BANCO BPI

Banco BPI - Pedido de alteração de morada negado

João Mata Cruz
João Cruz apresentou a reclamação
24 de julho 2017

Aos 28/06/2017, pretendendo efectuar uma alteração de morada associada à minha conta bancária, dirigi-me à dependência bancária do BPI em Machico, sita na Rua da Estacada, 48, 9200-091 Machico.
Apresentei como documento comprovativo de morada o "Comprovativo de Alteração de Morada" emitido pelo Instituto de Registos e Notariado e no qual consta, explicitamente, a minha morada actual. Fui informado pela funcionária que esse documento não era válido como comprovativo de morada e que o Banco de Portugal não aceitava este tipo de documento para alterações de morada.
Fui ainda informado que o Banco de Portugal só aceitava, e cito, "facturas de serviços domésticos" como comprovativo de morada. Questionei a funcionária se poderia usar uma factura electrónica na qual consta a minha identificação e morada e a funcionária afirmou que só aceitariam facturas em formato de papel: qualquer outro formato não seria aceite.
Ora, o Aviso n.o 5/2013 disponibilizado pelo Banco de Portugal no sítio https://www.bportugal.pt/aviso/52013, que se encontra em estado "Não revogado" e, portanto em vigor e válido em todo o seu conteúdo explicita na alínea c) do artigo n.o 18: " c) Os elementos profissão e entidade patronal, morada completa de residência permanente e morada completa de residência fiscal podem ser comprovados, pela pessoa a identificar ou pela instituição de crédito, por um dos seguintes meios: i) Qualquer documento, em suporte físico ou eletrónico, medida ou diligência considerados idóneos e suficientes pela instituição de crédito, em função do risco concreto identificado; " .
Foi-me negada a alteração de morada por duas vezes, sendo que, de acordo com as normas em vigor, em ambas as situações apresentei documentos válidos para proceder à alteração. Uma situação inadmissível que me causou prejuízos pessoais pelos quais a instituição BPI deve ser responsabilizada.
Foi apresentada queixa junto do Banco de Portugal e enviada cópia da mesma para o Banco BPI que, ironicamente, respondeu via carta para a minha morada actual, desresponsabilizando-se de todo e qualquer procedimento e reafirmando a boa conduta da sua funcionária.

Data de ocorrência: 24 de julho 2017