BANCO BPI
BANCO BPI Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
85,3%
Taxa de Solução
97,5%
Média das Avaliações
44,1%
Taxa de Retenção de Clientes
36,8%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
BANCO BPI S.A.
  • Como podemos melhorar o seu dia?
    Sempre que necessite de qualquer informação ou esclarecimento adicional sobre o Banco BPI, poderá obtê-lo através do BPI Direto 21 720 77 07 (atendimento personalizado, 24h/dia) ou em www.bancobpi.pt.

  • +351 21 720 77 07
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. da Boavista 1117
    4100-125 Porto
  • gestao.reclamacoes@bancobpi.pt

BPI - Pedido de certidão de distrate de empréstimo atrasado dois meses

Resolvida
João Paulo de Almeida Peres
João Peres apresentou a reclamação
5 de novembro 2014

Bom dia,
Desloquei-me há cerca de dois meses ao balcão da Rua do Comércio do BPI , onde tenho conta e onde possuía um "crédito hipotecário" entretanto já vencido a 2014/04/10 e pedi simplesmente que me fosse uma "certidão de distrate". Dirigi-me a um dos balcões de atendimento e perguntei o que era necessário e prontamente apresentei uma " Caderneta Predial Urbana" onde identifica o n.º do registo da Conservatória do Registo Predial. Desloquei-me diversa vezes ao balcão e iam-me dizendo que estava a ser tratado e nada! Estranhei pois em entidade similar a certidão foi passada em apenas dez dias a pessoa conhecida e sem qualquer exigência de "Caderneta Predial" ou outro documento. Pelo que na semana passada comuniquei que ou me resolvia o assunto ou trataria com um advogado, porque dois meses para passar uma " certidão" que apenas comprova que nada devo ao Banco é no mínimo um absurdo! Aí, então resolvem-me dizer, como mero expediente dilatório, que a "caderneta predial urbana" pedida há dois meses não servia e o que era preciso era uma "certidão de teor" da Conservatória do Registo Predial! Pergunto só passados dois meses é que constaram que o que tinham pedido não servia??? Mais a mais trata-se de uma pretensão abusiva dado que o Banco possui todos os elementos para me passar a "certidão de inexistência de dívida", aliás uma entidade financeira importante do mercado assim o faz! Considero que atitudes destas só demonstram, como o nosso sistema bancário funciona e não posso compreender que um mero recibo de quitação , que não se trata mais do que isso possa ter estes trâmites todos. No sentido de simplificar a vida ao cidadão os BANCOS deviam ser obrigados a emitir a "certidão de distrate" logo após o vencimento do empréstimo. Porque em qualquer actividade o recibo de quitação é passado logo após o pagamento! Porque os Bancos hão-de ter um regime especial?????'

Data de ocorrência: 5 de novembro 2014
BANCO BPI
19 de novembro 2014
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção do e-mail de V. Exas. que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta ao mesmo e para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, informamos que o Reclamante pode apresentar a sua reclamação através dos seguintes canais:

- Carta:
Banco BPI
Direcção de Organização e Qualidade - Gestão de Reclamações
Apartado 2231
1106-805 Lisboa

- E-mail: gestao.reclamacoes@bancobpi.pt

- Fax: 21 724 18 88

- Formulário Online: Através do preenchimento do formulário disponível na opção "Contacte-nos" em cada um dos sites do Grupo BPI.

- Livro de Reclamações: Disponível em todos os locais de atendimento do Grupo BPI.
- Serviço Telefónico: Através do BPI Directo: 707 020 500 (atendimento personalizado, 24h por dia).


Com os melhores cumprimentos,
Sandra Maria Abreu
DOQ-Gestão de Reclamações
João Peres
9 de março 2015
Bom dia,
O problema foi já resolvido, contudo só depois de muita insistência, após comunicaçãoa ao Banco de Portugal (BdP) e Portal das Queixas. Contudo imputar responsabilidade ao CLIENTE por ter apresentado a Certidão Predial do prédio, que foi o documento apresentado na Rua do comércio/Balcão BPI , que depois o redireccionou para o Departamento específico do Banco, que emite as Certidões de Distrate... e ao fim de dois meses --- dizerem que não era esse documento mas a certidão de Teor de Registo Predial Predial com a respectiva Chave, desculpem é um desculpa esfarrapada ... e fica mal.... Já dizia Confúcuio... o maior erro é não retificar o último Erro!!! ! E por aqui me fico... O importante é que as pessoas exponham as suas reclamações... pois infelizmente no meu caso andei dois meses a falar para o BPI e nda resolviam... vejam agora aqueles que desconhecem tudo... al a lei... os seus direitos como será ? Seria isto ... que deveria preocupar a certos senhores que andam por aí com um ar cinzentão, chapa um na roupagem....mas k só têm conversa para * PROIBIDO * dormir... como se diz no BRASIL!!! Ali´s sugeri ao Banco de Portugal que quando do vencimento dos empréstimos habitacionais o BANCO de modo próprio emitisse o distrate ( que mais não é que um mer recibo que atesta , que nada se deve e como tal poderei retirara hipoteca que recai sobre o edifício habitacional, in casu,...Mas, quanto a isso o BDP como guardião do nosso sistema financeiro nada disse... apenas que a entidade bancária já tinha resolvido o assunto--- ou seja a passagem da certidão de distrate, que mais não são que duas folhas de A4. Diga-se que há outras entidades bancárias que fazem isto em dias como me informaram pessoalmente ... e que até tira a tal certidão de teor de registo predial e sendo caso disso debitam o encargo inerente... e em 10 dias dão o tal "Documento" ao Cliente!!!
Melhores cumprimentos e força Portal das Queixas,

PS. Pelo menos o público que navega na internet, cada vez meio de maior divulgação e de contato por Excelência... vaitendo conhecimento das anomalias... e quiça servirá de ajuda para outros noutros casos... No mundo global com este meio , de fácil acesso a todos ... é o melhor caminho... Lembram-se se fosse antigamente com cartas registadas com aviso de recepção o que íamos gastar? Em causas de pequenos montantes não valia a pena custo benefício
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.