BANCO BPI

Banco BPI - Encerramento de conta

Catarina Correia
Catarina Correia apresentou a reclamação
14 de junho 2019

No dia 7 de Junho de 2019 desloquei-me à Agência do BPI de Vila Nova de Famalicão na Rua São João de Deus com o objetivo de encerrar a minha conta bancária.
Previamente tinha já cancelado os débitos diretos da conta assim como o recebimento do ordenado nesta conta. A funcionária verificou a conta e reparou que tinha um valor a pagar no cartão de crédito no valor de 9.55€, procedi imediatamente ao pagamento deste valor na agência.
Foi-me dito então que tudo estava regularizado e iam proceder ao encerramento da conta. Entregaram-me apenas um papel sem assinatura nenhuma com o pagamento feito por mim no valor de 9.55€. Não me deram qualquer documento a comprovar o encerramento de conta.
Hoje, dia 13 de Junho de 2019, recebi uma mensagem a informar que tinha um saldo negativo de 1.70€ na conta e para proceder de imediato à regularização. Liguei então para a agência a questionar a origem deste débito, foi-me dito que este era um valor de portagens mas que curiosamente a minha conta estava até com um saldo positivo de mais de 10€ referente a devolução de anuidades dos cartões. É curioso como deste crédito que fizeram no valor de 10€ não recebi nenhuma mensagem escrita.
Esta informação não me devia ser dada no processo de encerramento de conta pela funcionária? Se eu não tivesse este débito de 1.70€ nunca saberia que me creditaram o valor dos cartões e este valor ficaria para o banco. É prática comum este procedimento para ficarem com o dinheiro dos clientes? Imagino o número de clientes que já foi roubado desta forma com a ocultação deste informação. Acho inadmissível não informarem o cliente dos seus direitos e reterem o dinheiro até que ele desapareça em comissões.
Questionei então ao telefone como poderia reaver esse dinheiro, o funcionário informou que tinha duas hipóteses, dirigir-me à agência e levantar mas que teria de pagar o valor de mais de 5€ pelo levantamento ao balcão, e a segunda hipótese sugerida que muito me espantou, deixar o dinheiro ficar na conta até que desapareça em comissões para o banco. Então mas a partir do momento que se inicia um processo de encerramento de conta o banco não é obrigado a suspender as comissões de gestão? Isto realmente é chocante, como é que o funcionário me convida a oferecer o dinheiro ao banco. Além de não me informarem deste valor que me era devido no processo de encerramento, só fiquei a saber da existência dele por um mero acaso que foi o débito de portagens, ainda me convidam a deixar ficar o dinheiro na conta até que desapareça em comissões.
Curiosamente no mesmo dia 7 de Junho de 2019 fui com o meu marido fechar uma outra conta, neste caso em nome dele, ao banco Millennium BCP e aqui sim todo o processo decorreu de uma forma exemplar. A conta estava a zeros, fizeram logo a devolução na hora do valor da anuidade dos cartões já pago, explicaram logo que para levantar esse dinheiro ao balcão teria de pagar mais de 5€ e por essa razão e para evitar esse custo iriam fornecer um login e password para fazer o levantamento na máquina do próprio banco, isto sim é um exemplo de como as coisas deveriam ser feitas sem prejuízo para o ainda cliente. No final forneceram um documento assinado por mim e pelo banco a formalizar o encerramento da conta assim como as razões para isso.
Gostaria de ter uma resposta oficial do próprio banco a esta situação, respondam por favor a todas as perguntas que fiz em cima. Quero um documento oficial do banco a registar o pedido de encerramento da conta no dia 7 de Junho de 2019.
Data de ocorrência: 14 de junho 2019