BANCO BPI

Banco BPI - Deposito de cheques franceses

Sónia Almeida
Sónia Almeida apresentou a reclamação
16 de julho 2019

No passado dia 17 de Abril desloquei-me ao balcão da Moita para depositar 2 cheques franceses que havia recebido cada um no valor de 150€ de diferentes bancos em França.
Nesse mesmo dia entreguei os cheques e fui informada que levariam pelo menos 40 dias a serem cobrados e depositados na minha conta e nesse mesmo dia foi-me cobrado 13€+6,24€ por cada cheque.
Passados quase 3 meses, no passado dia 8 de Julho entrei em contacto com o balcão pois já havia passado muito mais tempo do que o previsto numa tentativa de perceber o estado.
No dia 9 de Julho recebo na minha conta o valor de 45€ ( menos 105€ do que o valor inicial de cada cheque) estranhei este valor e o esclarecimento que me foi dito é o seguinte:
"Boa tarde,
Após esclarecimento junto da área que trata deste tipo de assunto, informo que o valor creditado em conta de 45€ está correto, sendo a diferença para os 150€ do valor do cheque, as despesas cobradas pelo banco emissor.

Relativamente ao outro cheque, informo que o banco emissor ainda não procedeu ao pagamento do mesmo junto do Banco BPI, mas o valor a creditar deve rondar o valor do cheque anterior."

Não consigo entender como é que por cada cheque de 150€ recebo 45€ menos os 18,24€ que foram pagos imediatamente em taxas. Tendo em conta que o banco emissor não cobra esse tipo de taxas à pessoa emissora.

Aguardo a vossa resposta e esclarecimento deste certamente erro dos vossos serviços.
Atenciosamente,
Sónia Almeida