos e bateu certo com os feitos pelo médico tendo-os complementado.
vi fazer esse teste em Itália onde fiz e na Alemanha
Lamento não conseguir ajudar mais

Obrigado pela ajuda. Na realidade fiz várias pesquisas e confirmei a inexistência de estudos que comprovem a veracidade deste instrumento. Já expus para a Ordem dos Medicos e agora so me resta tentar expor ao ministério da saúde